PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Força de atrito (moonwalk)

Ir para baixo

Força de atrito (moonwalk) Empty Força de atrito (moonwalk)

Mensagem por Atropa Belladonna Ter 21 Abr 2015, 00:27

(UNIFOR CE/2013) O cantor Michael Jackson, quando cantou a música Moon Walker, fez um passo de dança que o permitiu andar para trás. Pelo princípio da dinâmica de Isaac Newton, a causa do movimento é a força, esta, uma grandeza vetorial.
Desta forma, assinale a opção abaixo que melhor representa as forças que agiram no pé do cantor no momento em que realizava o passo de andar para trás no palco.

Força de atrito (moonwalk) 2wprnld

Força de atrito (moonwalk) 14ig554

O que eu pensei:
O pé desliza da direita para a esquerda na imagem, portanto a força de atrito estaria atuando no pé da esquerda para a direita.
Aí minha dúvida veio na vertical. Existe a força peso decorrente da atração gravitacional, e existe a normal, relativa à compressão. Como ao pisar dessa forma ele empurra verticalmente o chão MAIS do que ao deixar o pé 'repousando', a normal desse caso não deveria ser maior do que o próprio peso gravitacional? Mas aí não pensei numa explicação de porquê a força resultante estar para cima e o pé não ter aceleração.

Quando olhei o gabarito vi que tudo isso estava errado. Mas não consigo entender quais os meus erros... Alguém poderia esclarecer? 


Gabarito:

Atropa Belladonna
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 22/10/2013
Idade : 31
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Força de atrito (moonwalk) Empty Re: Força de atrito (moonwalk)

Mensagem por Convidado Ter 21 Abr 2015, 01:23

Não fique especulando. Se o movimento é para trás, procure a alternativa que tem uma resultante no mesmo sentido do movimento. Somente a a).

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Força de atrito (moonwalk) Empty Re: Força de atrito (moonwalk)

Mensagem por Atropa Belladonna Ter 21 Abr 2015, 02:04

Eu concordaria com você, Caio... se ao invés de "a opção abaixo que melhor representa as forças que agiram no pé do cantor", fosse solicitada simplesmente "a opção abaixo que melhor representa as forças que agiram no cantor".

Não tem como o atrito cinético estar pra trás em um pé que escorrega para trás...
Essa imagem me esclareceu, vou deixar para buscas futuras:
Força de atrito (moonwalk) I-ad62544aaf830d79fcc2ea9074bb562e-mj_fdb
F1 é Fat estática -é o pé de apoio, neste não há escorregamento-, e sentido para trás, pois ele se apoia "empurrando" esse pé para a frente.
F2 é a Fat cinética (eu estava pensando somente nessa), pois esse sim é o pé que desliza para trás.  cheers

Atropa Belladonna
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 22/10/2013
Idade : 31
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Força de atrito (moonwalk) Empty Re: Força de atrito (moonwalk)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos