TRABALHO REALIZADO POR UMA FORÇA ELÉTRICA

Ir em baixo

TRABALHO REALIZADO POR UMA FORÇA ELÉTRICA Empty TRABALHO REALIZADO POR UMA FORÇA ELÉTRICA

Mensagem por Maxuel em Seg 26 Maio 2014, 18:22

E aí, galera, tudo certo?
Gostaria de saber se alguém poderia me explicar o fundamento que gera a equação do trabalho realizado por uma força elétrica.
Segue um contexto retirado de um livro: o trabalho de uma força elétrica para se levar uma carga q de um ponto A ao ponto B de um campo elétrico uniforme se dá:

T= q.(Va-Vb)

Bom, a minha dúvida é se não seria T=q.(Vb-Va), pelo seguinte fato:

T=F.d
T=q.e.d

A variação de espaço que se dá no deslocamento de A para B seria B-A, certo? E não A-B, estou certo?

Então, aplicando a variação de espaço B-A:

T=q.e.(B-A)
T=q.(eB-eA)

Campo elétrico x um ponto em uma determinada distância é igual ao potencial elétrico naquele ponto =>  V=e.d

Na equação anterior ficaria, então: 

T=q.(Vb-Va)

É aí que a fórmula entra em divergência com meu raciocínio. Seria Va-Vb ou Vb-Va?
Aliás, é claro que é Va-Vb, pois já procurei em outras fontes e vi que mostram a mesma fórmula, mas alguém poderia me explicar o porquê?  :scratch: 

Agradeço a quem puder me ajudar. Flws.

Só lembrando:

T=trabalho
q=carga
V=potencial elétrico
e=campo elétrico
F=força
d=deslocamento;variação de espaço

Maxuel
iniciante

TRABALHO REALIZADO POR UMA FORÇA ELÉTRICA Empty Re: TRABALHO REALIZADO POR UMA FORÇA ELÉTRICA

Mensagem por Euclides em Seg 26 Maio 2014, 18:39

O correto é como está no seu livro

O trabalho da força elétrica (campo elétrico) é espontâneo e, portanto positivo. A força elétrica tem o mesmo sentido das linhas de campo. A expressão, como está, garante matematicamente isso. O sinal algébrico da carga é considerado na expressão.

Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

TRABALHO REALIZADO POR UMA FORÇA ELÉTRICA Empty Re: TRABALHO REALIZADO POR UMA FORÇA ELÉTRICA

Mensagem por Maxuel em Qui 29 Maio 2014, 22:43

Obrigado pelo esclarecimento. Smile

Maxuel
iniciante

Mensagem por magcamile em Ter 26 Jun 2018, 07:18

eu estava com a mesma dúvida... eu estava fazendo um exercício em que se deslocava uma carga positiva de um potencial 120V para 30V à velocidade constante... a resposta da ddp era 90V mesmo Smile fora que quando li velocidade constante ainda fiquei pensando sobre força resultante zero, eita... mas aí foquei foi na força elétrica que depende das cargas e tudo ficou mais claro

magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por axell13 em Ter 26 Jun 2018, 08:50

Seu raciocínio foi errado quando você disse que eB = Vb.

O potencial elétrico em um ponto não é o campo * a distância. Existe uma fórmula parecida com essa que é a U = Ed. Observe que U não é o potencial no ponto, mas sim a diferença de potencial entre dois pontos separados por essa distância d.

Só por isso que falei essa passagem está errada:

T=q.(eB-eA)
T=q.(Vb-Va)

eB não significa nada especificamente, isso seria relativo pois o espaço B depende de onde está a origem da trajetória (Em questões de eletrostática dificilmente define-se alguma trajetória com sentido positivo e negativo). O máximo que poderíamos dizer é que eB representa a DDP (U) entre a origem da trajetória e o espaço B. Observe que, em módulo, B representa a distância (d) percorrida desde o início da trajetória.
axell13
axell13
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: