PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Stephen Hawking: homem tem que colonizar o espaço

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Stephen Hawking: homem tem que colonizar o espaço Empty Stephen Hawking: homem tem que colonizar o espaço

Mensagem por BadLeprechaun Ter 10 Ago 2010, 10:18

(obs, não sei se boto isso no bate papo ou em ficção científica, então os moderadores decidem onde é melhor)

Stephen Hawking: Homem terá que colonizar espaço para sobreviver

LONDRES (AFP) - A raça humana terá que colonizar o espaço nos próximos 200 anos se não quiser desaparecer, advertiu esta segunda-feira o astrofísico britânico Stephen Hawking, em entrevista publicada no site 'Big think'.

"Penso que o futuro a longo prazo da raça humana está no espaço. Será difícil evitar uma catástrofe no planeta Terra nos próximos cem anos, sem falar dos próximos mil anos ou dos próximos milhões de anos", declarou o cientista no site na internet que se apresenta como um "fórum mundial que relaciona pessoas e ideias".

"A raça humana não deveria apostar apenas no planeta", acrescentou o cientista.

"Vejo grandes perigos para a raça humana. Em muitas ocasiões no passado, sua sobrevivência foi difícil", afirmou, mencionando em especial a famosa crise dos mísseis, em 1963, em Cuba.

"A frequência de tais ameaças provavelmente aumentará no futuro. Teremos necessidade de prudência e juízo para lidar com elas com sucesso. Sou otimista", disse Hawking.

Segundo ele, "se pudermos evitar uma catástrofe nos próximos dois séculos, nossa espécie se salvará se nos lançamos no espaço".

"Se somos os únicos seres inteligentes da galáxia, temos que garantir nossa sobrevivência", disse o cientista, considerando que o aumento da população mundial e os recursos limitados da Terra ameaçarão cada vez mais a espécie humana.

"Por isso, sou favorável a fazer voos tripulados ao espaço", disse.

Em abril, o cientista havia advertido que se os extraterrestres existissem, os homens deveriam evitar qualquer contato com eles, porque as consequências poderiam ser devastadoras.

Stephen Hawking, de 68 anos, mundialmente conhecido por seus trabalhos sobre o universo e a gravidade, é autor de "Uma Breve História do Tempo", um dos maiores 'best-sellers' da literatura científica.

Sofrendo desde os 22 anos de esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa que provoca paralisia, o cientista desloca-se em cadeira de rodas e se comunica através de um computador e um sintetizador de voz.

http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/100809/saude/gb_ci__ncia_astrof__sica
BadLeprechaun
BadLeprechaun
Jedi
Jedi

Mensagens : 411
Data de inscrição : 25/09/2009
Idade : 36
Localização : Fortaleza - Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Stephen Hawking: homem tem que colonizar o espaço Empty Re: Stephen Hawking: homem tem que colonizar o espaço

Mensagem por RMelo Ter 10 Ago 2010, 12:36


Em abril, o cientista havia advertido que se os extraterrestres existissem, os homens deveriam evitar qualquer contato com eles, porque as consequências poderiam ser devastadoras.

Podemos estar afixando cartazes com os dizeres: "COMIDA GRÁTIS!"

Sabe-se lá que rumo a evolução tomou em outros planetas? Lembra-me uma historinha em quadrinhos (bem antiga) do Mandrake, onde ratos extraterrestres evoluiam, e viam no Planeta Terra um resevatório imenso de nutrientes.




RMelo
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 25/07/2010
Idade : 67
Localização : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Stephen Hawking: homem tem que colonizar o espaço Empty Re: Stephen Hawking: homem tem que colonizar o espaço

Mensagem por BadLeprechaun Ter 10 Ago 2010, 12:48

É mesmo...
Por outro lado, eles existindo, sendo superiores tecnologicamente, e querendo dominar, acho que o ser humano querendo evitar o contato não iria fazer muita diferença.
É só olhar pro nosso próprio passado.
BadLeprechaun
BadLeprechaun
Jedi
Jedi

Mensagens : 411
Data de inscrição : 25/09/2009
Idade : 36
Localização : Fortaleza - Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Stephen Hawking: homem tem que colonizar o espaço Empty Re: Stephen Hawking: homem tem que colonizar o espaço

Mensagem por RMelo Ter 10 Ago 2010, 13:04

BadLeprechaun escreveu:.
...acho que o ser humano querendo evitar o contato não iria fazer muita diferença.

A questão é manter distância deles e continuar a se desenvolver tecnologicamente. Talvez quando eles vierem, não sejamos tão presas fáceis. (se existirem, claro).

Também li um livrinho (pulp fiction, mesmo) onde era abordado algo do tipo. Uma organização governamental (o homem já havendo colonizado vários planetas) detectava um vestígio de uma civilização bem-desenvolvida, e fazia de tudo para incentivar as guerras entre os planetas, com a finalidade de que a corrida armamentista continuasse, que novas armas fossem criadas, tudo com vistas a uma maior resistência quando da invasão daqueles.

RMelo
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 25/07/2010
Idade : 67
Localização : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Stephen Hawking: homem tem que colonizar o espaço Empty Re: Stephen Hawking: homem tem que colonizar o espaço

Mensagem por BadLeprechaun Ter 10 Ago 2010, 13:11

Entendi, o que quiz dizer era que não adianta manter distância porque se eles quiserem invadir eles invadem.A distância pra gente não deve ser nada pra eles, e na hora que a gente detecta eles, eles já devem saber da nossa existência há muito tempo.
Supondo que eles sejam mesmo superiores tecnologicamente.
BadLeprechaun
BadLeprechaun
Jedi
Jedi

Mensagens : 411
Data de inscrição : 25/09/2009
Idade : 36
Localização : Fortaleza - Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Stephen Hawking: homem tem que colonizar o espaço Empty Re: Stephen Hawking: homem tem que colonizar o espaço

Mensagem por RMelo Ter 10 Ago 2010, 13:25

BadLeprechaun escreveu:Entendi, o que quiz dizer era que não adianta manter distância porque se eles quiserem invadir eles invadem.A distância pra gente não deve ser nada pra eles, e na hora que a gente detecta eles, eles já devem saber da nossa existência há muito tempo.
Supondo que eles sejam mesmo superiores tecnologicamente.

Hum, hum.

Com relação a essa história de corrida armamentista, o Asimov escreveu um conto ("Por uma boa causa..." - muito bom!), onde aborda também esse problema. Se não o leu, e tiver interesse, informe que o posto aqui (quer dizer, o link para ele, se for permitido - ou me mande uma MP que te informo em particular)


RMelo
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 25/07/2010
Idade : 67
Localização : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Stephen Hawking: homem tem que colonizar o espaço Empty Re: Stephen Hawking: homem tem que colonizar o espaço

Mensagem por Euclides Ter 10 Ago 2010, 13:44

Acho que só trombaremos com eventuais ET's se existir alguma maneira de viajar entre dois pontos que não seja no espaço-tempo.

Mesmo viajando à velocidade da luz (o que para a física hoje é impossível), uma pequena distância astronômica de 500 anos-luz implicaria ao ET sair de casa e só ter a possibilidade de voltar quando lá se tivessem passado 1.000 anos! Acho que é muito até para ET. Uma nave deles em chegando aqui e mandando uma mensagem pedindo apoio e suprimentos ao planeta natal deveria esperar 500 anos para a mensagem chegar lá e outro 500 para os suprimentos e apoio chegarem.

Penso que o mais provável é que tanto nós como eles procuremos lugares razoavelmente colonizáveis próximos o suficiente de nossos respectivos planetas natais para poder ir e vir, não acham?

PS:

RMelo escreveu:Se não o leu, e tiver interesse, informe que o posto aqui (quer dizer, o link para ele, se for permitido - ou me mande uma MP que te informo em particular)

não há nenhum impedimento para divulgação de boa qualidade.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Stephen Hawking: homem tem que colonizar o espaço Empty Re: Stephen Hawking: homem tem que colonizar o espaço

Mensagem por RMelo Ter 10 Ago 2010, 13:59

Então, ei-lo:

http://rapidshare.com/files/412167505/asimov_por_uma_boa_causa.pdf

Para quem não sabe, é suficiente clicar no botão "FREE USER", esperar abrir a outra página e (como se trata de um pequeno arquivo - 95K) clicar em DOWNLOAD.

RMelo
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 25/07/2010
Idade : 67
Localização : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Stephen Hawking: homem tem que colonizar o espaço Empty Re: Stephen Hawking: homem tem que colonizar o espaço

Mensagem por BadLeprechaun Ter 10 Ago 2010, 14:24

Esse link aparece uma caveirinha perguntando se eu sou emo (???)

Euclides, não apareceram uns cientistas por aí que conseguiram fazer uma partícula viajar mais rápido que a velocidade da luz?
BadLeprechaun
BadLeprechaun
Jedi
Jedi

Mensagens : 411
Data de inscrição : 25/09/2009
Idade : 36
Localização : Fortaleza - Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Stephen Hawking: homem tem que colonizar o espaço Empty Re: Stephen Hawking: homem tem que colonizar o espaço

Mensagem por RMelo Ter 10 Ago 2010, 14:45

BadLeprechaun escreveu:Esse link aparece uma caveirinha perguntando se eu sou emo (???)


Huash, huash, é propaganda do Forumeiros, acho. Basta voce clicar no link abaixo da caveira, ou, se preferir, ei-lo, sem a propaganda (é só copiar e colar na barra de endereços):

Código:


http://rapidshare.com/files/412167505/asimov_por_uma_boa_causa.pdf


RMelo
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 25/07/2010
Idade : 67
Localização : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Stephen Hawking: homem tem que colonizar o espaço Empty Re: Stephen Hawking: homem tem que colonizar o espaço

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos