PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cinemática Vetorial

4 participantes

Ir para baixo

Cinemática Vetorial Empty Cinemática Vetorial

Mensagem por Matheus Vasconcelos Qua 28 Jan 2015, 17:51

Considere dois vetores A e B de módulos iguais a x, com origens
coincidentes no ponto O, conforme representa a f igura. O vetor
A éFixo e o vetor B pode girar no plano da f igura, porém mantendo
sempre sua origem em O.
Cinemática Vetorial Mhy1k6

Sendo R o vetor resultante de A + B , o gráf ico que melhor representa
a variação do módulo de R em função do ângulo θ formado entre A e
B é:
Cinemática Vetorial 32zm5g7

Matheus Vasconcelos
Padawan
Padawan

Mensagens : 78
Data de inscrição : 16/09/2014
Idade : 25
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Cinemática Vetorial Empty Re: Cinemática Vetorial

Mensagem por saulocoaster Qua 28 Jan 2015, 18:35

Quando o ângulo entre os vetores for 180°, eles terão sentidos contrários e mesma direção. Como os módulos são iguais, então o módulo do vetor resultante será nulo. Isso elimina a letra c e d. Quando eles formarem um ângulo de 90°, pela regra do paralelogramo, o vetor resultante será : r²=x²+x² .. r²=2x² ... r=x (raiz de 2) . Então, creio que o gráfico correto seja a letra a;
saulocoaster
saulocoaster
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 121
Data de inscrição : 31/05/2013
Idade : 26
Localização : Salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Cinemática Vetorial Empty Re: Cinemática Vetorial

Mensagem por Elcioschin Qua 28 Jan 2015, 18:40

Note que:

a) Para θ = 0, 2pi, 4.pi, .... a resultante é máxima

b) Para θ = pi, 3.pi, 5.pi ... a resultante é nula

Note também que Rx = A + B.cosθ e Ry = B.senθ ---> R² = Rx² + Ry²

|R| = √(Rx² + Ry²)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71438
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cinemática Vetorial Empty Re: Cinemática Vetorial

Mensagem por Euclides Qua 28 Jan 2015, 18:47

Primeiro veja que a soma dos dois começa com 2x e decresce até zero, crescendo novamente até 2x.

Assim os gráficos c e d ficam descartados. Temos que decidir se será uma função linear ou trigonométrica.

Exprimindo a soma em função das projeções de B (ou lei dos cossenos), temos



que exprime uma função não linear com dependência trigonométrica cossenoidal.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

celim gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Cinemática Vetorial Empty Re: Cinemática Vetorial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos