Olá companheiro de fórum!



- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.


- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.


- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

(UPE) A água de um rio contém diversos tipos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

(UPE) A água de um rio contém diversos tipos

Mensagem por GLAYDSON em Dom Ago 31 2014, 09:51

(UPE) A água de um rio contém diversos tipos de poluentes que a tornam imprópria para o consumo humano. Para torná-la potável,é necessário submetê-la a processos químicos próprios de uma estação de tratamento de água. Uma das etapas do tratamento de água é a floculação, que se fundamenta na formação do hidróxido de alumínio, um precipitado gelatinoso, que adsorve, em sua superfície, as impurezas existentes na água. Num tanque de floculação, adiciona-se à água do rio que foi captada o sulfato de alumínio, que é um dos reagentes usados para esse fim. Com
relação à etapa de floculação, é CORRETO afirmar que

A) para facilitar a formação do hidróxido de alumínio, deve-se adicionar ao tanque de floculação uma substância que acidifique o meio.
B) o sulfato de alumínio é usado como reagente floculante, porque o , ao se hidrolisar, origina o ácido sulfúrico, que é um excelente coagulante.
C) as substâncias alcalinas adicionadas ao tanque de floculação facilitam a formação do hidróxido de alumínio, que é o agente floculante.
D) a adição de carbonato de sódio ao tanque de floculação impede a formação dos flocos, pois esse sal em meio aquoso acidifica o meio.
E) a hidrólise do sulfato de alumínio produz, no tanque de floculação, um meio fortemente alcalino, com valor de pH acima de 10.








Gab: C



Não entendi a reação: 
2Al³+  +  3SO4²-  +  6OH-  ----->   2Al(HO)3  +  3SO4²-




Se vai sobrar um íon negativo, 3SO4²-, por quê não reage com o hidrogênio da água que foi retirado (OH-)? Assim formaria o ácido sulfúrico.

GLAYDSON
Jedi
Jedi

Mensagens : 451
Data de inscrição : 14/11/2012
Idade : 24
Localização : PAULISTA, PERNAMBUCO, BRASIL

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (UPE) A água de um rio contém diversos tipos

Mensagem por saulocoaster em Dom Ago 31 2014, 17:12

Como Sulfato de Alumínio é um sal bastante solúvel em água, conclui-se que os o meio vai ficar cheio de Sulfato e de ión Alumínio().
A adição de uma base vai deixar o meio com hidroxila. Essa mesma hidroxila "vai atrás" do íon Alumínio, pois irá formar o precipitado. Desta forma a adição de uma base favorece a formação do Hidróxido de Alumínio.

Bom, o processo da água se transformar em H+ e OH- é pouco favorecido, tanto que a água é um eletrólito fraco. O íon hidroxila não vem da água e sim da substância alcalina que foi adicionada.

saulocoaster
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 121
Data de inscrição : 31/05/2013
Idade : 19
Localização : Salvador

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum