Olá companheiro de fórum!

- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.

- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.

- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

Ligações químicas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ligações químicas

Mensagem por Ashitaka em Sab Nov 22 2014, 07:57

Conhecidas as estruturas de lewis (fórmulas eletrônicas) dos elementos:

Por que a letra E também não está correta? Se houvesse 2 dativas partindo de D para B e uma ligação dupla entre eles, ambos fechariam com 8 e formaria BD, não?

Ashitaka
Matador
Matador

Re: Ligações químicas

Mensagem por wagzep em Sab Nov 22 2014, 09:43

Olá de novo.

Por qual livro você está estudando? Feltre?

Bom, considere então que B se une a D com duas ligações dativas e uma dupla ligação.
Assim, teríamos uma... tetra ligação?! Isso não está certo. Eu pelo menos nunca vi...

Átomos com 6 elétrons na última camada podem formar compostos com: duas ligações simples, dupla ligação e uma ligação simples, dupla ligação e duas ligações dativas. (se você estiver usando o Feltre, tem uma tabela mostrando isso).

Talvez a afirmação em negrito tenha lhe causado certa confusão. Repare que essas substâncias não são biatômicas. Se isso que você disse, ocorresse entre B e D, teríamos uma "tetra ligação", o que não existe. O mesmo vale para o C2.

Um exemplo de substância com dupla ligação e duas dativas, formadas por um átomo com 6 elétrons na última camada é o SO3:

Porém, repare que a substância não é formada por apenas dois átomos, logo não ocorre "tetra" ligação. Portanto, o exemplo dado por você só poderia ocorrer nas circunstâncias acima.

t+

wagzep
iniciante

Mensagem por Ashitaka em Sab Nov 22 2014, 11:51

Sim, estou usando o Feltre.
Eu também nunca vi uma tetra ligação, mas também não vi nenhuma restrição para que isso não acontecesse (pelo menos o livro não citou ou eu não percebi).

"Átomos com 6 elétrons na última camada podem formar compostos com: duas ligações simples, dupla ligação e uma ligação simplesdupla ligação e duas ligações dativas. (se você estiver usando o Feltre, tem uma tabela mostrando isso)."

Localizei a tabela aqui e ela diz que na 6A pode ter "2 covalências normais e até 2 dativas". O que você falou ali em vermelho não está errado? Seria 3 covalências ali e pelo que imaginei, não daria certo, e também não está de acordo com o que diz no livro.

Então podemos dizer que o que eu disse não serve porque teríamos uma tetra-ligação e isso não existe, isso? Mas há alguma explicação sobre porque não existe?

Obrigado :p

Ashitaka
Matador
Matador

Mensagem por wagzep em Sab Nov 22 2014, 13:15

O livro também não faz qualquer menção, ou ao menos se quer um exemplo sobre uma possível tetra ligação.

Seriam três covalências, porém, o átomo central continuaria formando um octeto eletrônico.

Repare que a molécula O=S>O (SO3) está de acordo com o que eu disse. Claro que, em moléculas biatômicas, não daria certo, se eu disse isso, mals.

Quanto a "tetra" ligação, eu não sei lhe responder o motivo pelo qual não ocorre. Porém, nunca a presenciei.

É uma questão mais de se formar o octeto eletrônico do que imaginar possíveis variações para uma estrutura.

Enfim, se alguém souber algo mais aprofundado, ajude-nos.

wagzep
iniciante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: