PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

GENÉTICA

2 participantes

Ir para baixo

GENÉTICA Empty GENÉTICA

Mensagem por Sylvia Márcia Ter 20 maio 2014, 00:05

Segundo o Ministério da Saúde (2010) em Salvador-BA, 1 em 650 crianças tem diagnóstico de anemia falciforme, o que significa uma
frequência de 0,154, aproximadamente.
Com base nesses dados,

• calcule, utilizando dois dígitos na parte decimal, a frequência do alelo HbS e a frequência de indivíduos com traço falcêmico;
• destaque um efeito do gene HbS que não enquadra a população de Salvador nas premissas do princípio de Hardy-Weinberg.
Sylvia Márcia
Sylvia Márcia
Jedi
Jedi

Mensagens : 221
Data de inscrição : 22/03/2014
Idade : 30
Localização : Feira de Santana, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA Empty Re: GENÉTICA

Mensagem por CrazyVest Ter 20 maio 2014, 09:54

Olá Sylvia,

- O cálculo que eu fiz foi o seguinte: sabemos que a anemia falciforme ocorre quando a expressão do alelo (ele chamou de HbS) HbS está manifestado em heterozigose.

 Como cada criança tem 2 alelos desse (mas a maioria com caráter dominante), terão 1300 alelos (650 crianças x 2 alelos) e apenas 1 HbS.

 Logo o cálculo será 1/1300 x 100% = 0,07 (frequência do alelo HbS)

- O efeito que o gene HbS faz na população de Salvador para não se enquadrar no princípio de Hardy-Weinberg é que ele faz a população ter seleção natural, porquanto as crianças com anemia falciforme não costumam sobreviver por muito tempo em comparação com as normais


Espero que tenha dado para entender... Desculpa qualquer coisa!
CV
CrazyVest
CrazyVest
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 166
Data de inscrição : 21/08/2013
Idade : 30
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA Empty Re: GENÉTICA

Mensagem por Sylvia Márcia Qua 28 maio 2014, 20:11

CrazyVest escreveu:Olá Sylvia,

- O cálculo que eu fiz foi o seguinte: sabemos que a anemia falciforme ocorre quando a expressão do alelo (ele chamou de HbS) HbS está manifestado em heterozigose.

 Como cada criança tem 2 alelos desse (mas a maioria com caráter dominante), terão 1300 alelos (650 crianças x 2 alelos) e apenas 1 HbS.

 Logo o cálculo será 1/1300 x 100% = 0,07 (frequência do alelo HbS)

- O efeito que o gene HbS faz na população de Salvador para não se enquadrar no princípio de Hardy-Weinberg é que ele faz a população ter seleção natural, porquanto as crianças com anemia falciforme não costumam sobreviver por muito tempo em comparação com as normais


Espero que tenha dado para entender... Desculpa qualquer coisa!
CV
DESCULpa se a pergunta for óbvia rsrsrs, mas...

Como voce sabe que o efeito seria esseda seleção naturaL?


PS: Isso não é uma contestação, é que boiei mesmo KKKKKKKK =P


Obg!
Sylvia Márcia
Sylvia Márcia
Jedi
Jedi

Mensagens : 221
Data de inscrição : 22/03/2014
Idade : 30
Localização : Feira de Santana, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA Empty Re: GENÉTICA

Mensagem por CrazyVest Qui 29 maio 2014, 10:19

De boas.

É o seguinte: a anemia falciforme atrapalha a vida da pessoa que a tem, pois não consegue reter a quantidade de oxigênio que uma pessoa normal pode. Em razão disso, a vida útil de quem tem a anemia é menor e há casos de pessoas que não chegam à idade adulta (ou não tem prole) com mais facilidade (existem remédios, mas um deslize neles - deixar de tomar sem querer - pode prejudicar muito a pessoa. Sei disso porque uma amiga da minha irmã faleceu com menos de 25 anos por causa de uma crise - ela teve várias vezes - que a moça não suportou).

Por causa dessa dificuldade natural da pessoa anêmica - em comparação com quem não é - de sobreviver em condições normais, podemos dizer que há uma seleção natural, pois o ambiente não favorece os anêmicos e não é raro eles não conseguirem passar seus genes para as próximas gerações.

Não sei se deu para entender... Se não tiver dado eu tento explicar de novo hehe.

Abraço,
CV
CrazyVest
CrazyVest
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 166
Data de inscrição : 21/08/2013
Idade : 30
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA Empty Re: GENÉTICA

Mensagem por Sylvia Márcia Qui 29 maio 2014, 20:36

CrazyVest escreveu:De boas.

É o seguinte: a anemia falciforme atrapalha a vida da pessoa que a tem, pois não consegue reter a quantidade de oxigênio que uma pessoa normal pode. Em razão disso, a vida útil de quem tem a anemia é menor e há casos de pessoas que não chegam à idade adulta (ou não tem prole) com mais facilidade (existem remédios, mas um deslize neles - deixar de tomar sem querer - pode prejudicar muito a pessoa. Sei disso porque uma amiga da minha irmã faleceu com menos de 25 anos por causa de uma crise - ela teve várias vezes - que a moça não suportou).

Por causa dessa dificuldade natural da pessoa anêmica - em comparação com quem não é - de sobreviver em condições normais, podemos dizer que há uma seleção natural, pois o ambiente não favorece os anêmicos e não é raro eles não conseguirem passar seus genes para as próximas gerações.

Não sei se deu para entender... Se não tiver dado eu tento explicar de novo hehe.

Abraço,
CV

e... Voce calculou a frequencia do HbS, mas, e  a frequência de indivíduos com traço falcêmico,qual seria? rsrs


Agora me diz uma coisa: Sempre tive a ideia de que pessoas com a anemia mesmo (homozigotica recessiva - HbsHbs- , né isso?) nem sequer chegavam a sobreviver depois do nascimento... Então isso estaria errado, né?
Sylvia Márcia
Sylvia Márcia
Jedi
Jedi

Mensagens : 221
Data de inscrição : 22/03/2014
Idade : 30
Localização : Feira de Santana, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA Empty Re: GENÉTICA

Mensagem por CrazyVest Seg 02 Jun 2014, 12:54

Olá Sylvia, desculpa a demora, hehe.

Nem vi a segunda parte da pergunta, desculpa. Mas eu imagino que a frequência dos indivíduos seria justamente a que ele deu no texto... Achei estranho isso estar no enunciado, mas é a frequência de indivíduos com traços falcêmicos (número de indivíduos que apresentam o traço / número do total de indivíduos). 

A sua ideia está certa! Eles não chegam a sobreviver, pois não conseguem fazer trocas gasosas (a hemoglobina não consegue reter o oxigênio nela em razão do formato da hemácia). Inclusive, foi por isso que no cálculo da frequência do alelo eu peguei apenas 1 alelo -  a criança anêmica tem um alelo normal e outro recessivo - e não 2 (que seria o caso da criança ter a anemia apenas com o Hbs em homozigose).

Boa, vamos lá! Você concorda com o que eu falei da frequência de indivíduos? Fiquei um pouco inseguro por ser a mesma do enunciado...

Abraço,

CV
CrazyVest
CrazyVest
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 166
Data de inscrição : 21/08/2013
Idade : 30
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA Empty Re: GENÉTICA

Mensagem por Sylvia Márcia Seg 02 Jun 2014, 20:25

CrazyVest escreveu:Olá Sylvia, desculpa a demora, hehe.

Nem vi a segunda parte da pergunta, desculpa. Mas eu imagino que a frequência dos indivíduos seria justamente a que ele deu no texto... Achei estranho isso estar no enunciado, mas é a frequência de indivíduos com traços falcêmicos (número de indivíduos que apresentam o traço / número do total de indivíduos). 

A sua ideia está certa! Eles não chegam a sobreviver, pois não conseguem fazer trocas gasosas (a hemoglobina não consegue reter o oxigênio nela em razão do formato da hemácia). Inclusive, foi por isso que no cálculo da frequência do alelo eu peguei apenas 1 alelo -  a criança anêmica tem um alelo normal e outro recessivo - e não 2 (que seria o caso da criança ter a anemia apenas com o Hbs em homozigose).

Boa, vamos lá! Você concorda com o que eu falei da frequência de indivíduos? Fiquei um pouco inseguro por ser a mesma do enunciado...

Abraço,

CV
Crazy, minha prova é domingo e ainda estou totalmente perdida nesse assunto...
Voce tem algum local de fácil compreensão pra me ajudar a estudar?

Uma amiga fez a questão (ou pegou de algum lugar da internet, também) e, se não me engano, deu a resolução diferente da sua. Tentarei postá-la até quarta, no máximo, e aí debatemos melhor, ok?


Mas entendi a explicação acerca da morte dos indivíduos. 
E obrigada pelas tentativas de explicações!
Sylvia Márcia
Sylvia Márcia
Jedi
Jedi

Mensagens : 221
Data de inscrição : 22/03/2014
Idade : 30
Localização : Feira de Santana, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

GENÉTICA Empty Re: GENÉTICA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos