PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cursinho preparatório & custo de vida

3 participantes

Ir para baixo

Cursinho preparatório & custo de vida Empty Cursinho preparatório & custo de vida

Mensagem por Orihara Dom 12 Out 2014, 12:36

Bom dia pessoal, tudo bem?

Cá estou mais uma vez fazendo uma pergunta (será que tem badge de "perguntador"?)! Razz 

Dentre os meus passos para o início de minha preparação, eis que este é o último:

  1. Dicas para material de estudos! Done! Pessoal do Pir2 detonou++!
  2. Comprar livros para iniciar os estudos! Done! Materiais sugeridos anteriormente comprados (aguardando a chegada Cool).
  3. Informações sobre cursinhos preparatórios! In progress...


Então pessoal, como visto na lista acima, preciso de uma última ajuda acerca da preparação: qual/quais o(s) melhor(es) cursinho(s) localizado(s) em regiões com um custo de vida baixo?
Esse "custo de vida baixo" se deve ao fato de eu não ter condições financeiras de pagar a mensalidade de um curso e ainda mais os gastos com moradia, etc.

Os cursinhos que gostaria de obter informações são os que oferecem bolsas de estudos via ENEM, Histórico Escolar, Prova, etc. Pois apenas com uma bolsa generosa eu talvez teria condições de me manter longe e fora do trabalho. Visto que estou disposto a dividir apartamento com outras pessoas que se mudaram para estudar nessas escolas também.

As informações que mais queria, são as seguintes:

  1. Qual a forma de ingresso? Consigo bolsa por esses meios?

  2. A cidade em que se localiza o colégio é um local de custo de vida baixo?

  3. Vale a pena já no primeiro ano de preparação entrar nessas escolas? Ou é melhor ficar um ano se preparando, e após esse "embasamento" partir pra um cursinho?


Pessoal, fico no aguardo de suas maravilhosas respostas. Além de eu imaginar que talvez as informações que você irão me apresentar, podem ajudar certamente outros estudantes com uma vontade imensa de entrar para escolas militares e que não tenham condições financeiras tão altas para manter todo um preparo bem elaborado para esses vestibulares.

Obrigado mais uma vez,
abraços.
Orihara
Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 699
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 28
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Cursinho preparatório & custo de vida Empty Re: Cursinho preparatório & custo de vida

Mensagem por JoaoLeal96 Qui 23 Out 2014, 09:42

pois é eu também tenho interesse mas tenho algumas duvidas, entretanto tenho algumas respostas para a sua pergunta:
vamos lá primeiramete vou responder as duas primeiras perguntas:
Poliedro, São José dos Campos ou São Paulo, custo de vida das duas é um pouco alto, más a de São Paulo é maior, em São José tem algumas pensões mais baratas em torno e 350,00 até 800,00, algumas incluem lavadeira e alimentação completa (café da manhã, almoço e jantar) entretanto essas ficam em torno de 1200,00 a 1500,00 por mês. Conseguir bolsa nessa escola é um dilema, passe no IME que tem bolsa completa ou faça a prova de bolsa deles que é bastante dificil nivel EPCAR/CN cai muita algebra (nunca fiz mas já vi a prova) as provas para a turma ITA de São José sao feitas no Rio de Janeiro (somente uma prova) e as provas para a turma de São Paulo são feitas na mesma cidade (são várias provas) .
Farias Brito, Fortaleza, cursto de vida bem menor comparado à São José e São Paulo, alguns estudantes escolhem essa escola por ser mais facil conseguir bolsa (prova, meritos academicos, desempenho no ITA/IME, mas se chorar um pouquinho acho que tambem consegue)  e pelo custo de vida, as pensões ficam em torno de 350,00 a 600,00 más a alimentação é mais barata.
Ari de Sá, Fortaleza, similar ao Farias Brito.
Elite Rio, Rio de Janeiro, foco no IME e as bolsas são da mesma forma. 
Elite Campinas, Campinas, tem foco no ITA, as bolsas idem, custo de vida da cidade também um pouquinho acima como é no estado de São Paulo.
Elite Curitiba, Curitiba, este não tem nada a ver com os Elites anteriores, usam o sistema poliedro mas so oferecem 50% de bolsa.
bom é isso ai eu conheço somente esses (se Deus quizer estaremos em um desses cursinhos ano que vem e no final do ano seremos aprovados), sobre a terceira pergunta, acho que não é necessário você ter que ficar um ano embasando más sim, é necessário uma base se não vai ficar um pouco pra trás da turma, estude daqui até começar o cursinho (matematica, fisica e quimica) estude com os materiais do poliedro que são muito bons que você pelo menos já conheçe um pouco.
JoaoLeal96
JoaoLeal96
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 515
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 27
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cursinho preparatório & custo de vida Empty Re: Cursinho preparatório & custo de vida

Mensagem por Harim Qui 23 Out 2014, 12:09

Aproveitando a deixa, JoãoLeal, onde vc viu a prova do concurso de bolsa do Poliedro ? Queria dar uma olhada tbm ! hehe
Entre esses que vc citou, acho q valem mais a pena o Poliedro SJC e algum do Ceará (Arí, FB, etc ..)
Harim
Harim
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 124
Data de inscrição : 06/08/2013
Idade : 29
Localização : Ponta Grossa, PR, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cursinho preparatório & custo de vida Empty Re: Cursinho preparatório & custo de vida

Mensagem por Orihara Qui 23 Out 2014, 12:34

Obrigado pelas dicas pessoal. E estaremos em um desses sim João!!  cheers cheers cheers

Para mim a melhor opção seria algum cursinho de Fortaleza por conta do baixo custo de vida e do próprio curso em si. Além de que pretendo dividir uma moradia com mais estudantes interessados, assim já ajuda também com as despesas e formamos um grupo de estudo simultaneamente. Sem falar que aceitam mais opções na hora de ceder uma bolsa! Very Happy 

Gostaria de saber também se vocês já sabem a data que serão feitas as provas de bolsa e, questiono também onde você conseguiu essas provas de bolsa, hehehe. Já é bom ir dando uma treinada. Wink
Orihara
Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 699
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 28
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Cursinho preparatório & custo de vida Empty Re: Cursinho preparatório & custo de vida

Mensagem por JoaoLeal96 Seg 03 Nov 2014, 10:48

a prova que eu consegui do poliedro foi daqui mesmo do forum, para estudar o conteudo da prova de bolsa do poliedro faça o primeiro livro do caderno turma ITA (tem na net pra download) é exatamente aquele conteudo que cai na prova. 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
sobre as datas, a do elite campinas é 20 de dezembro mas quem passou na primeira fase do IME ganha 100% (nao acredito que nao fiz a prova) a do poliedro SJC ano passado foi dia 11 de janeiro e de SP teve varios dias até dia 30 de janeiro, ari de sa já foi nao sei se tera outra prova, farias brito não divulgou as datas ate o momento.
OBS se ficou um pouco confuso a prova de bolsa do poliedro SP é feita em SP capital
JoaoLeal96
JoaoLeal96
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 515
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 27
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cursinho preparatório & custo de vida Empty Re: Cursinho preparatório & custo de vida

Mensagem por Orihara Seg 03 Nov 2014, 12:39

Obrigado mais uma vez JoaoLeal96! Very Happy

O maior problema pra mim é que esses cursos do Poliedro ou outros que tem em SP são demasiado caros, em contra partida os de Fortaleza são mais acessíveis pra mim, pois o dinheiro que posso injetar caso eu não estiver trabalhando é bem baixo.

Eu gostaria de talvez tentar uma entrevista, mostrar meu rendimento escolar (histórico escolar) e até mesmo o resultado de um concurso que participei recentemente, o qual fiquei em uma boa colocação. Apresentando esses dados talvez eu imagino que conseguiria mais algum desconto, além da nota da prova. Acredito que força de vontade e comprometimento também são coisas que devem ser levadas em consideração.

Aliás, comecei recentemente meu embasamento pelo livro do Aref e pelo Tópicos de Física. Vale a pena dar uma estudada no material da Poliedro mesmo com a incerteza da minha participação na prova da bolsa? Razz
Orihara
Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 699
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 28
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Cursinho preparatório & custo de vida Empty Re: Cursinho preparatório & custo de vida

Mensagem por JoaoLeal96 Seg 03 Nov 2014, 15:30

depende, se você quiser ver pra estudar pro ITA ou para a prova do poliedro vale a pena sim, se não continue estudando o aref e o topicos.
JoaoLeal96
JoaoLeal96
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 515
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 27
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cursinho preparatório & custo de vida Empty Re: Cursinho preparatório & custo de vida

Mensagem por Orihara Seg 03 Nov 2014, 16:04

JoaoLeal96 escreveu:depende, se você quiser ver pra estudar pro ITA ou para a prova do poliedro vale a pena sim, se não continue estudando o aref e o topicos.

Entendi. Vou dar uma olhada nesse material então. Todo o conhecimento que eu conseguir agregar vai ser ótimo pra minha preparação ITA. Very Happy
Orihara
Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 699
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 28
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Cursinho preparatório & custo de vida Empty Re: Cursinho preparatório & custo de vida

Mensagem por Harim Seg 03 Nov 2014, 21:19

JoaoLeal96 escreveu:a prova que eu consegui do poliedro foi daqui mesmo do forum, para estudar o conteudo da prova de bolsa do poliedro faça o primeiro livro do caderno turma ITA (tem na net pra download) é exatamente aquele conteudo que cai na prova. 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
sobre as datas, a do elite campinas é 20 de dezembro mas quem passou na primeira fase do IME ganha 100% (nao acredito que nao fiz a prova) a do poliedro SJC ano passado foi dia 11 de janeiro e de SP teve varios dias até dia 30 de janeiro, ari de sa já foi nao sei se tera outra prova, farias brito não divulgou as datas ate o momento.
OBS se ficou um pouco confuso a prova de bolsa do poliedro SP é feita em SP capital

Puts, obrigado em mano !
Bem que esses 100% de bolsa pela aprovação na 1a fase IME poderia ser no Poliedro, né não ? skpaskoa

Eh a matéria do Caderno 0 do Polied.  Vlw!
Harim
Harim
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 124
Data de inscrição : 06/08/2013
Idade : 29
Localização : Ponta Grossa, PR, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cursinho preparatório & custo de vida Empty Re: Cursinho preparatório & custo de vida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos