PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maioridade Penal

2 participantes

Ir para baixo

Maioridade Penal Empty Maioridade Penal

Mensagem por mateus160399 Sáb 02 maio 2015, 18:52

Olá pessoal! Sugestões e críticas, e se possível uma nota com base na avaliação do ENEM. Desde já agradeço! Eu não tenho a proposta aqui, mas o tema é simples: Você é a favor ou contra a redução da maioridade penal.

A Ilusão de “Problema resolvido”


     O aumento do número de casos de violência que envolvem jovens e adolescentes levou a sociedade brasileira a repensar o seu código penal em relação a maioridade, afim de punir os menores infratores. Entretanto essa medida apenas agravaria a situação enfrentada pelo país. A reeducação dos jovens e adolescentes, assim como da sociedade em relação aos valores ético-morais, fundamentaria uma base sólida para a mudança desses indicadores sociais.
      A educação é fundamental para que qualquer indivíduo possa se tornar um cidadão. Punir os infratores com o encarceramento é retirar deles a chance de se tornarem cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Segundo dados divulgados pelo jornal gazeta do povo, cerca 20% dos menores infratores voltam cometer algum delito no país, contra 70% dos mesmos oriundos do sistema carcerário. Os presídios brasileiros são verdadeiras “universidades do crime”. Uma vez que se insira esses jovens nesse meio eles retornarão muito piores do que entraram. E, além disso, combateria-se apenas os efeitos e não as causas do problema, o que apenas o agravaria.
     Ademais nos 54 países em todo o mundo que reduziram a maioridade penal não se registrou redução da violência. A Espanha e a Alemanha voltaram atrás na decisão de criminalizar menores de 18 anos. Hoje, 70% dos países estabelecem 18 anos como idade penal mínima. Segundo dados divulgados pela CUT BRASIL, há a possiblidade de haver um aumento de 30% nos casos de violência que envolvem os menores infratores no Brasil caso essa lei seja aprovada, pois os indivíduos começarão a ser recrutados mais cedo para o crime, e a taxa de reincidência será maior. E, além, disso haveria uma grande evasão escolar, o que contribuiria para o retrocesso do país.

     Dessa forma percebe-se que combater as causas em vez dos efeitos do problema é a melhor alternativa disponível. Ou seja, a redução da maioridade penal seria um golpe contra o próprio país. Assim, espera-se que medidas socioeducativas sejam tomadas, como o acesso a uma educação de qualidade, e criados uma série projetos, como de aulas música e de esportes, que venham prevenir a inserção dos jovens no mundo do crime.

mateus160399
Jedi
Jedi

Mensagens : 222
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Maioridade Penal Empty Re: Maioridade Penal

Mensagem por Fabinho snow Dom 03 maio 2015, 21:59

Boa noite,

Caso discorde de algum ítem, deixe claro para que possamos debater sobre...

Erros gramaticais
"afim de punir..." O correto nesse caso seria o a fim, pois indica propósito, finalidade de algo
"Ademais,..."
" E, além, disso haveria" não existe aquela vírgula depois do além"

Uma dica minha é você explorar conectivos mais "fortes" para o desenvolvimento, digo forte em relação a marcar presença na frase, mostrar ao corretor explicitamente que as frases estão coesas, um bom exemplo disso é: "Nesse sentido", "No ínterim de" ou "No decurso de" e vários outros exemplos, claro que não usará os conclusivos, não obstante serem fortes e marcarem presença, não são ideais para o desenvolvimento.

Em síntese, a redação ficou muito boa, como sou um mero ajudante, na minha opinião a tua redação ficaria entre 800 e 900. Deixar-lo-ei claro, também, que os tópicos frasais ficaram muito bem encaixados, continue fazendo uso destes





Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos