PG OU PA? UEFS 2015
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
PG OU PA? UEFS 2015
Não sei se a questão foi inserida no tópico certo, mas não achei nenhum outro que mencionasse Pa e Pg.
Questão: No dia 1º de outubro, uma adolescente enviou pelo WhatsApp uma mensagem para n pessoas. No dia 2, cada uma das n pessoas que recebeu a mensagem a reenviou para outras duas novas pessoas, e assim sucessivamente. Considerando-se que, do dia 1º até o final do dia 7 de outubro, 1270 pessoas haviam recebido essa mensagem, pode-se afirmar que o valor de n é:
Resposta: 10
Questão: No dia 1º de outubro, uma adolescente enviou pelo WhatsApp uma mensagem para n pessoas. No dia 2, cada uma das n pessoas que recebeu a mensagem a reenviou para outras duas novas pessoas, e assim sucessivamente. Considerando-se que, do dia 1º até o final do dia 7 de outubro, 1270 pessoas haviam recebido essa mensagem, pode-se afirmar que o valor de n é:
Resposta: 10
Laislilas- Jedi
- Mensagens : 435
Data de inscrição : 28/03/2014
Idade : 28
Localização : Salvador,Bahia,Brasil
Re: PG OU PA? UEFS 2015
A questão se trata de uma P.G.
Pelo enunciado, podemos afirmar que o primeiro termo dessa progressão é n.
Intuitivamente, se cada uma dessas n pessoas mandarem a mensagem para mais duas pessoas, temos que o segundo termo é 2n.
Desse modo podemos achar a razão da P.G.:
Ele nos informou o total de pessoas após 7 dias (lembre-se que o dia 1º de outubro é contado!), o que nos coloca em uma soma de P.G. finita.:
xSoloDrop- Fera
- Mensagens : 492
Data de inscrição : 23/03/2015
Idade : 26
Localização : Araçatuba SP
Re: PG OU PA? UEFS 2015
Obrigada!
Laislilas- Jedi
- Mensagens : 435
Data de inscrição : 28/03/2014
Idade : 28
Localização : Salvador,Bahia,Brasil
Tópicos semelhantes
» (UEFS 2015.2) Eletromagnetismo
» UEFS(2015.2)
» UEFS 2015
» (UEFS 2015.2) Matemática
» UEFS 2015.2 - ATENAS
» UEFS(2015.2)
» UEFS 2015
» (UEFS 2015.2) Matemática
» UEFS 2015.2 - ATENAS
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|