Olá companheiro de fórum!

- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.

- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.

- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

Equilíbrio Químico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Equilíbrio Químico

Mensagem por Gianluigi em Ter Set 16 2014, 10:21

Sulfato de cobre sólido penta-hidratado (CuSO4 . 5H2O(c)) é colocado em um recipiente fechado, de volume constante, previamente evacuado, provido de um medidor de pressão e de um dispositivo de entrada/saída para reagentes. A 25ºC é estabelecido, dentro do recipiente, o equilíbrio representado pela equação química:

Quando o equilíbrio é atingido, a pressão dentro do recipiente é igual a 7,6mmHg. A seguir, a pressão de vapor da água é aumentada para 12mmHg e um novo equilíbrio é restabelecido na mesma temperatura. A respeito do efeito e aumento da pressão de vapor da água sobre o equilíbrio de dissociação do (CuSO4 . 5H2O(c))qual das opções seguintes contém a afirmação ERRADA?

a) O valor da constante de equilíbrio Kp é igual a 1,0 × 10–4. 
b) A quantidade de água na fase gasosa permanece praticamente inalterada. 
c) A concentração (em mol/L) de água na fase (CuSO4 . 3H2O(c)) permanece inalterada. 
d) A concentração (em mol/L) de água na fase sólida total permanece inalterada. 
e) A massa total do conteúdo do recipiente aumenta.

Gabarito: D
--------------------------------------------------------------------

Então pessoal, eu compreendo que a alternativa D seja correta. Minha dúvida é o porquê de a alternativa C estar incorreta.

Ao se adicionar H2O(g) para aumentar a pressão de vapor a reação é deslocada para a esquerda para atingir o novo equilíbrio. Nesse processo não há consumo do CuSO4 . 3H2O(c) ? Como pode sua concentração permanecer inalterada ?

Gianluigi
Padawan
Padawan

Re: Equilíbrio Químico

Mensagem por Matheus Bertolino em Dom Set 21 2014, 18:48

Concentração é diferente de quantidade. Perceba que a proporção de água na fase CuSO4.3H2O é constante (1:3), ou seja, o consumo não irá afetar a concentração de água nessa fase, que será sempre a mesma. Se ele falasse a mesma coisa apenas pro CuSO4.5H2O, também seria verdade. Essa concentração só vai aumentar devido a adição de água quando você analisar a fase sólida do sistema por inteiro.
=)

Matheus Bertolino
Fera
Fera

Re: Equilíbrio Químico

Mensagem por EstudanteCiencias em Ter Set 27 2016, 17:37

Galera eu fiquei um pouco confuso sobre a letra D, quando ele diz que a concentração de agua na fase solida total permanece inalterada, a agua na fase solida não é a agua presente no CuSO4.5H2O? Se sim, de acordo com a letra C, a concentração nao permaneceu inalterada? 

Quero dizer, quando se aumenta a pressao de vapor, o equilibrio é deslocado no sentido da reação inversa, aumentando a quantidade de CuSO4.5H2O mas a concentração nao se mantem constante?

EstudanteCiencias
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: