Olá companheiro de fórum!



- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.


- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.


- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

(UPE) Segundo o Conselho Nacional do Meio Amb

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

(UPE) Segundo o Conselho Nacional do Meio Amb

Mensagem por GLAYDSON em Seg Jul 28 2014, 11:12

(UPE) Segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, a concentração de íons cobre, dissolvidos numa água classificada como doce, não pode ser superior a 0,009 mg de Cu2+ por litro de água. Num determinado processo industrial, a concentração de íons Cu2+ no efluente é igual a 350 mg/L. A equipe técnica da indústria optou por usar um processo de eletrodeposição para reduzir a concentração de íons cobre no efluente. Para isso, utilizou corrente elétrica igual a 10 A por 2 horas 40 min e 50 s,considerando-se um volume de 100 litros de efluente. 
 
 Dados: Massa atômica: Cu = 63,5 u; 1 F = 96500 C/mol; Q = i x t

Considerando o processo de eletrodeposição descrito, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa CORRETA. 

a) 95% dos íons Cu2+ presentes no efluente foram eletrodepositados. 
b) Após a eletrodeposição, a concentração de íons Cu2+ é igual a 32,5 mg/L. 
c) A concentração de íons Cu2+ é dez vezes maior que a estabelecida pelo CONAMA. 
d) A concentração de íons Cu2+ dissolvidos no efluente não é alterada pelo processo de eletrodeposição. 
e) A equipe técnica atuou corretamente, uma vez que a concentração de íons Cu2+ ficou abaixo da estabelecida pelo CONAMA.


Gab: b

GLAYDSON
Jedi
Jedi

Mensagens : 451
Data de inscrição : 14/11/2012
Idade : 24
Localização : PAULISTA, PERNAMBUCO, BRASIL

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (UPE) Segundo o Conselho Nacional do Meio Amb

Mensagem por GLAYDSON em Seg Jul 28 2014, 11:15

REsposta de Guilherme Mesquita

m = E*i*t/96500

m = (63,5/2)*10*9650/96500

m = 31,75g

a) 95% dos íons Cu2+ presentes no efluente foram eletrodepositados. ---> Falsa

31,75g foi eletrodepositado. Existiam 35g de Cu2+, logo 90% dos íons foram depositados: 31,75/35~0,9

b) Após a eletrodeposição, a concentração de íons Cu2+ é igual a 32,5 mg/L ---> Verdade

Após a eletrodeposição restam 3250mg em solução, portanto a concentração agora é de 32,5 mg/L: C = 3250/100

c) A concentração de íons Cu2+ é dez vezes maior que a estabelecida pelo CONAMA.--->Falsa 

Não, ainda é bem maior.

d) A concentração de íons Cu2+ dissolvidos no efluente não é alterada pelo processo de eletrodeposição. ---> Falsa

A eletrodeposição retirou íons que estavam em solução, logo a concentração reduziu.

e) A equipe técnica atuou corretamente, uma vez que a concentração de íons Cu2+ ficou abaixo da estabelecida pelo CONAMA.---> Falsa

Ficou acima.

Acredito que seja a letra B, poste o gabarito se souber.

Abraço!!

GLAYDSON
Jedi
Jedi

Mensagens : 451
Data de inscrição : 14/11/2012
Idade : 24
Localização : PAULISTA, PERNAMBUCO, BRASIL

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum