Olá companheiro de fórum!

- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.

- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.

- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

Queima de alcano

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Queima de alcano

Mensagem por Ashitaka em Sab Maio 02 2015, 17:20

20 cm³ de um alcano são queimados completamente por 280 cm³ de O2, em um eudiômetro. Após a queima, a temperatura do sistema retorna ao valor inicial. Nota-se, então, que o incremento de volume foi de 10% do volume inicial. Qual o volume de O2 excedente e qual a fórma do alcano?

Ashitaka
Matador
Matador

Re: Queima de alcano

Mensagem por Carlos Adir em Sab Maio 02 2015, 19:07

A quantidade de mols do alcano presente é 280/20 = 14 vezes menor.
Primeiramente não podemos achar a quantidade de mols de oxigênio pois não sabemos, nem a temperatura nem a pressão.
Digamos que tenhamos n mols de alcano, logo:

Contudo, não temos certeza que o oxigênio está na quantidade estequiométrica(na verdade sobra), então devemos colocar O2 no lado direito da equação:

Podemos dizer, pelo enunciado, que o volume aumentou 10%, e como estamos lidando com mesma pressão(será?) e temperatura, então:

Logo, sabemos do alcano que se trata:

Então, a equação fica:

Assim, podemos fazer regra de 3:

Demorei um bom tempo haha

Última edição por Carlos Adir em Sab Maio 02 2015, 19:22, editado 1 vez(es)

∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
♏  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ

Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagem por Victor de oliveira em Sab Maio 02 2015, 19:17

Ashitaka creio que seu erro foi desconsiderar a água, ela está no estado gasoso(lembre-se, é um eudiômetro). Se fizer as contas considerando a água encontrará o mesmo resultado do Carlos,que ,como sempre, deu uma ótima resposta.

Victor de oliveira
Padawan
Padawan

Mensagem por Ashitaka em Sab Maio 02 2015, 19:55

Muito obrigado, Carlos, até me sinto em dívida com essas belas soluções em LaTeX que faz. Quando for de grande trabalho, não se incomode a esse ponto, por favor! Não fica tão bonito, mas lembre que o fórum tem a opção de colocar sobescritos e tal, talvez seja mais fácil. Mas sua solução ficou um pouco difícil. Note que se considerar a água na equação que fiz, sai de imediato:
280-10(3n+1) + 20n + 20(n+1) - 300 = 30 -----> n = 4.

O problema é realmente esse da água, como o Victor falou. Eu já tinha reparado que se considerasse a água, daria n = 4. Mas pelo que entendi, se ele diz que volta à temperatura normal, imaginei que fosse água líquida.
Até onde sei, um eudiômetro é um tubo para medir volumes (perdoem se estiver cometendo um erro, sou novo no assunto). Não entendo onde isso indica que a água está no estado gasoso. Poderiam apontar?

Ashitaka
Matador
Matador

Mensagem por Victor de oliveira em Sab Maio 02 2015, 20:01

Tubo de vidro graduado que serve para medir as variações de volume nas reações químicas entre gases. Peguei a definição de um dicionário,porém meu livro de química consta o mesmo.Posso estar equivocado,Ashitaka, mas creio que o uso desse aparelho pode ser um indício para tal estado da água, já que o enunciado não afirmou que estaria no estado líquido.

Victor de oliveira
Padawan
Padawan

Mensagem por Carlos Adir em Sab Maio 02 2015, 20:20

Eu demorei mesmo foi por erro, 280/20 = 40 hahaha

É meio obrigatório termos agua gasosa. Caso não formasse agua gasosa, perceba que a quantidade de molécular de Oxigênio que reagiu é a mesma quantidade de moleculas de CO2.
Ou seja, nesse sentido não há alteração de volume. Mas perceba que o volume diminui, pois a quantidade de combustivel diminui conforme a reação ocorre.
Assim, em vez de termos aumento de volume, o volume diminuiria.

Quanto à voltar a temperatura normal, significa que a temperatura na hora da análise não varia, mas não que a reação ocorreu em temperatura ambiente.
Lembre-se que existe água gasosa em temperatura ambiente, mesmo seu ponto de ebulição estando acima dessa temperatura.
Realmente não há indicios que a agua está no estado gasoso, mas como disse acima, se a agua ficasse liquida, não teriamos resposta.

Uma tentativa de explicação:
Combustão completa quase sempre obtem-se agua gasosa. Após a agua(gasosa) atingir a temperatura que se encontrava, então é necessário que para a agua ficar liquida, a agua libere energia e o sistema esfrie.
Mas qual seria a "iniciativa" para a agua gasosa transformar-se em liquida, para isso analisamos a energia livre de gibbs:
(esses dados tirei de um livro, não de cabeça haha)
Energia livre de Gibbs de H2O(g) é -228,57 kJ/mol. Ou seja, espontaneamente a agua gasosa transforma-se em agua liquida. Contudo, podemos observar que para existir agua liquida misturado com agua gasosa, a pressão necessária é de 23,8 torr(retirei do livro).

Minha solução ficou um tanto dificil(ficou mais longa), vejo que a tua tem traços de equilibrio quimico, ainda não entrei nessa parte(tão fundo), então por enquanto eu uso mais o raciocinio.

Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
♏  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ

Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagem por Ashitaka em Sab Maio 02 2015, 20:29

Na minha não tem nada de equilíbrio químico, é puro balanceamento! Você escreve o alcano da forma como escrevi, depois soma O2 coloca a seta e joga lá uma água e CO2 e sai balanceando hahahaha. Esse jeito é bem prático.

"É meio obrigatório termos agua gasosa. Caso não formasse agua gasosa, perceba que a quantidade de molécular de Oxigênio que reagiu é a mesma quantidade de moleculas de CO2.
Ou seja, nesse sentido não há alteração de volume."

Carlos, não vi a relação entre formar água gasosa e a quantidade de moléculas de oxigênio. Afinal, após a reação, o que haverá de água é um número fixo, seja o estado físico que estiver. A quantidade de CO2 formado não depende da quantidade de água que também foi formada.
Ainda não consegui visualizar o indício de que a água necessariamente seja líquida.

Sobre a energia livre, ainda não sei nada disso; mas na próxima semana já devo ter estudado. Daí posso voltar aqui para compreender bem o que você disse sobre.

Ashitaka
Matador
Matador

Mensagem por Carlos Adir em Sab Maio 02 2015, 20:43

Sim, é puro balanceamento.
O que eu quero dizer é que para existir agua liquida após a combustão(e em 25°C) é necessário mais de 20 bar de pressão.
Isso explica-se utilizando equilibrio e a energia livre de Gibbs.

E realmente teu jeito ficou bem mais prático.

∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
♏  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ

Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagem por Ashitaka em Sab Maio 02 2015, 21:07

Ali em cima você falou 23,8 torr, que é 0,031 atm e agora falou 20 bar, que é 18,74 atm '-'
Além disso, existe água líquida e gasosa na temperatura e pressão ambiente que vivemos. Não vejo problemas sobre ser líquida.
Desculpe a insistência; é que ainda não tenho muito conhecimento em química e não estou convencido...

Ashitaka
Matador
Matador

Mensagem por Carlos Adir em Sab Maio 02 2015, 21:31

Nem eu tenho muito conhecimento(mais sobre atomistica).
Ali em cima eu falei acima de 20 torr(preguiça de pegar o dado denovo).
Eu ligeiramente confundi 1 torr com 1 bar, ai achei que a pressão era grande, acabei trocando  os nomes.
Na realidade é 23,8 torr. Acabei errando e trocando as unidades. Desculpe.

Com isso de 23,8 torr(abaixo de 1 atm), então acima dessa pressão então temos agua liquida e agua gasosa. 

Enfim, então não sei o porquê de termos agua gasosa. Não vejo problema de considerar liquida, contudo para que tenhamos a resposta, toda a agua deve ser gasosa.

∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
♏  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ

Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagem por Ashitaka em Sab Maio 02 2015, 22:26

Enfim, então não sei o porquê de termos agua gasosa. Não vejo problema de considerar liquida, contudo para que tenhamos a resposta, toda a agua deve ser gasosa.

Concordo contigo. Os enunciados em química são bem imperfeitos. O que devemos fazer é testar as duas opções e torcer para que ambas não deem resultados que se adequam. Muito obrigado, Carlos, tem ajudado bastante com as coisas de química. Espero que esteja aprendendo bastante também Smile

Ashitaka
Matador
Matador

Mensagem por Carlos Adir em Dom Maio 03 2015, 15:20

É, estou errando bastante kk. Enfim, é errando que se aprende  Laughing

∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
♏  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ

Carlos Adir
Monitor
Monitor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: