A Informática como ferramenta para a educação

Ir em baixo

A Informática como ferramenta para a educação Empty A Informática como ferramenta para a educação

Mensagem por Almeida. em Qui 14 Ago 2014, 16:51

Olá, amigos.. Gostaria de compartilhar minha redação com vocês. Tá chegando o dia do concurso e estou ajeitando os preparativos finais.. A redação é um deles, rss' Vou fazer o concurso da EsPCEx e lá, a redação é puramente de caráter eliminatório. Eles buscam no candidato a aptidão à norma culta, coesão, clareza e um bom posicionamento/opinião acerca do assunto debatido. Se vocês pudessem dar uma nota ao final do julgamento, eu agradeceria imensamente!

Tema EsPCEx 2012: A Informática como ferramenta para a educação.
Título: "Informática: Herói ou vilão?"

No mundo atual, em pleno auge da globalização, uma das ferramentas que mais são utilizadas, em todo o mundo, é, sem dúvida, a computação.

Milhões de pessoas, em todos os países, já dispõem, hoje, de acesso à informática. Seja por meio de um computador, celular ou tablet, sua presença é muito marcante e sua influência, irreversível. Empresas usam da computação para integrar seus sistemas operacionais, por vezes interligando filiais espalhadas por territórios até mesmo internacionais. Emissoras de televisão e jornais ganham dinheiro lançando propagandas na rede. As cédulas monetárias, que movimentam, literalmente, toda a economia global, são impressas por máquinas que fazem uso de um programa de computador. São inúmeros exemplos que comprovam o imenso poder de mudar as coisas que a computação carrega consigo.

Há, porém, o outro lado da moeda. A informática, infelizmente, quando em mãos erradas, deixa de ser um instrumento edificador da sociedade para se tornar uma arma capaz, inclusive, de matar. É muito comum, hoje em dia, por exemplo, vermos em noticiários, casos de pedofilia, onde as vítimas acabam sendo agredidas fisicamente, pelo ato sexual, e moralmente, quando suas fotos íntimas vão parar na internet. Não raramente, ouve-se falar de alguém que se matou por não aguentar as críticas e os olhares nas ruas, devidos ao material exposto. As autoridades competentes até tentam, mas é impossível impedir que fatos desta natureza ocorram.

É necessário, portanto, que cada indivíduo se conscientize e faça uso correto dos meios da computação. Que os pais reforcem o cuidado sobre seus filhos e que políticas educacionais sejam implantadas nas escolas para educar, desde cedo, nossos futuros adultos. Com pessoas "educadas" e conscientes, a informática, em geral, poderá ser usada, finalmente, apenas para o bem da humanidade.

É isso, amigos! Espero não ter esquecido nenhuma parte, rss'

Almeida.
iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 10/05/2014
Idade : 23
Localização : Joinville, Santa Catarina, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum