PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DÚVIDA CONCEITUAL - FATOR Q DA COLISÃO?!

2 participantes

Ir para baixo

DÚVIDA CONCEITUAL - FATOR Q DA COLISÃO?! Empty DÚVIDA CONCEITUAL - FATOR Q DA COLISÃO?!

Mensagem por stefanex Qui 31 Jul 2014, 13:27

Frequentemente, em alguns exercícios, me deparo com um tal ''FATOR Q''. O que viria a ser esse fator? Pesquisei em vários livros, porém, não encontrei.


Exemplos: ''Obtenha o valor do fator Q de uma colisão perfeitamente inelástica entre duas partículas de massas m1 e m2 e velocidades iniciais v1 e v2.'' 
               ... ''Obtenha o fato Q da colisão...''



Afinal, o que viria a ser esse fator Q da colisão? Uma relação?

stefanex
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 13/03/2014
Idade : 30
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA CONCEITUAL - FATOR Q DA COLISÃO?! Empty Re: DÚVIDA CONCEITUAL - FATOR Q DA COLISÃO?!

Mensagem por Elcioschin Qui 31 Jul 2014, 14:26

Pesquise em qualquer livro/apostila ou mesmo na internet:

Mecânica - Choques - Coeficiente de restituição
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71437
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA CONCEITUAL - FATOR Q DA COLISÃO?! Empty Re: DÚVIDA CONCEITUAL - FATOR Q DA COLISÃO?!

Mensagem por stefanex Qui 31 Jul 2014, 16:12

Elcioschin escreveu:Pesquise em qualquer livro/apostila ou mesmo na internet:

Mecânica - Choques - Coeficiente de restituição

Grande mestre, Elcioschin, obrigado!

Sim, eu conheço o coeficiente de restituição. Porém, estou tentando resolver um problema onde o mesmo pede o tal ''fator Q'' da colisão em função de ''e'', sendo este último o coeficiente de restituição.

O problema que estou tentando resolver se encontra abaixo. Consegui fazer a a) e c). Porém, não entendo como o Q pode ser o coeficiente de restituição se a resposta de b) é em função de ''e''.

''Verificou-se experimentalmente que, na colisão frontal de duas esferas sólidas, tais como duas bolas de bilhar de massas m1 e m2, as velocidades depois da colisão são relacionadas com as de antes pela expressão v1’-v2’=-e(v1-v2) onde e tem valor entre zero e um e é chamado de coeficiente de restituição. Esse enunciado foi descoberto por Newton e tem validade somente aproximada. Ademais, o momento é conservado na colisão. Prove o seguinte: (a) Determine as velocidades após a colisão. (b) O fator Q da colisão. (c) Qual deveria ser o valor de e para a colisão ser elástica?
RESPOSTA: Q=-(1/2)(1-e²)(m1m2/m1+m2)(v1-v2)²''

Não quero que resolva, apenas de oriente, se puder. De qualquer forma, muito obrigado!

stefanex
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 13/03/2014
Idade : 30
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA CONCEITUAL - FATOR Q DA COLISÃO?! Empty Re: DÚVIDA CONCEITUAL - FATOR Q DA COLISÃO?!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos