PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O papel do Estado na vida do cidadão

Ir para baixo

O  papel do Estado na vida do cidadão Empty O papel do Estado na vida do cidadão

Mensagem por carolzinhag3 Sáb 31 Jan 2015, 22:36

http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/o-papel-do-estado-na-vida-do-cidadao-e-das-nacoes.jhtm



Uma ilusão chamada anarquismo

   É papel do Estado garantir a segurança, saúde e educação para que a sociedade se mantenha em ordem. Porém, caso os indivíduos fossem menos gananciosos e materialistas, sua existência não seria necessária. Para tanto, como seria uma sociedade sem governo?
   Uma nação ideal seria aquela onde todos são literalmente livres, sem leis, comandos, muito menos, Estado, já que este é coercitivo com suas imposições legislativas. Um ser comportaria de modo que colaborasse para o bem-estar do outro. Entretanto, esse pensamento seria utópico, visto que a ausência de um Estado despertaria o desejo de domínio por parte dos indivíduos, fazendo com que haja uma verdadeira guerra pelo poder.
   O Estado seria o remediador, já que com sua constituição, os cidadãos não se veriam capazes de brigar pelo poder, pois seriam punidos. Assim como diz Kant, o estado natural, momento anterior à presença do Estado, seria marcado por uma condição de guerra, em que as pessoas seriam levadas pelos vícios e impulsos, pensando individualmente, e não como uma sociedade. Além disso, não haveria uma lei universal e, consequentemente, a humanidade entraria entraria em total colapso e desequilíbrio.
   Logo, seria ilusório pensar em uma nação sem o Estado, visto que é normal do ser humano possuir seus desvios de conduta que se não fossem corrigidos, haveria, sem dúvidas, a impossibilidade de se conviver em comunidade.
carolzinhag3
carolzinhag3
Jedi
Jedi

Mensagens : 338
Data de inscrição : 25/09/2013
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos