PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação Dissertativa tipo enem

2 participantes

Ir para baixo

Redação Dissertativa tipo enem Empty Redação Dissertativa tipo enem

Mensagem por Gustavo de Moraes Perin Dom 08 Fev 2015, 18:47

Galera, me ajudem com esta dificuldade por favor.
Preciso que corrijam minha redação, e me ajudem melhorá-la. Se puderem avaliar ela, de acordo com os critérios do Enem, fico muito feliz!
Agradeço desde já.
Segue:

O tema da proposta e os textos de apoio se encontram no site da Uol. http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/
 
Tema : 
É válido simplificar a linguagem de um clássico?

Título: Simplificação de clássicos

   O Brasil é um país com baixo IDH (índice de desenvolvimento humano), sua posição orbita em torno de 74º. Isso o classifica com baixo nível de educação. A leitura de clássicos é cobrada intensivamente no ensino médio, entretanto para compreende-los necessita-se de um determinado nível de conhecimento linguístico. Principalmente Machado de Assis que utiliza de metalinguagem, digressões e ironia; figuras de linguagem que o difere de um autor convencional.
   
   A simplificação de clássicos promove sua acessibilidade pela população pouco instruída que entendendo o livro irão se interessar cada vez mais pela leitura contribuindo com o aumento dos índices culturais brasileiros.
  
   Porém, uma vez simplificada a obra prima de um autor tem como consequência a perda de seus traços literários, tornando-a uma obra convencional e desinteressante para literários renomados.
   
   Para amenizar os conflitos, a simplificação deve ser feita em vista de ampliar as oportunidades de leitura, mas a obra prima do autor não pode ser substituída. Esse livro simplificado deve ser visto como um anexo, de modo a auxiliar a leitura.
   
   Portanto, fazendo as devidas modificações os dois tipos de leitores serão beneficiados, o primeiro terá sua opção facilitada e o segundo continuará com seu livro tradicional. Além disso o nível cultural dos brasileiros aumentará devido ao aumento das leituras, contribuindo para o crescimento do Brasil.

Gustavo de Moraes Perin
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 05/02/2014
Idade : 27
Localização : Mirassol

Ir para o topo Ir para baixo

Redação Dissertativa tipo enem Empty Re: Redação Dissertativa tipo enem

Mensagem por GLAYDSON Ter 03 Mar 2015, 14:19

Simplificação de clássicos

   O Brasil é um país com baixo IDH (índice de desenvolvimento humano), sua posição orbita em torno de 74º. Isso o classifica com baixo nível de educação. A leitura de clássicos é cobrada intensivamente no ensino médio, entretanto, para compreende-los necessita-se de um determinado nível de conhecimento linguístico. Principalmente Machado de Assis que utiliza de metalinguagem, digressões e ironia; figuras de linguagem que o difere de um autor convencional.
   
   A simplificação de clássicos promove sua acessibilidade pela população pouco instruída que ao entendendo(r) o livro irão se interessar cada vez mais pela leitura contribuindo com o aumento dos índices culturais brasileiros.
  
   Porém, uma vez simplificada a obra prima de um autor, tem como consequência a perda de seus traços literários, tornando-a uma obra convencional e desinteressante para literários renomados.
   
   Para amenizar os conflitos(?), a simplificação deve ser feita em vista de ampliar as oportunidades de leitura, mas a obra prima do autor não pode ser substituída. Esse livro simplificado deve ser visto como um anexo, de modo a auxiliar a leitura.
   
   Portanto, fazendo as devidas modificações, os dois tipos de leitores serão beneficiados, o primeiro terá sua opção facilitada e o segundo continuará com seu livro tradicional. Além disso o nível cultural dos brasileiros aumentará devido ao aumento das leituras, contribuindo para o crescimento do Brasil(enfraqueceu a solução).



Gustavo de Moraes Perin, o seu texto apresenta boa introdução mas os argumentos estão fracos; o 2º e o 3° parágrafos estão de contraditório com sua tese. Cuidado com o que você defende, afinal tens que escolher apenas um lado: o lado positivo da impressão resumida ou o lado negativo, do livro.
GLAYDSON
GLAYDSON
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 719
Data de inscrição : 14/11/2012
Idade : 32
Localização : PAULISTA, PERNAMBUCO, BRASIL

Ir para o topo Ir para baixo

Redação Dissertativa tipo enem Empty Re: Redação Dissertativa tipo enem

Mensagem por Gustavo de Moraes Perin Sáb 07 Mar 2015, 23:38

Obrigado pela ajuda e atenção Glaydson

Gustavo de Moraes Perin
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 05/02/2014
Idade : 27
Localização : Mirassol

Ir para o topo Ir para baixo

Redação Dissertativa tipo enem Empty Re: Redação Dissertativa tipo enem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos