PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Resolvido]UFMG-(topicos de fisica 3)Campo eletrico

4 participantes

Ir para baixo

[Resolvido]UFMG-(topicos de fisica 3)Campo eletrico Empty UFMG-(topicos de fisica 3)Campo eletrico

Mensagem por DanNoom Seg 06 Set 2010, 12:50

A figura mostra uma balança na superficie da Terra(g=10m/s^2) colocada em uma região onde existe um campo eletrico uniforme de intensidade E=2X10^6N/C.

[Resolvido]UFMG-(topicos de fisica 3)Campo eletrico Questao51

Nas extremidades do braço isolante da balança .Nas extremidades do braço isolante existem duas esferas metálicas demassas iguais.A esfera do lado esquerdo tem uma carga positivaq=3x10^-10C, e a esfera do lado direito é eletricamente neutra .Do lado direito do braço, a uma distância x do ponto de apoio está um corpo demassa m =0,1g.O comprimento de cada lado de braçoda balança é L=0,2m.
Calcule o valor do comprimento x na situação de equilibrio.
resp:0,12m
--------------------------
Sei que esse exercicio envolve TORQUE,que é um assunto de mecanica que não tem no Ramalho que uso.Tentei pelo que pesquisei e me falaram, mas não consegui...Se alguem conseguir resolve-lo seria de grande auxilio, pois além desta questao tenho outras pendentes já que dependo deste assunto
Obrigado
DanNoom
DanNoom
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 172
Data de inscrição : 27/06/2010
Idade : 33
Localização : salvador

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]UFMG-(topicos de fisica 3)Campo eletrico Empty Re: [Resolvido]UFMG-(topicos de fisica 3)Campo eletrico

Mensagem por Euclides Seg 06 Set 2010, 13:50

As massas das esferas se equilibram e não precisam ser contabilizadas. Apenas a força elétrica e o peso do corpo de ajuste são partícipes. O equilíbrio ocorre quando os momentos forem de mesmo módulo, já que a força elétrica estará dirigida para baixo pois uma carga positiva recebe força elétrica no mesmo sentido das linhas do campo:

[Resolvido]UFMG-(topicos de fisica 3)Campo eletrico Trikn


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]UFMG-(topicos de fisica 3)Campo eletrico Empty Re: [Resolvido]UFMG-(topicos de fisica 3)Campo eletrico

Mensagem por DanNoom Ter 07 Set 2010, 08:42

Obrigado.
DanNoom
DanNoom
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 172
Data de inscrição : 27/06/2010
Idade : 33
Localização : salvador

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]UFMG-(topicos de fisica 3)Campo eletrico Empty o meu da um 10^-3

Mensagem por leandrocamilo Ter 17 maio 2011, 13:59

nao sei pq mas o meu sempre da 0.12x10^-3...me ajudem!

leandrocamilo
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 30
Localização : minas gerais

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]UFMG-(topicos de fisica 3)Campo eletrico Empty Re: [Resolvido]UFMG-(topicos de fisica 3)Campo eletrico

Mensagem por radiologista2012 Sex 23 Mar 2012, 18:04

leandrocamilo escreveu:nao sei pq mas o meu sempre da 0.12x10^-3...me ajudem!

vc tem que transformar a massa do objeto de grama para kg

radiologista2012
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/03/2012
Idade : 36
Localização : Teresina, Piauí, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]UFMG-(topicos de fisica 3)Campo eletrico Empty Re: [Resolvido]UFMG-(topicos de fisica 3)Campo eletrico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos