PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cursinhos em São Paulo capital

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Cursinhos em São Paulo capital Empty Cursinhos em São Paulo capital

Mensagem por Convidado Sáb 24 Jan 2015, 16:24

Pessoal, sou do interior do PR (cidade de 5 mil habitantes) e estive considerando a ideia de fazer cursinho na cidade de São Paulo no ano que vem, caso não passe esse ano. Embora isso dependa de um acontecimento futuro (minha aprovação ou não), tenho que me organizar ao máximo caso isso ocorra. A organização começa agora (claro, sem perder o foco nos estudos, nem a motivação).

Não tenho muito dinheiro e sei que o custo de vida em São Paulo é alto; a única possibilidade é, portanto, entrar no cursinho como bolsista. Tenho uma tia em São Paulo que talvez possa arrumar uma moradia para mim ou então fazer um desconto, já que ela aluga algumas residências. Na pior das hipóteses ela não vai me oferecer nenhum dos dois benefícios; o que impossibilitaria meu plano. Ela reside em um bairro chamado "Cidade Ademar" que, de acordo com o Google Maps, fica a uns 15 km da unidade do Anglo da Rua Tamandaré e do Etapa da Avenida da Liberdade (1 hora de ônibus). Logo, o gasto com circular é inevitável. 

Gostaria de saber a opinião de vocês à respeito desses cursinhos e de outros - próximos ao bairro mencionado -, bem como o processo de adesão como bolsista. Provavelmente consigo juntar uns 4 mil reais até a ida para lá se tudo sair conforme o planejado. E, queira Deus, que a minha tia tenha piedade e deixe eu morar de graça lá KKK, se essa grana dá para me manter por um tempo considerando gastos com circular, alimentação e com o próprio cursinho? Será que dá para conquistar uma vaga em medicina com essa "loucura"?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cursinhos em São Paulo capital Empty Re: Cursinhos em São Paulo capital

Mensagem por Carlos Adir Sáb 24 Jan 2015, 17:13

É tão necessário o cursinho?
Segundo alguns professores que eu tinha, a opção cursinho era quando você não consegue estudar de outra maneira, isto é, quando você não consegue criar um cronograma e uma rotina e ficar no auto controle para continuar com a programação. 
E isso advém de diversos fatores, a sua maneira de aprendizagem pode ser diferente da minha; tem pessoas que aprendem mais através da audição, preferem o professor explicando; tem outros que preferem mais a visualização (professor ao vivo ou em video aulas) com animação e com movimentação(evita que distraia com outros movimentos ao seu redor e mantenha o foco); já outros lidam melhor com resumos, leem a teoria e fazem resumos. 
Então, qual seria a sua real necessidade? As vezes fazer um cursinho não seja tão vantajoso para você quanto estudar em casa (eu fazia cursinho até perceber que aprendo mais fazendo, errando e acertando questões).
Hoje em dia é diversa a grade com que podes estudar. São diversos professores onlines, além de materiais online de ótima qualidade(neste fórum tem a aba de Dicas de Material Didático). Deste modo, identifique qual é melhor pra você antes de tomar decisões bruscas.

Quanto aos cursinhos:
Não sei quase nada sobre SP, sou de bem longe e não tenho contato frequente com quem mora ou veio de lá.

Não é querendo fazer você desistir de cursinhos ou coisa parecida, mas tu tens de ver o que é melhor pra você. Diversos cursinhos usam fatores para te influenciar a ingressar apenas para ganhar dinheiro. Lucro.
Um dia desses, vendo um outdoor, me deparei com a seguinte frase 
"Você ainda acha que sem tem duas consoantes? Se sim, está precisando de um curso de português urgente"
ou
"Você ainda acha que mal é o contrário de bem? Se sim, está precisando de um curso de português urgente"
PS: Eu vi tais frases, não como está escrito acima, mas bem parecido.
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cursinhos em São Paulo capital Empty Re: Cursinhos em São Paulo capital

Mensagem por Euclides Sáb 24 Jan 2015, 18:08

Caro Dezotti,

A vida em São Paulo pode ser complicada e cara. Cidade Ademar é um bairro distante dos lugares onde estão os principais cursinhos. Você provavelmente vai precisar de duas conduções para chegar e vai gastar um tempo que pode se aproximar de 2 h, pois o trânsito é infernal.

As bolsas oferecidas pelos cursinhos cobrem apenas parte das mensalidades que são altas.

Por outro lado, 4.000,00 reais pode ser pouco para tocar a vida por 6 meses e não dá para um ano. Além de tudo, sua vida vai ficar desestruturada sem o apoio que o lar oferece.

Minha opinião é que essa opção requer recursos financeiros maiores.

Acredito que as sugestões do Carlos Adir, usar extensivamente tudo que é oferecido na internet, trabalhar com disciplina e determinação, considerar-se um trabalhador do estudo, com hora para começar, carga de trabalho a cumprir e hora para descansar, seja um caminho perfeitamente viável.

Lembre-se também que 4.000,00 reais podem adquirir um bom conjunto de livros didáticos.

Para as dúvidas sempre temos o nosso fórum.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cursinhos em São Paulo capital Empty Re: Cursinhos em São Paulo capital

Mensagem por Convidado Sáb 24 Jan 2015, 19:03

Estudo em casa desde 2012, quando decidi que queria ser médico. De lá para cá foram altos e baixos, algum tempo sem estudar e outros se matando de estudar. Já pensei em desistir e fazer outra coisa, mas o problema é escolher outra coisa.

Consegui ajuntar o material de que necessitava somente no início desse ano. Tenho tudo planejado até o final desse ano: quando começar cada assunto e quando terminá-lo, quando fazer provas de edições anteriores, quando revisar etc. Na verdade, esse "esboço" de ideia de fazer cursinho é, na verdade, consequência de fracassos em vestibulares que fiz anteriormente e que me fizeram pensar em uma "abordagem diferente" do conteúdo. 

Vivo com opiniões alheias de que é impossível "passar sem cursinho" e, até hoje, provar o contrário é uma das coisas que mais me motiva. O que me privou do sucesso foi a falta de disciplina em alguns momentos, desmotivações e o próprio tempo. E não o "cursinho". 

Valeu pessoal. Vou continuar estudando em casa!  👅
Enquanto não faltar disciplina e perseverança a vitória estará garantida!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cursinhos em São Paulo capital Empty Re: Cursinhos em São Paulo capital

Mensagem por Shareen Sáb 24 Jan 2015, 21:33

Dezotti, to curioso, de qual cidade voce eh? haha. Acho que seria interessante para voce fazer cursinho em cidades de medio tamanho, o que considero que jah oferecem uma preparacao de qualidade razoavel e um preco ateh que acessivel.

Shareen
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 25/08/2013
Idade : 27
Localização : Cascavel, Parana, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cursinhos em São Paulo capital Empty Re: Cursinhos em São Paulo capital

Mensagem por Convidado Sáb 24 Jan 2015, 22:08

Eu sou de Guaraci, PR. Fica a uns 70 km de Londrina e também, uns 70 km de Maringá. Essas cidades oferecem cursinhos mais acessíveis (de até R$ 300,00). Uma das coisas que me desanima é quanto ao deslocamento - o ônibus sai as 16:30 e chega as 01:00. Isso sempre me fez pensar se valia ou não a pena. Quer dizer, o cursinho é só das 7 as 11, 4 horas de estudo para umas 4,5 hrs no trânsito. Sem contar tempo de arrumar as coisas e etc. 

Não sou preguiçoso, mas uma boa utilização do tempo é um dos pilares para ser aprovado. No terceiro ano do ensino médio tive contato com alguns materiais de cursinho - do Sigma e do NeoDna -, que meus amigos usavam e, sinceramente, não me chamou muita atenção. Nenhum dos meus amigos passou e eu obtive um desempenho superior, estudando sozinho. (Mas isso não é desmerecendo o cursinho, cada é cada um né, rs)

Gostei do material do Poliedro e do Anglo. Sempre que vou nos sebos dou uma olhada. Acho que para mim só compensaria morar na cidade e, de preferência, fazer o cursinho pela manhã. Por uma questão de tempo mesmo, não de comodidade.

Shareen, já que você mora em Cascavel, fala pra mim se medicina na Unioeste vale a pena? KKK. Ano passado foquei na UEM e esse ano pretendo focar no vestibular da UFPR (tem mais vagas né, kkk).

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cursinhos em São Paulo capital Empty Re: Cursinhos em São Paulo capital

Mensagem por Shareen Sáb 24 Jan 2015, 22:24

4,5 hrs para 70 km?

Tive um amigo meu aqui que vinha diariamente de Ubiratam para fazer cursinho, que por sinal passou, mesmo numa faculdade privada.

Sobre Unioeste? Sinceramente, tem apenas 10 vagas para ampla concorrencia e 10 para cotista, o que ja desanima e assusta muita gente. Mas eh uma prova que se voce se preparar especificamente para ela, nao eh coisa do outro mundo passar nela nao. Por ser uma prova facil, nao precisa conhecer muito profundamente as materias para gabaritar.

Shareen
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 25/08/2013
Idade : 27
Localização : Cascavel, Parana, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cursinhos em São Paulo capital Empty Re: Cursinhos em São Paulo capital

Mensagem por Convidado Sáb 24 Jan 2015, 22:27

O ônibus que leva para o cursinho pára para o pessoal comer e também pega as pessoas que já estão cursando superior. 

Mas, a respeito da estrutura e da reputação da universidade, você acha que vale a pena?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cursinhos em São Paulo capital Empty Re: Cursinhos em São Paulo capital

Mensagem por Shareen Dom 25 Jan 2015, 09:03

Olha, no Parana nao cursaria nenhuma outra universidade estadual a nao ser o Unioeste, nao porque o Unioeste eh o melhor e provavelmente nao eh, mas sinceramente, nao vejo um salto de qualidade que justificaria ir pra longe nao.

Logico, to falando como um residente de Cascavel.

Shareen
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 25/08/2013
Idade : 27
Localização : Cascavel, Parana, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cursinhos em São Paulo capital Empty Re: Cursinhos em São Paulo capital

Mensagem por Nina Luizet Dom 25 Jan 2015, 09:14

Concordo plenamente com o Carlos Adir. Nem sempre você se adapta ao ritmo do cursinho e muitos deles ,  não se comprometem em saber se o aluno está realmente aprendendo.  Fazer cursinho não garante que você vai conseguir ser aprovado. A aprovação só vem com seu próprio empenho.Conheço gente que pagou  quase 3000 no cursinho e não passou e , como o Mestre Euclides disse , com 4000 reais ,é possível montar um bom material de estudo.


Última edição por Nina Luizet em Dom 25 Jan 2015, 11:27, editado 1 vez(es)
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

Cursinhos em São Paulo capital Empty Re: Cursinhos em São Paulo capital

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos