PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunta teórica; transmissão de calor

2 participantes

Ir para baixo

Pergunta teórica; transmissão de calor Empty Pergunta teórica; transmissão de calor

Mensagem por marinhammeslz Seg 29 Set 2014, 10:08

1) Com base nos processos de transmissão de calor, analise as proposições a seguir:
I - A serragem é melhor isolante térmico do que a madeira, da qual foi retirada, porque entre as partículas de madeira da serragem existe ar, que é um isolante térmico melhor que a madeira.
II - Se a superfície de um lago estiver congelada, a maior temperatura que a camada de água do fundo poderá atingir é 2C.
III - O interior de uma estufa de plantas é a mais quente que o exterior, porque a energia solar que atravessa o vidro na forma de raios infravermelhos é parcialmente absorvida pelas plantas e demais corpos presentes e depois emitida por eles na forma de raios ultravioletas que não atravessam o vidro, aquecendo assim o interior da estufa.
IV - Durante o dia, sob as túnicas claras que refletem boa parte da energia do sol, os beduínos no deserto usam roupa de lã, para minimizar as trocas de calor com o ambiente.

Quais proposições são verdadeiras?

Resposta: I e IV



Eu entendi a razão da I e IV serem verdadeiras, mas não entendi o motivo da III ser falsa. Não seria esse mesmo o processo da estufa? Ela não seria mais aquecida do que o meio externo? E a II eu não colocaria como verdadeira, mas não compreendo bem o por quê de ser falsa. O gelo não é isolante? 

Quem puder me ajudar, eu agradeceria muito!! Obrigada!! =)

marinhammeslz
Padawan
Padawan

Mensagens : 54
Data de inscrição : 15/04/2014
Idade : 29
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta teórica; transmissão de calor Empty Re: Pergunta teórica; transmissão de calor

Mensagem por Euclides Seg 29 Set 2014, 17:24

III - O interior de uma estufa de plantas é a mais quente que o exterior, porque a energia solar que atravessa o vidro na forma de raios infravermelhos é parcialmente absorvida pelas plantas e demais corpos presentes e depois emitida por eles na forma de raios ultravioletas que não atravessam o vidro, aquecendo assim o interior da estufa.
é exatamente o contrário.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos