PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Leis de newton

2 participantes

Ir para baixo

Leis de newton Empty Leis de newton

Mensagem por rrrjsj36 Qui 27 Nov 2014, 15:45

[Renato Brito] Um cavalo inteligente, que se acha conhecedor das leis de Newton, pensa assim: “se eu puxar a carroça (ação), então a carroça vai me puxar (reação). A minha “ação” sobre a carroça  é  para  frente  e  a  “reação”  da  carroça  sobre  mim  é  para  trás.  Como  as duas  forças estão na mesma direção (horizontal) e devem ter a mesma intensidade, logo se anulam  ! Em outras  palavras,  eu  jamais  conseguirei  mover  a  carroça.  Portanto,  não  adianta  me  dar chicotadas, que eu não vou tentar arrastá-la, pois sei que isso é impossível.” 
Só  que  todos  nós  já  vimos  cavalos  puxando  carroças,  de  diversas  massas,  e  tanto  cavalo quanto carroça saem do lugar. Temos aqui, então, uma prova de que a Terceira Lei de Newton está errada? Afinal, como o cavalo consegue se mover?
a) As leis de Newton não explicam o movimento das carroças puxadas por cavalos;
b) Embora  as  duas  forças  possuam  intensidades  iguais  e  sentidos  opostos,  elas  atuam  em 
corpos diferentes;
c) O cavalo consegue puxar a carroça desde que sua massa seja maior do que a dela;
d) Na verdade, as duas forças estão no mesmo sentido, e por isto elas se somam, permitindo o 
movimento do sistema.
e) Ao tentar se mover, o cavalo empurra o chão para trás (Fat) e recebe do chão uma força 
de atrito (Fat) para frente. Recebe  também uma força F  feita pela carroça que tenta 
impedir   que ele se mova para frente. Assim,  sobre o cavalo  agem duas forças horizontais : 
o Fat  e a força F. Se Fat for maior do que F, ele  conseguirá sair do lugar.

O gabarito dessa questão é a Letra E, mas por que a alternativa B está incorreta?
rrrjsj36
rrrjsj36
Jedi
Jedi

Mensagens : 230
Data de inscrição : 22/07/2014
Idade : 25
Localização : Blumenau - SC - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Leis de newton Empty Re: Leis de newton

Mensagem por Euclides Qui 27 Nov 2014, 16:58

A alternativa B está conceitualmente correta ao relatar um par ação-reação, mas não fornece a explicação do movimento que requer uma resultante não nula.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Leis de newton Empty Re: Leis de newton

Mensagem por rrrjsj36 Qui 27 Nov 2014, 18:59

Ok, obrigado.
rrrjsj36
rrrjsj36
Jedi
Jedi

Mensagens : 230
Data de inscrição : 22/07/2014
Idade : 25
Localização : Blumenau - SC - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Leis de newton Empty Re: Leis de newton

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos