PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão gás Ozônio

Ir para baixo

Questão gás Ozônio  Empty Questão gás Ozônio

Mensagem por guilhermefisica Seg 16 Mar 2015, 03:41

Pessoal, tudo bem? estou tendo uma matéria de química ambiental e estou bastante em dúvida nessa questão (e não consegui achar na literatura D: )

1)Na linguagem jornalística, fala-se que o gás ozônio, na estratosfera, "bloqueia" os raios ultravioletas vindos do Sol.

a)Que tipo de radiação ultravioleta essa expressão se refere?

Eu coloquei que são os raios UV-B e UV-A, pois nessa faixa de comprimento de onda o gás ozônio consegue absorvê-los... 

b)Explique esse termo "bloquear".
Bloquear significaria a absorção dos raios ultravioletas; absorção do comprimento de onda correspondente desses raios...O ozônio é capaz de absorver bem na faixa de 220 nm e 320 nm....

c)Por qual razão esses raios não são "bloqueados" em camadas superiores na atmosfera?

Eu coloquei devido à concentração reduzida de ozônio nessas camadas superiores; falta de fatores FÍSICO-QUÍMICOS para a ocorrência de reação...

d)Apesar de a razão de mistura de ozônio na estratosfera seja muito mais elevada do que na troposfera, a diferença de concentração absoluta desse gás nas duas camadas é bem inferior. Por quê?

Eu justifiquei pelo fato de a estratosfera ter uma área bem maior do que a troposfera. A estratosfera tem cerca de 40km, aproximadamente, ao passo que a troposfera tem 'apenas' 10 km, reduzindo consideravelmente, portanto, a concentração desse gás na troposfera (em relação à estratosfera)...

e)Mesmo que a concetração de ozônio na estratosfera não seja tão maior do que na troposfera, o "bloqueio" da radiação ultravioleta na estratosfera é muito eficaz. Como justificaria isso?

Aí que eu coloquei que tem os fatores: Físico-Químico, que possibilitariam a ocorrência da reação (temperatura, pressão) etc....

Estou certo nessa questão?

Ajuda, por favorrrr D:
to sofrendo nessa matéria, mas me esforçando hahahah

guilhermefisica
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 22/07/2009
Idade : 32
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos