PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Geometria, polaridade e ligações químicas

2 participantes

Ir para baixo

Geometria, polaridade e ligações químicas Empty Geometria, polaridade e ligações químicas

Mensagem por Gustavoadp Ter 14 Abr 2015, 22:41

A respeito da geometria, polaridade e ligações químicas das moléculas dos compostos, previstas por suas estruturas de Lewis, pode-se afirmar corretamente que

A) a molécula do PCl3 é polar com geometria trigonal plana.
B) na molécula tetraédrica do POCl3 as ligações químicas P-Cl são covalentes polares.
C) no íon amônio os ângulos de ligação H-N-H são iguais aos ângulos H-NH da amônia.
D) o comprimento da ligação H-Te no H2Te, um composto polar, é menor que o da ligação H-I no composto HI.
E) no composto polar COCl2, os átomos da molécula se dispõem nos vértices de uma pirâmide com base triangular.

Gabarito é letra B.

Por favor, expliquem cada uma das alternativas: o porquê de estarem certas ou erradas
Gustavoadp
Gustavoadp
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 05/07/2014
Idade : 26
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria, polaridade e ligações químicas Empty Re: Geometria, polaridade e ligações químicas

Mensagem por kill* Ter 14 Abr 2015, 23:48

A - o fósforo possui 5 elétrons na camada de valência , logo tende a formar uma tripla ligação . Mesmo ao se ligar c/ Cl3 , ainda há um orbital livre , tal que este ocupa um espaço na geometria molecular como se fosse um átomo qualquer , portanto a geometria não é trigonal plana, ela é piramidal. 

C -eu marcaria errado pensando o seguinte : NH4+ é um íon, e por causa disso tem 1 elétron a menos, consequentemente haverá um desequilíbrio geométrico por parte da repulsão dos pares eletrônicos.

D - marcaria errado pensando o seguinte : Te é um calcogênio e o I é um halogênio, logo a ligação HI deve ser, seguindo a lógica de eletronegatividade, maior que de H2Te

E -  O =C -Cl        nunca me deparei com esse tipo de coisa  Very Happy colocaria errado 
           /                porque é muito bizarro  Mad
         Cl

B - Se P e Cl apresentam eletronegatividades diferentes, então a ligação só poderá ser covalente polar.


Acho que é isso, qualquer coisa me corrijam Razz
kill*
kill*
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 04/04/2015
Idade : 27
Localização : Curitiba - Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos