PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hereditariedade e evolução biológica

2 participantes

Ir para baixo

Hereditariedade e evolução biológica Empty Hereditariedade e evolução biológica

Mensagem por Emily Stephanny Dom 14 Set 2014, 01:55

A resposta é a alternativa A, mas eu tinha marcado a D, depois de conferir a resolução é explicado que as características são genéticas destes hormônios e mediadores químicos e não essencialmente das fêmeas, mas que são passadas para elas e para os machos, porém apenas elas os manifestam. Alguém sabe me dizer como eu posso saber exatamente quando as características são passadas para ambos geneticamente e diferenciar das que são geneticamente exclusivamente femininas ou masculinas em casos como dessa questão, que geram ambiguidade e induzem desavisados ao erro, como eu   😢 ?

Experimentos realizados no século XX demonstraram que hormônios femininos e mediadores químicos atuam no comportamento materno de determinados animais, como cachorros, gatos  e  ratos,  reduzindo  o  medo  e  a  ansiedade, o que proporciona maior habilidade de  orientação  espacial. Por essa razão, as fêmeas desses animais abandonam a prole momentaneamente, a fim de encontrar alimentos, o que ocorre com facilidade e rapidez. Ainda, são capazes de encontrar rapidamente o caminho de volta para proteger os filhos.
VARELLA, D. Borboletas da alma: escritos sobre ciência e saúde.
Companhia das Letras, 2006 (adaptado).
 
Considerando a situação descrita sob o ponto de vista da hereditariedade e da evolução biológica, o comportamento materno decorrente da ação das substâncias citadas é





 a) transmitido de geração a geração, sendo que indivíduos portadores dessas características terão mais chance de sobreviver e deixar descendentes com as mesmas características.   b) transmitido em intervalos de gerações, alternando descendentes machos e fêmeas, ou seja, em uma geração recebem a característica apenas os machos e, na outra geração, apenas as fêmeas.   c) determinado pela ação direta do ambiente sobre a fêmea quando ela está no período gestacional, portanto todos os descendentes receberão as características.   d) determinado pelas fêmeas, na medida em que elas transmitem o material genético necessário à produção de hormônios e dos mediadores químicos para sua prole de fêmeas, durante o período gestacional.   e) determinado após a fecundação, pois os espermatozoides dos machos transmitem as características para a prole e, ao nascerem, os indivíduos são selecionados pela ação do ambiente.
Emily Stephanny
Emily Stephanny
Iniciante

Mensagens : 35
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 26
Localização : Cuiabá, MT, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Hereditariedade e evolução biológica Empty Re: Hereditariedade e evolução biológica

Mensagem por LPavaNNN Dom 14 Set 2014, 05:13

só genes no cromossomo y, que serão passados apenas de pai para filho, o restante dos genes de um indivíduo vem dos pais, igualmente, portanto, os outros genes (que n estão no cromossomo sexual y), podem ser passados para descendentes de ambos o sexo, diferenciando apenas em questão de '' manifestar ou não em determinado sexo'' .

No caso específico da questão:

  a resposta d, estaria errada em qualquer ocasião, pois, em mamíferos, as fêmeas são xx, os machos, são  xy, OU seja, mesmo que a herança para a característica dada na questão, fosse ligada ao cromossomo sexual x, esse gene poderia passar aos descendentes machos , afinal, esses tem 1 cromossomo sexual x, proveniente da mãe.

  Na questão não foi necessário fornecer dados de onde os genes pra essa característica ficam, justamente por serem fêmeas, porém, se fosse uma característica vista apenas em machos, essa informação teria que ser dada .

LPavaNNN
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 928
Data de inscrição : 22/04/2012
Idade : 30
Localização : Goiânia/GO Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Hereditariedade e evolução biológica Empty Re: Hereditariedade e evolução biológica

Mensagem por Emily Stephanny Dom 14 Set 2014, 05:33

Ah! Entendo, então a exclusividade de genes específicos é dos machos por causa do cromossomo y. Isso é pelo menos lógico, visto as condições que você colocou, como eu não percebi antes ¬¬ Se o y determina o sexo masculino vai determinar as características específicas, e só pra esse sexo. Eu fiz uma confusão na cabeça misturando cromossomos somáticos, os 22, mas de qualquer forma a fêmea vai passar os mesmos 22 somáticos para a prole do sexo masculino junto do x sexual, nada a ver o que eu estava pensando kkkkk Obrigada mesmo por esclarecer  Very Happy Very Happy Very Happy
Emily Stephanny
Emily Stephanny
Iniciante

Mensagens : 35
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 26
Localização : Cuiabá, MT, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Hereditariedade e evolução biológica Empty Re: Hereditariedade e evolução biológica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos