PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Causas do aquecimento do ar - CLIMATOLOGIA

Ir para baixo

Causas do aquecimento do ar - CLIMATOLOGIA Empty Causas do aquecimento do ar - CLIMATOLOGIA

Mensagem por Convidado Qui 01 Jan 2015, 16:48

Estive estudando sobre os fatores climáticos e fiquei em dúvida quanto a esse trecho, mais especificamente, sobre as partes destacadas:

      "O tipo de superfície atingida pela luz solar exerce também influência na diferença de temperatura atmosférica porque o aquecimento do ar é feito por meio da reflexão dos raios solares por essa superfície.
      Os raios solares que penetram na atmosfera e são por ela refletidos, sem incidir na superfície, retornam ao espaço sideral e não alteram a temperatura do planeta. O índice de reflexão de uma superfície - o albedo - varia de acordo com sua cor. A cor, por sua vez, depende de sua composição química e de seu estado físico. A neve, por ser branca, reflete até 90% dos raios solares incidentes, enquanto a Floresta Amazônica, por ser verde-escura, reflete apenas cerca de 15%. Quando menor o albedo, maior a absorção de raios solares, maior o aquecimento e, consequentemente, a irradiação de calor."


Dúvida: a primeira afirmação diz que o ar é aquecido pela reflexão dos raios solares pela superfície atingida, enquanto a segunda diz que, quanto menor o albedo (o índice de reflexão de uma superfície), maior a absorção dos raios solares e maior a irradiação de calor. Nesse caso, o ar seria aquecido pela absorção dos raios solares e posterior irradiação de calor, e não pela reflexão, já que um menor índice de reflexão provocaria um maior aquecimento


Afinal, o que causa o aquecimento do ar?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Causas do aquecimento do ar - CLIMATOLOGIA Empty Re: Causas do aquecimento do ar - CLIMATOLOGIA

Mensagem por Euclides Qui 01 Jan 2015, 17:37

A imagem esclarece?

Causas do aquecimento do ar - CLIMATOLOGIA 100000

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Causas do aquecimento do ar - CLIMATOLOGIA Empty Re: Causas do aquecimento do ar - CLIMATOLOGIA

Mensagem por Convidado Qui 01 Jan 2015, 18:40

Obrigado por responder.

Ainda tenho um pouco de dúvida, pois, de acordo com a imagem um, onde temos o albedo alto, e, por definição, um alto índice de reflexão, teremos menos aquecimento, porque não temos a emissão de radiação infra-vermelha pela superfície. Certo? Então é incorreto dizer que o aquecimento do ar é feito por meio das reflexões dos raios solares pela superfície atingida; o correto não seria dizer que o aquecimento do ar é promovido pela emissão de radiação infravermelha, que é resultante da absorção dos raios solares e do consequente aquecimento da superfície, que ocorre quando há pouca reflexão?

Ou, então, esses raios solares refletidos serão absorvidos na atmosfera pelos gases do efeito estufa que, em consequência da absorção, emitem radiação infravermelha e esquentam o ar atmosférico? (Sendo, nesse caso, a afirmação de que o aquecimento do ar é causado pela reflexão, verdadeira).

Qual a interpretação correta?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Causas do aquecimento do ar - CLIMATOLOGIA Empty Re: Causas do aquecimento do ar - CLIMATOLOGIA

Mensagem por Euclides Qui 01 Jan 2015, 18:55

Note que a atmosfera é muito fria nas grandes altitudes, o que evidencia que a passagem da luz não contribui de maneira decisiva para o aquecimento.

Nas cidades, nos dias de grande insolação, a cobertura de asfalto e concreto é a grande responsável pelo aquecimento do ar através da irradiação do infra-vermelho.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Causas do aquecimento do ar - CLIMATOLOGIA Empty Re: Causas do aquecimento do ar - CLIMATOLOGIA

Mensagem por Convidado Qui 01 Jan 2015, 19:25

Ok. Obrigado por esclarecer minha dúvida.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Causas do aquecimento do ar - CLIMATOLOGIA Empty Re: Causas do aquecimento do ar - CLIMATOLOGIA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos