PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teoria atomica de Bohr e Modelo quântico

2 participantes

Ir para baixo

Teoria atomica de Bohr e Modelo quântico Empty Teoria atomica de Bohr e Modelo quântico

Mensagem por marioh Qui 07 Ago 2014, 20:42

Bom, nao sei se este tópico está no lugar correto mas o postarei aqui Very Happy.
Ainda estou no primeiro ano e me surgiram algumas duvidas a respeito deste tema no titulo do topico, gostaria que alguem me ajudasse a esclarece-los, ou pelo menos me forneça uma fonte onde eu possa pesquisar com maior profundidade este assunto.
As duvidas sao as seguintes:
Segundo esta teoria, se for fornecida uma energia insuficiente para fazer o "salto quantico", o elétron do átomo de hidrogênio simplesmente não absorve essa energia?
No modelo atômico segundo a mecânica quântica não se pode medir simultaneamente o momento e a posição de um elétron, mas pode-se prever que tipo de movimento o elétron faz ao redor do núcleo(o formato deste movimento[elíptico, circular, etc]) uma vez que pode-se medir sua posição?

Me interesso bastante pelas teorias atomicas e nao consegui sanar estas duvidas nos livros de quimica em que pequisei.
Se alguem puder ajudar ficarei muito agradecido Very Happy
marioh
marioh
Iniciante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 07/08/2014
Idade : 28
Localização : São José

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria atomica de Bohr e Modelo quântico Empty Re: Teoria atomica de Bohr e Modelo quântico

Mensagem por MatheusMagnvs Dom 10 Ago 2014, 15:33

"egundo esta teoria, se for fornecida uma energia insuficiente para fazer o "salto quantico", o elétron do átomo de hidrogênio simplesmente não absorve essa energia?"

Absorve. Apenas não é uma energia suficiente para fazê-lo realizar a transição de nível. Se um motor só funciona com x litros de gasolina e você colocar (x-1) litros de gasolina, o motor possui (x-1) litros de gasolina e ainda assim não funciona.


"No modelo atômico segundo a mecânica quântica não se pode medir simultaneamente o momento e a posição de um elétron, mas pode-se prever que tipo de movimento o elétron faz ao redor do núcleo(o formato deste movimento[elíptico, circular, etc]) uma vez que pode-se medir sua posição?"

Não pode-se medir sua posição; eis o princípio da incerteza. A certeza absoluta sobre a posição implicaria numa incerteza absoluta do momento, o que não pode ocorrer.
Heisenberg chegou à famosa expressão:∆x∆p ≥ h/4pi, onde h é a constante de Planck ( h = 6,626.10^-34J.s) e ∆x mede a incerteza da posição e ∆p mede a incerteza do momento.
Assim, ∆x∆p ≥ 5,27547 . 10^-35 J.s.
No seu exemplo, teríamos uma certeza absoluta do movimento descrito pelo elétron, o que implicaria em ∆x = 0, o que anularia a expressão acima (0.∆p ≥  5,27547 . 10^-35 J.s, o que é impossível).
Assim sendo, é impossível possuir certeza absoluta tanto sobre a posição quanto sobre o momento do elétron; eis aí algo que você pode mudar se seguir carreira com a mecânica quântica, haha. Very Happy


Espero ter ajudado. Very Happy
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria atomica de Bohr e Modelo quântico Empty Re: Teoria atomica de Bohr e Modelo quântico

Mensagem por MatheusMagnvs Dom 10 Ago 2014, 15:38

Vale ressaltar, também, que o conceito de orbital atômico foi criado justamente pela impossibilidade de determinar a posição e o movimento do elétron. O orbital atômico indica a região onde existe maior probabilidade e densidade de probabilidade de se encontrar o elétron.
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria atomica de Bohr e Modelo quântico Empty Re: Teoria atomica de Bohr e Modelo quântico

Mensagem por marioh Dom 10 Ago 2014, 21:09

Valeu! Fiquei meio em dúvida pois ainda não conheço a matemática empregada na mecânica quântica e li simplesmente que não se pode determinar a velocidade E a posição simultaneamente, logo achei que de forma separada seria possível Very Happy
Mais outra coisa... se o eletron no atomo de hidrogênio emitir energia estando em n=1, ele perde esta energia e mantém - se na mesma "orbita"? Pois vi uma equação que mostra que a "energia no ponto zero" é sempre maior que 0, ou seja uma partícula tem sempre energia cinética...
marioh
marioh
Iniciante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 07/08/2014
Idade : 28
Localização : São José

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria atomica de Bohr e Modelo quântico Empty Re: Teoria atomica de Bohr e Modelo quântico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos