PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Abandonar o cursinho e estudar em casa?

3 participantes

Ir para baixo

Abandonar o cursinho e estudar em casa? Empty Abandonar o cursinho e estudar em casa?

Mensagem por MardyBum Ter 26 Ago 2014, 20:00

Olá pessoal! Sou nova aqui no fórum e tenho que dizer que tô adorando ser membro. Smile Vou relatar aqui minhas experiências como vestibulanda e gostaria de sugestões de como melhorar meus estudos... Preparem-se para o momento ~desabafo~ hehe
Não estou muito feliz no cursinho pré-vestibular, apesar de ele ser um dos mais conceituados que existem por aí. Isso acontece porque eu não tenho muito tempo para estudar, pois tenho que trabalhar para arcar com os custos Razz Ando um pouco desmotivada, e tento me reanimar todos os dias, mas sei que do jeito que as coisas andam não vai dar para eu conseguir o que eu quero: passar em jornalismo na USP. 
Antes de entrar para o cursinho, eu já tinha saído do ensino médio há um ano, no qual me dediquei quase que exclusivamente a ser professora de inglês. Ao recomeçar a estudar as matérias, fiquei meio perdida, e vi que "enferrujei". Retomar as disciplinas de humanas foi fácil, mas retomar exatas foi difícil e continua sendo. E agora, com a abertura das inscrições para os vestibulares, estou em um impasse: me inscrevo neles ou estudo mais um ano? Ah! E ainda tem um detalhe: no terceiro ano do ensino médio, cheguei a prestar a FUVEST e a VUNESP e passei para a segunda fase desta última. Entretanto, não compareci ao segundo dia da segunda fase por motivos psicológicos (sou muito nervosa e ansiosa). No final, eu tinha até ido bem, e creio que teria passado. Mas eu tinha também a ideia fixa de estudar na USP, e continuo tendo, o que me fez colocar a UNESP de lado. Fico pensando comigo: se eu não queria a UNESP e abri mão dela para tentar a USP, por que neste ano eu faria o vestibular da UNESP outra vez? Não teria sido em vão todo o sacrifício? 
Embora esteja indecisa pra caramba, de uma coisa tenho certeza: é jornalismo que eu quero! Já vejo isso como algo positivo... Agora tenho de resolver o resto. Estou pensando seriamente em largar o cursinho, porque sempre ouço relatos de pessoas que conseguem estudar sozinhas e alcançam o que querem. Será que uma boa organização, umas aulas particulares de matemática e física, não são melhores do que estudar cansada três horas diariamente? Bom, amigos, espero que me digam suas opiniões... E desculpa o texto longo! Abraços.
MardyBum
MardyBum
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 29
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Abandonar o cursinho e estudar em casa? Empty Re: Abandonar o cursinho e estudar em casa?

Mensagem por JoaoLeal96 Qua 27 Ago 2014, 00:12

passar no vestibular nao é obrigatorio fazer cursinho mas ajuda. Eu sou autodidata e eu posso falar que eu nunca estudei tanto como eu estudo agora nunca senti tanta facilidade como eu sinto agora com os conteudos do EM outra coisa estudar por conta propria te da a oportunidade de criar um horario flexivel como voce disse que trabalha pra pagar o cursinho poderia deixar de trabalhar para se dedicar exclusivamente aos estudos, entretanto ser autodidata exige um esforço maior no quesito disciplina (o motivo porque muitos nao passam) mas sim é possivel passar em qualquer universidade. 
Estudo para o ITA entao no meu vestibular tem apenas 5 materias so que duas normalmente estudamos menos (portugues e ingles) e nos dedicamos mais a fisica, quimica e matematica, eu falei do ITA porque como so tem 3 materias que sao mais estudadas podemos usar nao apenas um livro mas varios para um mesmo conteudo e com isso nao esquecemos o conteudo em 2 meses, ja a FUVEST cobra todos os conteudos, acontece que a maioria estuda mas esquece o conteudo ate o dia do vestibular, por isso se tem mais dificuldade em exatas estude 2 livros diferentes de cada conteudo (matematica, fisica e quimica) com isso voce nao esquece e outra coisa é claro que um professor ao vivo te explicando o exercicio é mais facil mas o PiR2 tambem faz isso so que nao tem som rsrsrsr.
JoaoLeal96
JoaoLeal96
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 515
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 27
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Abandonar o cursinho e estudar em casa? Empty Re: Abandonar o cursinho e estudar em casa?

Mensagem por Euclides Qua 27 Ago 2014, 00:30

JoaoLeal96 escreveu: ...é claro que um professor ao vivo te explicando o exercicio é mais facil mas o PiR2 tambem faz isso so que nao tem som rsrsrsr.
é mesmo uma pena que não tenhamos som e imagem animada... infelizmente não tenho recursos para trabalhar algumas vídeo-aulas, mas posso recomendar as vídeo-aulas do [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (nerckie), que aliás também nos recomenda.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Abandonar o cursinho e estudar em casa? Empty Re: Abandonar o cursinho e estudar em casa?

Mensagem por MardyBum Qua 27 Ago 2014, 19:22

É mesmo, João! Noto que quando estudo o mesmo conteúdo de maneiras diferentes consigo lembrar dele depois com mais facilidade, e disciplina é TUDO na nossa vida... Obrigada por essa dica! E boa sorte para nós vestibulandos!!! 
Ah, e sou muito grata a pessoas como o Euclides e outros moderadores que nos ajudam! Very Happy São pessoas maravilhosas!
MardyBum
MardyBum
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 29
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Abandonar o cursinho e estudar em casa? Empty Re: Abandonar o cursinho e estudar em casa?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos