PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trabalho da força elétrica - dúvida

4 participantes

Ir para baixo

Trabalho da força elétrica - dúvida Empty Trabalho da força elétrica - dúvida

Mensagem por ViniciusAlmeida12 Sex 30 maio 2014, 22:49

Boa noite!
Estava resolvendo algumas questões sobre trabalho e potencial elétrico e me deparei com uma dúvida. O trabalho realizado para mover uma carga será negativo quando, por exemplo, essa carga for positiva e for deslocada para um ponto de maior potencial (já que a propriedade do potencial elétrico garante que uma carga positiva desloca-se espontaneamente para um ponto de menor potencial e uma negativa para um de maior potencial). Isso é o que realmente acontece ou estou equivocado?

Além disso tenho outra dúvida que refere-se à fórmula W = qx(Va-Vb). Va SEMPRE será o ponto de partida e Vb o de chegada? Se sim, por que deve ser assim?

Muito obrigado desde já! Ótimo final de semana para todos =)

ViniciusAlmeida12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 725
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 27
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalho da força elétrica - dúvida Empty Re: Trabalho da força elétrica - dúvida

Mensagem por Euclides Sex 30 maio 2014, 23:12

Quando se fala em sinal do trabalho deve-se ter em mente o agente a que se está referindo.

Por exemplo: quando um guindaste suspende uma carga, o trabalho do guindaste é positivo e o trabalho do campo gravitacional é negativo.

O trabalho positivo é realizado pela força que tem o mesmo sentido do deslocamento, caso contrário o trabalho é negativo.

O deslocamento espontâneo de uma carga positiva é no sentido dos potenciais menores. Esse é o trabalho natural do campo elétrico. Quando um campo elétrico realiza trabalho produzindo um movimento espontâneo, o trabalho é positivo.

Quando um agente externo move uma carga positiva para um potencial mais alto, ele, o agente externo realiza trabalho positivo, o campo realiza trabalho negativo (contra o deslocamento).

Sobre a outra pergunta, ver:

https://pir2.forumeiros.com/t69903-trabalho-realizado-por-uma-forca-eletrica

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalho da força elétrica - dúvida Empty Re: Trabalho da força elétrica - dúvida

Mensagem por ViniciusAlmeida12 Dom 01 Jun 2014, 14:04

Agora consegui compreender realmente. Muito obrigado Smile

ViniciusAlmeida12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 725
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 27
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalho da força elétrica - dúvida Empty Re: Trabalho da força elétrica - dúvida

Mensagem por lucas75005 Qui 05 Jun 2014, 03:30

''Quando um agente externo move uma carga positiva para um potencial mais alto, ele, o agente externo realiza trabalho positivo, o campo realiza trabalho negativo (contra o deslocamento).''
 
eu não entendi  porque que o campo vai realizar um trabalho, pois quem esta movendo a carga em direção ao ponto de maior potencial é um agente externo, logo o trabalho do campo elétrico deveria ser zero... poderia me explicar?

 ai depois de pensar eu comecei a pensar que ao aproximar a carga positiva do polo de maior potencial (positivo), a carga positiva gera no polo positivo um aumento do valor da carga... 

exemplo se antes o polo positivo tinha o potencial de 60microfarad,depois de aproximar forçadamente a carga positiva o polo teve um aumento na sua carga e passou para 63microfarad

seria este pensamento ?
obrigado

lucas75005
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 28
Localização : uberlandia

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalho da força elétrica - dúvida Empty Re: Trabalho da força elétrica - dúvida

Mensagem por Elcioschin Qui 05 Jun 2014, 12:18

Lucas

TODA força que age na direção do movimento realiza trabalho. Se o sentido da força coincide com o sentido do movimento o trabalho é positivo (se o sentido da força for oposto ao do movimento, o trabalho é negativo). Se a força faz 90º com a direção do movimento o trabalho é nulo.

Como exemplo, imagine uma força F horizontal puxando um corpo para a direita. A força de atrito Fa (horizontal) entre o corpo e o solo, tem sentido para a esquerda (oposto ao do movimento.

Logo o trabalho de F é positivo e o trabalho de Fa é negativo.

O mesmo acontece no caso da força externa e da força elétrica.

Ao aproximar uma carga positiva do polo positivo, NÂO acontece aumento do valor da carga: o que acontece é aumento do potencial da carga.

A unidade microfarad NÃO é unidade de potencial, logo não se pode dizer "potencial de 60 microfarad": microfarad é unidade de capacitância e volt é unidade de potencial.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71438
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalho da força elétrica - dúvida Empty Re: Trabalho da força elétrica - dúvida

Mensagem por lucas75005 Qui 05 Jun 2014, 20:03

obrigado pela explicação.
é verdade errei no microfarad kkk

lucas75005
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 28
Localização : uberlandia

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalho da força elétrica - dúvida Empty Re: Trabalho da força elétrica - dúvida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos