Foto real do cometa

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir em baixo

Foto real do cometa - Página 3 Empty Foto real do cometa

Mensagem por Euclides em Qui 13 Nov 2014, 16:26

Relembrando a primeira mensagem :

A foto abaixo foi enviada pelo módulo que pousou com sucesso no cometa

Foto real do cometa - Página 3 Burn

Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Foto real do cometa - Página 3 Empty Re: Foto real do cometa

Mensagem por studies0001 em Seg 21 Dez 2015, 12:39

Sensacional a história do seu filho mestre Elcio, tal pai tal filho hehe. Sem dúvidas dá um motivacional extra pra pessoas que buscam trabalhar na área aeroespacial.
studies0001
studies0001
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Smasher em Seg 21 Dez 2015, 16:57

Poxa, eu me lembro de ter lido a respeito do assunto em um jornal no ano passado. Quem diria que no próximo ano iria descobrir um pouco mais a respeito, e bem aqui no fórum que ainda não tinha conhecido!
Parabéns ao Mestre e o seu filho, isso é incrível!!  Shocked 

Acho até que as revistas e jornais deveriam acessar esse belo tópico no PiR2 para enriquecer suas matérias. 
Ademais, é uma atitude muito nobre a dos mestres, monitores, e colegas do PiR2 que sempre estão no fórum resolvendo questões e ajudando alunos que querem crescer, coisa de primeiro mundo! Obrigado Wink
Smasher
Smasher
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Elcioschin em Sab 14 Maio 2016, 15:24

Avanços na área aeroespacial no Brasil, desenvolvidos pela USP de São Carlos, hoje, 14/05/2016, com a participação do Lucas do Projeto Rosetta:

http://www.saocarlosemrede.com.br/tecnologia/usp-de-sao-carlos-lanca-neste-sabado-sua-primeira-sonda-experimental-a-estratosfera
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por hugo araujo em Sab 21 Maio 2016, 19:42

Parabéns grande Élcio.  cheers
hugo araujo
hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Convidado em Ter 31 Maio 2016, 13:06

Parabéns mestre, muito inspiradora a história do seu filho. Isso me motivou mais ainda para eu escolher astronomia na UFRJ.
Muito obrigado, mestre, por me motivar mais ainda nos meus estudos. Além do mais, eu tenho gostos em comum com o seu filho rsrs... Gosto de guitarra também (mas não sei tocá-la), faço várias bases de música por dia (já fiz até trilhas sonoras para jogos  só com beatbox), estou fazendo natação numa boa (o único problema pra mim é aprender a dominar a virada olímpica, eita coisa difícil, mano), também gosto tanto do futebol tradicional, como até já joguei também em escolinha de futebol de salão (haha, bons tempos Very Happy ).
Muito obrigado mesmo por ter compartilhado essa história maravilhosa conosco. 
Um forte abraço.

Convidado
Convidado

Mensagem por Elcioschin em Qua 13 Jul 2016, 20:07

O experimento realizado pela USP/São Carlos em 14/05/2016 (citado logo acima) foi premiado pela:

community.balloonchallenge.org

com o "2nd Place Best Science Experiment GSBC: Zenith of Brasil"

With a very unique payload designed to open up in the stratosphere to study the affect of exposure to the stratosphere on microorganisms and biomolecules, team Zenith of Brazil has won 2nd place in the Best Science Experiment Category.

Link to report: here17

From the team: "The idea of working in the space was born when the Me. Lucas Fonseca, member of the Rosetta mission of ESA (European Space Agency) and former student of Mechatronics Engineering at EESC presented the CubeSat platform, a nanosatellites class, pointing several reasons found feasible to develop the university. He brought a theme of lunar exploration as a major challenge for the team. With the sympathy of some students the Zenith group was formed in mid-2013.

At its inception, the group has focused on basic training in the space, regular meetings with Lucas, who discussed the technologies currently employed, through some of his work experience in the European Space Agencies. Also, there was a job to find missions and interested in working with the group in carrying out scientific projects.

In mid-2014, through communication with two researchers at the National Synchrotron Light Laboratory (LNLS), a partnership was formed to conduct an experiment at high altitude, thereby designating the Zenith-USP for the development of the flight deck experiment.

The experiment

A high-altitude balloon was launched on May 14th of 2016 from São Carlos, state of São Paulo – Brazil. The balloon gondola, named Garatéa, was designed and built by the Zenith group of engineer students of the University of São Paulo (EESC - USP). It carried a system to expose an experiment consisted in some samples of extremophiles microorganisms and biomolecules to the stratosphere conditions for about 2 hours, collecting environmental information throughout the flight. The experiment was conducted by Douglas Galante - Brazilian Synchrotron Light Laboratory (LNLS) researcher - and by Fabio Rodrigues – Researcher and professor at the Institute of Chemistry, IQ USP – and by AstroLab (an USP astrobiology researchers team) members The main goal of this experiment was to probe the resilience of the microorganisms themselves, as well as the detectability of molecular biomarkers after an exposition to the stratospheric conditions. For this first flight, the gondola was retrieved and the samples were analyzed in laboratory, but future experiments are already being planned with in situ and in real time experiments."

O grupo foi premiado com um novo balão e um novo paraquedas (para lançamento e resgate de futuro experimento)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Elcioschin em Qui 28 Jul 2016, 10:54

Informações recentes (27/07/2016) do projeto Rosetta:

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1065532790195584&id=978193565596174
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Foto real do cometa - Página 3 Empty "Farewell, Silent Philae"

Mensagem por Euclides em Qui 28 Jul 2016, 14:23

O adeus dá uma certa nostalgia. O silencioso Philae agora viaja no dorso de seu corcel cósmico, enquanto aguarda Rosetta,  quem sabe pelo resto de toda a eternidade. Leva consigo o ambicioso sonho humano e o nome de Lucas Fonseca, um brasileiro, filho do nosso grande amigo, parceiro e mestre.

Parabéns, Elcioschin!! Um feito!

Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Elcioschin em Dom 11 Set 2016, 17:46

Está previsto, para dia 30/09/16, o pouso da sonda espacial Rosetta no cometa, encerrando este célebre projeto espacial.

E o módulo de pouso Philae, que se encontrava perdido no solo do cometa, desde que se esgotaram suas baterias, em 2015, foi "encontrado" pela sonda Rosetta, no dia 02/09/16.

http://pt.aleteia.org/2016/09/05/sonda-espacial-rosetta-encontra-robo-philae-em-cometa-67p/

Será exibido hoje, 11/09/16, no Fantástico, uma reportagem a respeito. Sugiro, a todos que tenham tomado conhecimento, assistí-la.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Elcioschin em Sab 01 Out 2016, 14:22

Ontem, 30/09/2016 a nave Rosetta "pousou" no cometa, encerrando esta célebre missão da ESA (Agência Espacial Europeia).

Houve ampla divulgação do fato, nas redes de TV e certamente haverá em jornais e revistas técnicas. Espero que tenham acompanhado.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Pré-Iteano em Sab 01 Out 2016, 17:07

Caramba, mestre. Só hoje fui ver este post.

Tenho acompanhado as etapas deste grande feito da engenharia desde o ano passado, e nem fazia ideia de que o seu filho fez parte desse projeto.

Também pretendo seguir na área da Engenharia Aeroespacial. Assim como o seu filho, também sempre tive - e ainda tenho - o sonho de poder trabalhar em uma grande agência espacial como a NASA ou a ESA, ou mesmo a SpaceX, um dia.

Parabéns pelo seu filho, mestre! Que continue ousando grandes feitos como este!

Monitor
Monitor

Mensagem por Elcioschin em Sab 01 Out 2016, 19:20

Então corra atrás do seu sonho, Pré-Iteano: só depende de você!!!
E se levar este sonho a sério, como leva a sério os seus estudos e a sua participação no fórum, tenho certeza de que conseguirá realizá-lo: é só uma questão de tempo.
Caso, no futuro, queira fazer contato com o Lucas, basta me contatar por MP.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por WernerHeisen em Sab 01 Out 2016, 19:42

Não sabia que seu filho trabalhou nesse projeto (nem que você tinha filhos). 
O filho da minha professora de física se formou em engenharia elétrica com 23 anos e no mesmo ano passou em 4º lugar para trabalhar na Itaipu. Belo exemplo.

WernerHeisen
Padawan
Padawan

Mensagem por Matheus José em Ter 29 Nov 2016, 13:22

http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2016/11/e-oficial-brasil-vai-lancar-primeira-missao-lua-em-2020.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=post

Cita o Lucas Fonseca.
Matheus José
Matheus José
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Elcioschin em Ter 29 Nov 2016, 16:58

Matheus José

Eu já tinha lido. Apareceu também em:

1) Folha de São Paulo 29/11 - O Brasil vai lançar sua primeira missão à Lua

2)  http://brazilianspace.blogspot.com.br/2016/11/agora-e-oficial-brasil-vai-pra-lua-em.html

Infelizmente eu não pude comentar nada antes porque o assunto envolvia sigilo, até ontem.

O Euclides já está sabendo. Provavelmente ele deverá noticiar algo a respeito. E o fórum poderá ser importante para a missão, divulgando o assunto para os quase 200 000 usuários e muitos milhares de não usuários que acessam o fórum.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: