PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ligações químicas

4 participantes

Ir para baixo

Ligações químicas Empty Ligações químicas

Mensagem por Ashitaka Sáb 22 Nov 2014, 08:57

Conhecidas as estruturas de lewis (fórmulas eletrônicas) dos elementos:
Ligações químicas Wrkp43

Por que a letra E também não está correta? Se houvesse 2 dativas partindo de D para B e uma ligação dupla entre eles, ambos fechariam com 8 e formaria BD, não?
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4363
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações químicas Empty Re: Ligações químicas

Mensagem por wagzep Sáb 22 Nov 2014, 10:43

Olá de novo.

Por qual livro você está estudando? Feltre?

Bom, considere então que B se une a D com duas ligações dativas e uma dupla ligação.
Assim, teríamos uma... tetra ligação?! Isso não está certo. Eu pelo menos nunca vi...

Átomos com 6 elétrons na última camada podem formar compostos com: duas ligações simples, dupla ligação e uma ligação simples, dupla ligação e duas ligações dativas. (se você estiver usando o Feltre, tem uma tabela mostrando isso).

Talvez a afirmação em negrito tenha lhe causado certa confusão. Repare que essas substâncias não são biatômicas. Se isso que você disse, ocorresse entre B e D, teríamos uma "tetra ligação", o que não existe. O mesmo vale para o C2.


Um exemplo de substância com dupla ligação e duas dativas, formadas por um átomo com 6 elétrons na última camada é o SO3:

Ligações químicas D-SO3

Porém, repare que a substância não é formada por apenas dois átomos, logo não ocorre "tetra" ligação. Portanto, o exemplo dado por você só poderia ocorrer nas circunstâncias acima.

t+
wagzep
wagzep
Iniciante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 21/09/2014
Idade : 27
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações químicas Empty Re: Ligações químicas

Mensagem por Ashitaka Sáb 22 Nov 2014, 12:51

Sim, estou usando o Feltre.
Eu também nunca vi uma tetra ligação, mas também não vi nenhuma restrição para que isso não acontecesse (pelo menos o livro não citou ou eu não percebi).

"Átomos com 6 elétrons na última camada podem formar compostos com: duas ligações simples, dupla ligação e uma ligação simplesdupla ligação e duas ligações dativas. (se você estiver usando o Feltre, tem uma tabela mostrando isso)."

Localizei a tabela aqui e ela diz que na 6A pode ter "2 covalências normais e até 2 dativas". O que você falou ali em vermelho não está errado? Seria 3 covalências ali e pelo que imaginei, não daria certo, e também não está de acordo com o que diz no livro.

Então podemos dizer que o que eu disse não serve porque teríamos uma tetra-ligação e isso não existe, isso? Mas há alguma explicação sobre porque não existe?

Obrigado :p
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4363
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações químicas Empty Re: Ligações químicas

Mensagem por wagzep Sáb 22 Nov 2014, 14:15

O livro também não faz qualquer menção, ou ao menos se quer um exemplo sobre uma possível tetra ligação.

Seriam três covalências, porém, o átomo central continuaria formando um octeto eletrônico.

Repare que a molécula O=S>O (SO3) está de acordo com o que eu disse. Claro que, em moléculas biatômicas, não daria certo, se eu disse isso, mals.

Quanto a "tetra" ligação, eu não sei lhe responder o motivo pelo qual não ocorre. Porém, nunca a presenciei.

É uma questão mais de se formar o octeto eletrônico do que imaginar possíveis variações para uma estrutura.

Enfim, se alguém souber algo mais aprofundado, ajude-nos.
wagzep
wagzep
Iniciante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 21/09/2014
Idade : 27
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações químicas Empty Re: Ligações químicas

Mensagem por Slendermanfísico Qua 10 Mar 2021, 13:52

Olá, bom eu resolvi como se o elemento B fosse o berílio no caso havendo a exceção do octeto, ai quando ele fizesse a ligação ele poderia se ligar com D fazendo apenas uma ligação dupla, ou estou enganado? desde já agradeço!.

Slendermanfísico
Iniciante

Mensagens : 28
Data de inscrição : 23/12/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações químicas Empty Re: Ligações químicas

Mensagem por Lucasarcosseno Sex 12 Mar 2021, 18:48

Olá. O berílio não possui elétrons desemparelhados para formar ligações. No entanto, verifica-se que quando o sal BeF2, sólido, é submetido a altas temperaturas, há a formação do composto molecular BeF2.
Isso acontece porque o átomo do berílio sofre uma hibridização do tipo sp, podendo realizar uma ligação simples com cada átomo de flúor. 
Para se formar uma ligação dupla, necessita-se de uma ligação sigma e outra pi. No berílio isso não é possível, já que não há orbitais p com elétrons desemparelhados.
Observando as respostas desse tópico, percebi que esqueceram totalmente da existência das ligações iônicas (a questão não traz nenhuma restrição sobre isso).  
BD pode simplesmente existir como um sal de um calcogênio com um metal alcalino terroso (ou simplesmente como um óxido), assim como A2D. 
Se há algo errado na alternativa E, está no C2. Esse composto poderia existir se seus átomos realizassem 4 ligações entre si. No entanto, para isso, considerando uma hibridização sp, seria necessário a existência de duas ligações sigma e duas pi, o que é impossível, visto que não há como haver duas sobreposições sigma entre dois átomos.
Lucasarcosseno
Lucasarcosseno
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 107
Data de inscrição : 22/02/2020
Localização : Salvador - BA

cadetepontes_1898 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações químicas Empty Re: Ligações químicas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos