PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TEMA: Opiniões extremistas e Sociedade

3 participantes

Ir para baixo

TEMA: Opiniões extremistas e Sociedade Empty TEMA: Opiniões extremistas e Sociedade

Mensagem por MuriloTri Sex 27 Jun 2014, 16:15

                                                           TEMA DE REDAÇÃO FUVEST 2014 
 
Texto de apoio: 

O ministro de finanças do Japão, Taro Aso, disse na segunda-feira (dia 21) que os velhos deveriam “apressar-se a morrer”, para aliviar a pressão que suas despesas médicas exercem sobre o Estado.  “Deus nos livre de uma situação em que você é forçado a viver quando você quer morrer. Eu acordaria me sentindo cada vez pior se soubesse que o tratamento é todo pago pelo governo”, disse ele durante uma reunião do conselho nacional a respeito das reformas na seguridade social. “O problema não será resolvido, a menos que você permita que eles se apressem a morrer”.
 
Os comentários de Aso são suscetíveis de causar ofensa no Japão, onde quase um quarto da população de 128 milhões tem mais de 60 anos. A proporção deve atingir 40% nos próximos 50 anos.  Aso, de 72 anos de idade, que tem funções de vice-primeiro-ministro, disse que iria recusar os cuidados de fim de vida. “Eu não preciso desse tipo de atendimento”, declarou ele em comentários citados pela imprensa local, acrescentando que havia redigido uma nota instruindo sua família a negar-lhe tratamento médico para prolongar a vida.  
 
Para maior agravo, ele chamou de “pessoas tubo” os pacientes idosos que já não conseguem se alimentar sozinhos. 
O ministério da saúde e do bem-estar, acrescentou, está “bem consciente de que custa várias dezenas de milhões de ienes” por mês o tratamento de um único doente em fase final de vida. 

Mais tarde, Aso tentou explicar seus comentários. Ele reconheceu que sua linguagem fora “inapropriada” em um fórum 
público e insistiu que expressara apenas sua preferência pessoal. “Eu disse o que eu, pessoalmente, penso, não o que o sistema de assistência médica a idosos deve ser”, declarou ele a jornalistas. 

 
Não foi a primeira vez que Aso, um dos mais ricos políticos do Japão, questionou o dever do Estado para com sua grande população idosa. Anteriormente, em um encontro de economistas, ele já dissera: “Por que eu deveria pagar por pessoas que apenas comem e bebem e não fazem nenhum esforço? Eu faço caminhadas todos os dias, além de muitas outras coisas, e estou pagando mais impostos”. 




Proposta

Considere as opiniões atribuídas ao referido político japonês, tendo em sua conta que elas possuem implicações éticas, culturais, sociais e econômicas capazes de suscitar questões de várias ordens: essas opiniões são tão raras ou isoladas quanto podem parecer? 


O que as motiva? O que elas dizem sobre as sociedades contemporâneas? Opiniões desse teor seriam possíveis no contexto brasileiro? Como as jovens gerações encaram os idosos? Escolhendo, entre os diversos aspectos do tema, os que você considerar mais relevantes, redija um texto em prosa, no qual você avalie as posições do citado ministro, supondo que esse texto se destine à publicação — seja em um jornal, uma revista ou em um site da internet. 
 
 
Redação

                                                 
   Os ciclos extremistas, ignorância e sociedade


             A fala do ministro japonês que propõe a morte dos idosos para resolver a questão da previdência e finanças se insere em um quadro econômico e social de extremismo das ideias, que surgem em momento de crise, aliado a uma cultura individualista e a falta de sensibilidade para resolver os problemas sociais presentes nas sociedades.
             Posições extremistas ganham respaldo e força em momentos de crises de uma nação, como é o caso do Japão, que tem uma das maiores dívidas externa, com uma população envelhecendo sem renovação dos jovens e com o Produto Interno Bruto (PIB) praticamente estagnado a vinte e cinco anos. Tal como aconteceu com a Alemanha destruída após da primeira guerra seguida pela acessão de Hitler e suas ideias nefastas. E também na atualidade, com a crise do euro que assola a Europa, na qual a décadas a extrema-direita e  a extrema-esquerda não ocupa tantas cadeiras no parlamento de alguns países, como o Frances.
              Entretanto ideias que violam os direitos humanos, democracia e a liberdade de uma nação não se limitam a países desenvolvidos, o Brasil a exemplo, demonstra que a ignorância, aliado a ideias conservadoras e até a falta do convívio com as adversidades de uma classe ou faixa etária se mostram presente no censo comum e na opinião de muitos. Se mostrar alheio as discrepâncias sociais ou ser contra o assistencialismo da previdência com os  idosos refletem o meio de vida individualista e egocêntrica que uma grande parcela da sociedade leva como estilo de vida.
              Sociedade retratada por Baumam, sociólogo polonês, em “Modernidade líquida” ao afirmar que a civilização do século XXI não é tão moderna quanto parece. Percebe-se que a cultura cotidiana é fortemente influenciada pela mídia, publicidade e consumo que pregam o bem-estar individual, o interesse pelo corpo, os valores individualistas do sucesso pessoal e do dinheiro. Gerando o que Freud classifica como a fragilidade e a temporalidade nas relações pessoas na sociedade, o que explicaria as declarações do ministro japonês.

              As declarações e as posições do político japonês Taso Aso demonstram o grau de insensibilidade e ignorância de uma grande parcela da sociedade para lidar com as questões sociais e de convivência em sociedade respeitando os direitos humanos. Influenciadas pelo meio, como nações em crise econômica e estrutural e pela cultura, através da mídia e a indústria cultural que não se limitam a países desenvolvidos.




--
Obrigado!
MuriloTri
MuriloTri
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 636
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 28
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: Opiniões extremistas e Sociedade Empty Re: TEMA: Opiniões extremistas e Sociedade

Mensagem por MatheusMagnvs Sex 27 Jun 2014, 21:09

"Entretanto ideias que violam os direitos humanos, democracia e a liberdade de uma nação não se limitam a países desenvolvidos, o Brasil a exemplo, demonstra que a ignorância, aliado a ideias conservadoras e até a falta do convívio com as adversidades de uma classe ou faixa etária se mostram presente no censo comum e na opinião de muitos. Se mostrar alheio as discrepâncias sociais ou ser contra o assistencialismo da previdência com os  idosos refletem o meio de vida individualista e egocêntrica que uma grande parcela da sociedade leva como estilo de vida."

Embora tenha-o feito no caso europeu, o sr. não deu nenhuma evidência de que isso ocorre no Brasil, apenas citou vagamente. Se for para citar o exemplo brasileiro - algo que considero recomendável, dado que é um vestibular como a FUVEST -, desenvolva melhor a ideia. Além disso, há um pleonasmo no fim do trecho: "refletem o meio de vida individualista e egocêntrica que uma grande parcela da população leva como estilo de vida". Se o meio de vida dessas pessoas é individualista, já fica constatado que o estilo de vida delas é individualista.
E que ideias conservadoras são essas que fazem com que haja extremismo? Além disso, atento para o fato de que o sr. disse que "posições extremistas ganham respaldo e força em momentos de crise de uma nação" (suas palavras), mas, no caso brasileiro, o sr. culpou ideias conservadoras; portanto, posições extremistas não são única e exclusivamente respaldadas por crises, segundo o sr. próprio, e o Brasil não passa por crises. Mais cuidado para não se contradizer.

"Sociedade retratada por Baumam, sociólogo polonês, em “Modernidade líquida” ao afirmar que a civilização do século XXI não é tão moderna quanto parece. Percebe-se que a cultura cotidiana é fortemente influenciada pela mídia, publicidade e consumo que pregam o bem-estar individual, o interesse pelo corpo, os valores individualistas do sucesso pessoal e do dinheiro. Gerando o que Freud classifica como a fragilidade e a temporalidade nas relações pessoas na sociedade, o que explicaria as declarações do ministro japonês."

O sr. construiu melhor as citações, mas agora está pecando por erudição desnecessária. O objetivo não é citar o maior número de autores possíveis, e sim, caso se faça uma citação, embasar seu argumento pelo comentário de um especialista no assunto. O sr. citou dois autores, mas apenas no caso de Bauman corrigiu o que eu havia lhe alertado sobre as fontes (dizer quem são). Como o texto está sendo dirigido para um público ler (dado da proposta), não necessariamente o leitor sabe quem é Freud, portanto o sr. também deve explicar quem é esse autor.

Além disso, houve um esforço tão grande em fazer duas citações que o desenvolvimento ficou prejudicado. Pouco se pode depreender com clareza a um leitor leigo do assunto do trecho que se refere a Freud, por exemplo, pois foi uma explicação mal construída, "corrida" e que parece que foi colocada para mostrar erudição. Assim como o texto fala de extremismos, não peque por ignorância nem por prepotência intelectual, no caso da redação; recomendo fortemente que o sr. cite um, e apenas um, autor por texto, caso decida citar algum, e desenvolver melhor a citação deste do que acumular citações mal formuladas.

"As declarações e as posições do político japonês Taso Aso demonstram o grau de insensibilidade e ignorância de uma grande parcela da sociedade para lidar com as questões sociais e de convivência em sociedade respeitando os direitos humanos."
Ilógico. As declarações dele demonstram o grau de insensibilidade e ignorância dele, não da população. Entendi o que o sr. quis dizer, mas cuidado com as construções, pois nem todos podem entender. Recomendaria algo como: "Assim como as declarações do ministro japonês Aso, uma grande parcela da população possui uma grande insensibilidade (...)" ou algo análogo que lhe agrade.

A gramática ainda peca bastante. Há diversas orações gigantescas. O primeiro parágrafo é uma enorme frase. A pontuação continua muito mal, e inclusive há uma confusão entre "a" e "há" ao longo do texto (quando se fala dos parlamentos europeus). Alguns argumentos, que foram explicados, se mostram um pouco inconsistentes; algumas construções lógicas se mostram claudicantes; algumas construções textuais se mostram estranhas. Mais cuidado.

Mas, no fim, o saldo foi extremamente positivo, especialmente quando me lembro da primeira redação sua que li, que, se não me falha a memória, era sobre a evolução social feminina ou algo assim. O sr. já consegue equilibrar fatos apresentados e reflexões; consegue apresentar argumentos reflexivos, analíticos e críticos sobre os fatos apresentados; os fatos apresentados conferem com a realidade - e se o sr. se lembra da primeira correção que fiz foi algo que critiquei bastante -; consegue construir melhor e mais eficientemente um texto. Há as citadas falhas lógicas, textuais e gramaticais, mas, na soma, o saldo foi bem melhor. Não sei se é por que estou comparando com a primeira redação sua que li - e isso sem dúvida influencia minha opinião -, mas, francamente, é uma ótima evolução. Como dito, há ainda muito o que melhorar em seu texto, mas em comparação ao primeiro que li... Meus mais sinceros parabéns. Continue melhorando.

Nota: 6,5/10.

Espero ter ajudado. Very Happy

MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: Opiniões extremistas e Sociedade Empty Re: TEMA: Opiniões extremistas e Sociedade

Mensagem por MuriloTri Sex 27 Jun 2014, 23:12

Muito Obrigado mesmo, não sei nem como agradecer a toda essa atenção e detalhismo que você está tendo com meus textos, está me ajudando muito em falhas que mesmo re-lendo acabo por passar desapercebido, eu arrumei os períodos e os erros de pontuação (talvez justificáveis pelo meu cansaço) que você citou e a qualidade final melhorou muito, agora é continuar lendo e treinado.


Até uma próxima, e novamente Muito Obrigado.
MuriloTri
MuriloTri
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 636
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 28
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: Opiniões extremistas e Sociedade Empty Re: TEMA: Opiniões extremistas e Sociedade

Mensagem por MatheusMagnvs Sáb 28 Jun 2014, 09:07

Não foi nada. Todos os membros que comentam suas redações contribuem significativamente para o seu progresso; além, é claro - e talvez mais importante -, o seu esforço e empenho em melhorar. Continuarei avaliando como puder. Continue postando, portanto.

Abraços, até a próxima. Smile
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: Opiniões extremistas e Sociedade Empty Re: TEMA: Opiniões extremistas e Sociedade

Mensagem por GLAYDSON Seg 30 Jun 2014, 08:59

               Os ciclos extremistas, ignorância e sociedade


A fala do ministro japonês que propõe a morte dos idosos para resolver a questão da previdência e finanças se insere em um quadro econômico e social de extremismo das ideias, que surgem em momento de crise, aliado a uma cultura individualista e a falta de sensibilidade para resolver os problemas sociais presentes nas sociedades. (Período longo)
             Posições extremistas ganham respaldo e força em momentos de crises de uma nação, como é o caso do Japão, que tem uma das maiores dívidas externa, com uma população envelhecendo sem renovação dos jovens e com o Produto Interno Bruto (PIB)(Evite siglas) praticamente estagnado a vinte e cinco anos. Tal como aconteceu com a Alemanha destruída após da primeira guerra seguida pela acessão de Hitler e suas ideias nefastas. E também na atualidade, com a crise do euro que assola a Europa, na qual a décadas a extrema-direita e  a extrema-esquerda não ocupa tantas cadeiras no parlamento de alguns países, como o Frances(?).
              Entretanto, ideias que violam os direitos humanos, democracia e a liberdade de uma nação, não se limitam a países desenvolvidos, o Brasil a exemplo, demonstra que a ignorância, aliado a ideias conservadoras e até a falta do convívio com as adversidades de uma classe ou faixa etária se mostram presente no censo comum e na opinião de muitos. Se mostrar alheio as discrepâncias sociais ou ser contra o assistencialismo da previdência com os  idosos refletem o meio de vida individualista e egocêntrica que uma grande parcela da sociedade leva como estilo de vida.
              Sociedade retratada por Baumam, sociólogo polonês, em “Modernidade líquida” ao afirmar que a civilização do século XXI não é tão moderna quanto parece. Percebe-se que a cultura cotidiana é fortemente influenciada pela mídia, publicidade e consumo que pregam o bem-estar individual, o interesse pelo corpo, os valores individualistas do sucesso pessoal e do dinheiro. Gerando o que Freud classifica como a fragilidade e a temporalidade nas relações pessoas na sociedade, o que explicaria as declarações do ministro japonês.

              As declarações e as posições do político japonês Taso Aso demonstram o grau de insensibilidade e ignorância de uma grande parcela da sociedade para lidar com as questões sociais e de convivência em sociedade respeitando os direitos humanos. Influenciadas pelo meio, como nações em crise econômica e estrutural e pela cultura, através da mídia e a indústria cultural que não se limitam a países desenvolvidos.


1°) Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita 1,2
 
2°) Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo–argumentativo 0,4
 
3°) Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 0,8
 
4°) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessário à construção da argumentação 0,8
 
5°) Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos 1,2


2,0 – Excelente
1,8 – Bom
1,2 – Adequado
0,8 – Mediano
0,4 – Insuficiente

0,0 – Desconhecimento total


Nota ~ 4,4




Você teria que responder as perguntas no texto. "...essas opiniões são tão raras ou isoladas quanto podem parecer? 


O que as motiva? O que elas dizem sobre as sociedades contemporâneas? Opiniões desse teor seriam possíveis no contexto brasileiro? Como as jovens gerações encaram os idosos?..."
GLAYDSON
GLAYDSON
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 719
Data de inscrição : 14/11/2012
Idade : 32
Localização : PAULISTA, PERNAMBUCO, BRASIL

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: Opiniões extremistas e Sociedade Empty Re: TEMA: Opiniões extremistas e Sociedade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos