PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fuvest - Genética

2 participantes

Ir para baixo

Fuvest - Genética Empty Fuvest - Genética

Mensagem por allana.52 Dom 20 Jul 2014, 11:09

Uma espécie de lombriga de cavalo possui apenas um par de cromossomos no zigoto (2n=2). Um macho dessa espécie, heterozigótico quanto a dois pares de alelos (AaBb) formou, ao final da gametogênese, quatro tipos de espermatozóides normais com diferentes genótipos quanto a esses genes.
Quais são os genótipos dos espermatozóides formados?
A resposta é Ab, AB, ab e aB.

Eu encontrei, no entanto, ab e AB ou Ab e aB.
Eu considerei que, por ter somente dois cromossomos no total, a segregação não vai ser independente: os genes estão em cromossomos homólogos. Assim, há duas possibilidades, que os genes dominantes estejam no mesmo cromossomo (posição cis) ou que não estejam (posição trans). Daí, o "ou" da minha resposta, que nem segue o que o enunciado diz verdadeiro (4 tipos de espermatozóides de diferentes genótipos). : //

O que eu fiz de errado? Alguém poderia resolver por inteiro? (Será que devo considerar as permutações? O problema é que o exercício não fez relação às taxas e nem à ocorrência delas).

Valeu. : ))

allana.52
Padawan
Padawan

Mensagens : 83
Data de inscrição : 05/10/2013
Idade : 27
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Fuvest - Genética Empty Re: Fuvest - Genética

Mensagem por Matheus Fillipe Dom 20 Jul 2014, 19:33

Você está certa. Os gametas terão somente um cromossomo e temos que considerar dois genes e. Assim existe a possibilidade de ser trans ou de ser cis. Na minha opinião a questão ficou mal formulada ou o gabarito pode estar incompleto.
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 26
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos