PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sistema respiratório : diafragma

2 participantes

Ir para baixo

Sistema respiratório : diafragma Empty Sistema respiratório : diafragma

Mensagem por Thiago Bessa Qui 29 maio 2014, 10:20

Então gente, estou fazendo algumas questões de biologia e como sempre encontrei dificuldades, eu não irei transcrever as alternativas, apenas o enunciado e a questão correta:

(Puccamp- SP) Considere a seguinte frase sobre respiração: "O ar entra nos pulmões quando ocorre I do diafragma II dos músculos intercostais e consequente III da pressão IV."

R= contração; contração; diminuição; interna.

Pois bem, minha dúvida está em dois pontos.
1. Por que a contração do diafragma tb contrai os músculos intercostais? Apesar de ter vistos imagens n entendi.
2. Por que ocorre a diminuição da pressão interna no processo de inspiração?

Desde já agradeço pela ajuda.

Thiago Bessa
Padawan
Padawan

Mensagens : 51
Data de inscrição : 24/05/2014
Idade : 27
Localização : Boa Vista, Roraima

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema respiratório : diafragma Empty Re: Sistema respiratório : diafragma

Mensagem por CrazyVest Qui 29 maio 2014, 15:27

Olá Thiago, tudo bem?

    Primeiramente você precisa entender que um não é consequência do outro! Quando você inspira sua caixa torácica não aumenta de volume? São os músculos intercostais se contraindo para expandir e diminuir a pressão interna. Podem ser feitos de forma separada teoricamente, mas, como realizam a contração com a mesma finalidade (aumentar o volume dos pulmões) costumam agir em conjunto.

    Agora, é necessário diminuir a pressão porque, dessa forma, você tem uma diferença de pressão fora do seu corpo e dentro da caixa torácica e, para equilibrar, entra ar nos pulmões. A pressão diminui pois você aumenta o volume sem aumentar a quantidade de gás (imaginando primeiramente que o gás entra depois. Na verdade tudo ocorre ao mesmo tempo, mas vamos fazer isso didaticamente falando) e PV=nRT -> P = nRT/V, logo quanto maior o volume menor a pressão.

Espero que tenha te esclarecido... Se não, pode falar que eu tento ser mais claro. Abraço,
CV
CrazyVest
CrazyVest
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 166
Data de inscrição : 21/08/2013
Idade : 30
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema respiratório : diafragma Empty Re: Sistema respiratório : diafragma

Mensagem por Thiago Bessa Qui 29 maio 2014, 22:01

Oi Crazy, vlw pela resposta.

Te garanto que minha dúvida no segundo ponto se foi com essa sua explicação, eu até tentei ver alguma relação da pressão com algo, mas não achei nada, agora com a relação de volume-pressão fica bem mais fácil entender.
O primeiro ponto tenho q dizer que ainda tenho minhas dúvidas, mas irei procurar outros conteúdos para dar uma olhada nisso, de novo, obrigado pela resposta.

Thiago Bessa
Padawan
Padawan

Mensagens : 51
Data de inscrição : 24/05/2014
Idade : 27
Localização : Boa Vista, Roraima

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema respiratório : diafragma Empty Re: Sistema respiratório : diafragma

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos