PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

HIV x Linfócitos T CD4

2 participantes

Ir para baixo

HIV x Linfócitos T CD4 Empty HIV x Linfócitos T CD4

Mensagem por Christian M. Martins Qui 16 Abr 2015, 20:47

O HIV ataca os Linfócitos T CD4 (células que atuam na estimulação das células B e na identificação de antígenos), o que torna o sistema imunitário enfraquecido em via da redução destas células no sangue. 

Contudo, apesar de ser enfraquecido, as Células B continuam atuando, certo? 

Pergunto isso pois os macrófagos também liberam interleucina, estimulando a atuação das Células B a destruírem antígenos.

Agora que vem a maior dúvida: se os macrófagos continuam a liberar interleucina, estimulando as Células B a destruírem estes antígenos, como as Células B o destruirão sem a identificação prévia dos antígenos pelos Linfócitos T Auxiliadores?


Eu dei umas pesquisadas aqui, e segundo algumas fontes o Linfócito B possui uma capacidade de identificação própria, mas "não tão desenvolvida" quanto a do Linfócito T CD4. Isto está correto?
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

HIV x Linfócitos T CD4 Empty Re: HIV x Linfócitos T CD4

Mensagem por ivafialho Dom 19 Abr 2015, 18:16

Os Linfócitos B que deixam a medula óssea e ingressam na corrente sanguínea não se multiplicam, a não ser que ocorram DOIS EVENTOS SIMULTÂNEOS: A) que os anticorpos presos à sua membrana liguem-se ao antígeno correspondente; B) que um linfócito T auxiliador(CD4), ativado pelo reconhecimento desse mesmo antígeno, despeje sobre ele interleucinas. Os linfócitos B vão compor a célula de memória responsáveis pela resposta secundária.

Ocorre que o HIV metabolicamente esgota tanto o CD4 na fabricação de novos vírus, que os próprios Linfócitos Auxiliadores ativarão sua morte celular programada (apoptose). Dentro de um curto tempo o número de CD4 no organismo diminui tanto que nem os Linfócitos T Killer (CD8), nem os Linfócitos B  conseguirão eliminar os antígenos.
 
Assim, para o combate do HIV, tem sido desenvolvidas 4 drogas:
As quemoquinas: atuam quando as moléculas gp120 do vírus se encaixam na célula T4, procurando impedir a entrada do HIV na célula.
AZT: usada na segunda linha de defesa, inativa  a transcriptase reversa, bloqueando a replicação viral. Na terceira linha de defesa temos as drogas inibidoras de integrases que impedem a associação do DNA viral ao DNA celular. Se nenhum desses recurso surtir efeito, a última linha de defesa consiste em drogas que impedem o amadurecimento dos vírus em formação por inibirem as proteases.

ivafialho
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 174
Data de inscrição : 03/04/2015
Idade : 29
Localização : salvador-Ba-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos