PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ENEM08 - O desmatamento da Floresta Amazônica

2 participantes

Ir para baixo

ENEM08 - O desmatamento da Floresta Amazônica Empty ENEM08 - O desmatamento da Floresta Amazônica

Mensagem por Christian M. Martins Sáb 25 Abr 2015, 21:56

Antes de tudo: notei que fugi do tema, mas isto não é um grande problema, pois não representa falta de capacidade de interpretação, eu simplesmente não li uma parte da proposta de redação. Se possível, não levem isso em consideração durante a avaliação da redação, considerem que o tema era a respeito, simplesmente, do Desmatamento da Floresta Amazônica.


Proposta de Redação


Pode parecer que os isótopos de oxigênio e a luta dos seringueiros no Acre tenham pouco em comum. No entanto, ambos estão relacionados ao futuro da Amazônia e a parte significativa da agroindústria e da geração de energia elétrica no Brasil. 
À época em que Chico Mendes lutava para assegurar o futuro dos seringueiros e da floresta, um dos mais respeitados cientistas brasileiros, Eneas Salati, analisava proporções de isótopos de oxigênio na precipitação pluviométrica amazônica do Atlântico ao Peru. Sua conclusão foi irrefutável: a Amazônia produz a parte maior de sua própria chuva; imnplicação óbvia desse fenômeno: o excesso de desmatamento pode degradar o ciclo hidrológico. 

Hoje, imagens obtidas por sensoriamente remoto mostram que o ciclo hidrológico não apenas é essencial para a manutenção da grande floresta, mas também garante parcela significativa da chuva que cai ao sul da Amazônia, em Mato Grosso, São Paulo e até mesmo ao norte da Argentina. Quando a umidade do ciclo, que se desloca em direção ocidental, atinge o paredão dos Andes, parte dela é desviada para o sul. Boa parte da cana-de-açúcar, da soja, de outras safras agroindustriais dessas regiões e parte significativa da geração de energia hidrelétrica dependem da máquina de chuva da Amazônia.
T. Lovejoy e G. Rodrigues. A máquina de chuva da Amazônia. Folha de S. Paulo, 25/7/2007 (com adaptações) 
O texto acima, que focaliza a relevância da região amazônica para o meio ambiente e para a economia brasileira, menciona a “máquina de chuva da Amazônia”. Suponha que, para manter essa “máquina de chuva” funcionando, tenham sido sugeridas as ações a seguir: 

1 - suspender completa e imediatamente o desmatamento na Amazônia, que permaneceria proibido até que fossem identificadas áreas onde se poderia explorar, de maneira sustentável, madeira de florestas nativas; 

2 - efetuar pagamentos a proprietários de terras para que deixem de desmatar a floresta, utilizando-se recursos financeiros internacionais; 

3 - aumentar a fiscalização e aplicar pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados. 

Escolha uma dessas ações e, a seguir, redija um texto dissertativo, ressaltando as possibilidades e as limitações da ação escolhida. 

Ao desenvolver seu texto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista, sem ferir os direitos humanos. 



Minha redação

            A região amazônica é possuidora da mais vasta extensão de floresta tropical do globo, sendo considerada "o pulmão do mundo". Contudo, aproximadamente 20% desta região já foi desmatada, tendo apenas 10% de sua área situada em Unidades de Conservação, segundo dados do Projeto PRODES. Estes alarmantes dados explicitam algumas necessidades: as formas de contenção deste desmatamento devem ser revistas, assim como as formas de aplicação dos acordos promulgados nas diversas conferências realizadas em torno do meio ambiente.
            As políticas atuais para a conservação da Floresta Amazônica demonstram-se falhas demais para continuarem vigorando como as únicas formas de regência da região. As Unidades de Conservação compreendem áreas pequenas da Amazônia Legal e seu monitoramento é falho, como a devastação ocorrida nas UCs do Cerrado em 2010 nos demonstra, com a perda de uma grande parte da biodiversidade do bioma. Portanto, faz-se necessária a aplicação de uma maior fiscalização em torno destas áreas de proteção, de forma a torná-las em verdadeiras regiões conservadas, onde há a segurança de que o bioma não se tornará em mais uma região como a Mata Atlântica, com 93% de sua configuração original ausente.
            Como supracitado, desenvolvimento e sustentabilidade continuam a se antagonizar no país, configurando um empecilho para o estabelecimento do conceito de desenvolvimento sustentável idealizado no Relatório Brundtland. As formas para o rearranjo do modelo de consumo atual já foram discutidas e rediscutidas, o que falta é a aplicação de ideias como as presentes na Declaração de Princípios Relativos às Florestas para que se possa obter uma maior conservação desta região de importância imensurável.
            Fica claro, portanto, que a Amazônia Legal deve ser administrada com uma fiscalização mais rigorosa, de forma a reduzir os efeitos do desmatamento, que como demonstrado, é cada vez maior. Deve-se, portanto, aumentar a multa àqueles que realizarem estas práticas em locais como as Unidades de Conservação, e aumentar também o abrangimento destas, tornando uma maior parcela da nossa vegetação segura sem conflitar com o desenvolvimento do país, que passará a ser sustentável.


Se puderem avaliar com uma nota de 0 a 1000, agradeço. Nem precisa ser com todos os cinco quesitos do ENEM, só uma nota mesmo, pra eu poder ter uma noção de como estão minhas redações.

Se puderem apontar os pontos onde errei, também, ficarei grato. Very Happy 

Agradeço desde já. Very Happy 
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM08 - O desmatamento da Floresta Amazônica Empty Re: ENEM08 - O desmatamento da Floresta Amazônica

Mensagem por Get This Dom 26 Abr 2015, 12:21

1. domínio da norma culta       ---- 160
2. compreensão e transposição do tema ----160
3. ordenação lógica de fatos e argumentos---- 180
4. coesões, encadeamentos, conectivos, conectores interparagráficos---- 160
5. intervenção clara, inovadora, cidadã, exequível --- 120
Get This
Get This
Jedi
Jedi

Mensagens : 343
Data de inscrição : 25/01/2013
Idade : 29
Localização : Açailândia - MA - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM08 - O desmatamento da Floresta Amazônica Empty Re: ENEM08 - O desmatamento da Floresta Amazônica

Mensagem por Convidado Dom 26 Abr 2015, 12:41

Análise da redação, considerando o tema como "Desmatamento da Floresta Amazônica".




1º PARÁGRAFO
            A região amazônica é possuidora da mais vasta extensão de floresta tropical do globo, sendo considerada "o pulmão do mundo". Contudo, aproximadamente 20% desta região já foi desmatada, tendo apenas 10% de sua área situada em Unidades de Conservação, segundo dados do Projeto PRODES. Estes alarmantes dados explicitam*essa palavra não ficou legal no texto algumas necessidades: as formas de contenção deste desmatamento devem ser revistas, assim como as formas de aplicação dos acordos promulgados nas diversas conferências realizadas em torno do meio ambiente*dá a impressão de que a conferência foi feita no meio do mato .
COMENTÁRIO

  • Qualificar a amazônia como "o pulmão do mundo" é incoerente e faz parte do senso comum. A floresta amazônica é equilibrada: ela transforma o CO2 em Oe, na ausência de luz, utiliza o O2 na respiração celular, produzindo CO2. Mesmo colocando aspas, esse tipo de informação tira o crédito do texto dissertativo argumentativo.
  • O terceiro período está mal desenvolvido, tanto no uso da pontuação quanto na parte sublinhada. Reescreva: Estes alarmantes dados evidenciam a necessidade de rever as formas de contenção ao desmatamento e de aplicação dos acordos promulgados nas diversas conferências realizadas a respeito do meio ambiente.



2º PARÁGRAFO
     As políticas atuais para a conservação da Floresta Amazônica demonstram-se falhas demais para continuarem vigorando como as únicas formas de regência da região. As Unidades de Conservação compreendem áreas pequenas da Amazônia Legal e seu monitoramento é falhocomo a devastação ocorrida nas UCs do Cerrado em 2010 nos demonstra, com a perda de uma grande parte da biodiversidade do biomaPortanto, faz-se necessária a aplicação de uma maior fiscalização em torno destas áreas de proteção, de forma a torná-las em verdadeiras regiões conservadas, onde há a segurança de que o bioma não se tornará em mais uma região como a Mata Atlântica, com 93% de sua configuração original ausente.


COMENTÁRIO

  • Evite a repetição de palavras em um mesmo parágrafo. Ex.: falhas, falho; região, região e regiões; bioma e bioma; áreas e áreas.
  • Evite palavras que rimam em um mesmo período. Ex.: aplicação, fiscalização e proteção. 
  • Iniciar uma conclusão com "Portanto, faz-se necessária..." é muito simples; procure algum vocábulo mais "rico". 
  • Cuidado! Você usou a primeira pessoa do plural (...ocorrida nas UCS do Cerrado em 2010 nos demonstra) em uma redação. Nesse tipo de texto deve se usar apenas terceira pessoa, do plural ou singular.  
  • O leitor não tem a obrigação de saber o que quer dizer UCs; se quer usar uma sigla faça referência à ela antes. Por exemplo, "A Organização Mundial da Saúde (OMS)..." Depois de você citar do que é essa sigla você pode usá-la ao longo da sua redação. 
  • Recomendo a você reescrever esse parágrafo e reorganizar melhor os argumentos que revelam a necessidade de se ampliar a fiscalização (a devastação ocorrida nas UCs do Cerrado), bem como a consequência da falta de monitoramento (se tornar como a Mata Atlântica).



3º PARÁGRAFO

      Como supracitado, desenvolvimento e sustentabilidade continuam a se antagonizar no país, configurando um empecilho para o estabelecimento do conceito de desenvolvimento sustentável idealizado no Relatório Brundtland. As formas para o rearranjo do modelo de consumo atual já foram discutidas e rediscutidas, o que falta é a aplicação de ideias como as presentes na Declaração de Princípios Relativos às Florestas para que se possa obter uma maior conservação desta região de importância imensurável.



COMENTÁRIO


  • Sendo bem crítico, você não fez referência ao desenvolvimento e a sustentabilidade no parágrafo anterior. Neste, você falou das unidades de conservação, da necessidade de se ampliar a fiscalização e do que pode acontecer se nada for feito. Se você tivesse falado que muitas áreas forma desmatadas para a expansão da pecuária, por exemplo, aí sim você poderia fazer esse paralelo entre desenvolvimento e sustentabilidade; mas isso não ocorreu.
  • Você poderia explicar o que é desenvolvimento sustentável, que conceito é esse idealizado no Relatório de Brundtland?
  • Quais ideias? Dê uns três exemplos pelo menos. 
  • Exemplifique! Nesse parágrafo você fez a técnica do "procura no Google". O que é desenvolvimento sustentável? Quais ideias que estão presentes na Declaração de Princípios Relativos às Florestas? Você não as explicou, então o leitor tem que procurar no Google
  • Parágrafo pobre em argumentação, compensa fazer outro, ainda que com o mesmo tema: desenvolvimento sustentável. No entanto, seria interessante mencionar a expansão da pecuária, o extrativismo vegetal e, até mesmo, a pobreza na região. 



4º PARÁGRAFO

       Fica claro, portanto, que a Amazônia Legal deve ser administrada com uma fiscalização mais rigorosa, de forma a reduzir os efeitos do desmatamento, que, como demonstrado, é cada vez maior. Deve-se, portanto, aumentar a multa àqueles que realizarem estas práticas em locais como as Unidades de Conservação, e aumentar também o abrangimento destas, tornando uma maior parcela da nossa vegetação segura sem conflitar com o desenvolvimento do país, que passará a ser sustentável.



COMENTÁRIO


  • Essa expressão "Fica claro, portanto, ..." é muito clichê, vá além. 
  • O que é Amazônia Legal? Procura no Google.
  • Cuidado! Você não mostrou dados suficientes para concluir que o desmatamento está aumentando. Para isso, você deveria ter feito um comparativo entre anos ou décadas.
  • Novamente, repetição de palavras em um mesmo período.  
  • Criar unidades de conservação não é o suficiente para qualificar o desenvolvimento do país como sustentável. 
  • Vou reescrever essa conclusão para servir de base à sua reescrita: "Tornar eficaz a fiscalização sobre o território que compreende a Amazônia Legal é, portanto, a primeira exigência para quem pretende reduzir as estatísticas de desmatamento na região. Além disso, aumentar o valor da multa aos envolvidos nesse processo, bem como o número e a abrangência das Unidades de Conservação, é indispensável para encaminhar o nosso modelo de desenvolvimento a algo mais sustentável." Dá para continuar, mais você tem que colocar mais informações ao longo do texto. 



COMENTÁRIO GERAL
        Texto pobre em argumentação, levando-se em conta que a grande maioria das pessoas defenderiam um "aumento de fiscalização" e falariam (de forma superficial) sobre o desenvolvimento sustentável. Não é que seja parte do senso comum, mas essas alegações devem ser melhor redigidas. Além disso, a ausência de título e a expressão "o pulmão do mundo" trazem uma sensação de dúvida sobre o conteúdo expresso na redação. 
         Muitas palavras foram repetidas ao longo do texto, principalmente "região"; dá a impressão de que quem a escreveu tem um vocabulário muito limitado. Considerando a abrangência do tema "Desmatamento da Floresta Amazônica", há de se esperar uma vasta quantidade de informação na forma de debates, artigos, vídeos, etc.; não dá para desconsiderar isso ao se corrigir um texto raso em argumentos e, também, em vocabulário. 
         De 0 a 1000, eu daria uns 640 (sendo caridoso), muita mais pela gramática do que pelo conteúdo.       

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

ENEM08 - O desmatamento da Floresta Amazônica Empty Re: ENEM08 - O desmatamento da Floresta Amazônica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos