PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Garrafa Explodindo

2 participantes

Ir para baixo

Garrafa Explodindo Empty Garrafa Explodindo

Mensagem por manfredo Sáb 31 Jan 2015, 19:18

Boa tarde,

Esquecemos uma garrafa de coca-cola no congelador e quando a deixamos descongelar na garagem ela explodiu com um barulho muito alto.

Como a garrafa era de plástico não consegui entender o motivo de ela ter explodido na hora de descongelar...

Alguém poderia me explicar o motivo?

Att,

Felipe.

manfredo
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/01/2015
Idade : 32
Localização : curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Garrafa Explodindo Empty Re: Garrafa Explodindo

Mensagem por Nina Luizet Sáb 31 Jan 2015, 19:29

O motivo é a dilatação térmica. A garrafa inicialmente congelada, sofre contração.Quando ela descongela, sofre um choque térmico, e seu sistema estável fica em desequilíbrio, provocando desordem na agitação molecular e a consequente explosão.
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

Garrafa Explodindo Empty Re: Garrafa Explodindo

Mensagem por manfredo Qua 04 Fev 2015, 21:07

isso é muito genérico, sem contar que nem toda garrafa congelada na hora de descongelar explode.

Eu imagino que tenha alguma coisa a ver com o gás super saturado pela agitação. 

Estou pensando se quando ela congelou não formou inclusões de gás no interior da fase sólida. Só não consigo explicar o "motivo" da explosão...por algum motivo o gás forçaria a passagem através do refrigerante sólido...

Estou de férias da faculdade, por isso, não perguntei pra um professor de termodinâmica ou física.

manfredo
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/01/2015
Idade : 32
Localização : curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Garrafa Explodindo Empty Re: Garrafa Explodindo

Mensagem por Nina Luizet Qui 05 Fev 2015, 06:58

O  que pode acontecer é que a agitação da garrafa provoca, por meio do aumento da superfície de contato, um favorecimento na dilatação  do gás, se encontra aprisionado e em processo de expansão. A supersaturação do gás é relativa , posto que não se sabe a temperatura de congelamento e nem a concentração  de outras substâncias no refrigerante. Você deduziu que ele estivesse supersaturado, pelo aumento da superfície de contato, que ocasiona a dilatação térmica e o favorecimento de uma reação química. De fato, inúmeras explicações são cabíveis a essa pergunta, dentre elas , que uma  ''por algum motivo o gás forçaria a passagem através do refrigerante sólido...'' Ademais ,se quisesse uma explicação extremamente contundente , seria melhor que tivesse especificado na pergunta.



Meu caro iniciante, o PiR2 se destina a esclarecer questões para estudantes do Ensino fundamental , médio e pré - vestibular.Lhe aconselho a resolver sua pergunta por meio da leitura de monografias ou de trabalhos científicos.
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

Garrafa Explodindo Empty Re: Garrafa Explodindo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos