PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ácido nítrico?

Ir para baixo

Ácido nítrico? Empty Ácido nítrico?

Mensagem por OldFears Ter 10 Mar 2015, 21:59

Fiquei com uma dúvida, por qual motivo não pode existir o ácido nítrico (HNO3) nessa forma :

H3NO4.


Pois existe o ácido fosfórico ( H3PO4 ), e tanto o nitrogênio e o fósforo apresentam 5 elétrons na camada de valência.

fiz um tópico perguntando algo parecido, mas não fui claro o suficiente, gostaria de saber se tem haver com a eletronegatividade ou por qual motivo não teria estabilidade em H3NO4.

Desde já agradeço, valeu !!!

OldFears
Jedi
Jedi

Mensagens : 229
Data de inscrição : 02/01/2013
Idade : 26
Localização : Botucatu-Sp , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ácido nítrico? Empty Re: Ácido nítrico?

Mensagem por Convidado Ter 10 Mar 2015, 22:08

Provavelmente o motivo de não haver estabilidade numa molécula de H3NO4 é a geometria espacial. Quer dizer, o átomo de nitrogênio é bem menor que o átomo de fósforo. Você consegue colocar 4 oxigênios ao redor do átomo de fósforo (porque ele é grande), mas ao redor do átomo do nitrogênio (que é pequeno) isso não é possível. Não tenho certeza, mas ACHO que é isso.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ácido nítrico? Empty Re: Ácido nítrico?

Mensagem por Convidado Ter 10 Mar 2015, 22:15

Encontrei essa postagem no Google:


Usually it is ascribed to the fac that N does not have unfilled d orbitals, while P does have. The coordination number of N in HNO3 is only 3, while that of P in H3PO4 is 4. P can accomodate more oxygen ligands around it, while N cannot. Similarly the coordination number of C in CO2 is 2 (therefore it is a gas), while that of Si in SiO2 is 4 (tetrahedra). Elements of of the 3rd row can accomodate a certain number of electrons in their unoccupied d orbitals.



Fonte: clique aqui


Basicamente o que está dizendo ali é que o fósforo pode formar o H3PO4 porque ele possui o orbital d disponível, podendo acomodar os elétrons do oxigênio. No caso do nitrogênio, a camada 2 fica completa, não restando nenhum orbital que possa acomodar os elétrons do oxigênio. 

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ácido nítrico? Empty Re: Ácido nítrico?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos