PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CARBOIDRATOS

3 participantes

Ir para baixo

CARBOIDRATOS Empty CARBOIDRATOS

Mensagem por Sylvia Márcia Seg 19 maio 2014, 23:00

CARBOIDRATOS 10pr0xu

O gráfico registra dados referentes a alterações da glicemia após a ingestão de alimentos com índices glicêmicos (IG) diferentes.
Da análise das informações do gráfico e da tabela

• identifique qual das curvas – I ou II – representa a glicemia decorrente da ingestão de um sanduíche de pão branco e refrigerante
tipo cola;
• explique a sensação de fome no curto prazo, após essa refeição.
Sylvia Márcia
Sylvia Márcia
Jedi
Jedi

Mensagens : 221
Data de inscrição : 22/03/2014
Idade : 30
Localização : Feira de Santana, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CARBOIDRATOS Empty Re: CARBOIDRATOS

Mensagem por CrazyVest Ter 20 maio 2014, 09:11

Olá Sylvia,

A curva deve ser a II, pois ele pode ir degradando e usando a glicemia, logo a deixaria mais constante e o corpo faz esse controle (insulina e glucagon do pâncreas) para não deixar ocorrer uma hiperglicemia na pessoa. A queda e a subida da I é muito brusca e quebra esse equilíbrio.

A sensação de fome se deve à demora para degradar esses compostos a curto prazo. Acho que todos os seres viventes que foram a um rodízio de pizza já sentiram isso: vai comendo feito um animal e não ficam saciados e, de repente, parece que um boi inflou dentro da sua barriga e você não consegue nem andar direito rsrs

Espero ter ajudado!
Obs.: se ficar em dúvida posta para a gente discutir e chegar em uma solução mais acertada, pois eu não acertei todas as que eu te respondi necessariamente!

Abraço,
CV
CrazyVest
CrazyVest
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 166
Data de inscrição : 21/08/2013
Idade : 30
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

CARBOIDRATOS Empty Re: CARBOIDRATOS

Mensagem por Sylvia Márcia Ter 20 maio 2014, 14:07

CrazyVest escreveu:Olá Sylvia,

A curva deve ser a II, pois ele pode ir degradando e usando a glicemia, logo a deixaria mais constante e o corpo faz esse controle (insulina e glucagon do pâncreas) para não deixar ocorrer uma hiperglicemia na pessoa. A queda e a subida da I é muito brusca e quebra esse equilíbrio.

A sensação de fome se deve à demora para degradar esses compostos a curto prazo. Acho que todos os seres viventes que foram a um rodízio de pizza já sentiram isso: vai comendo feito um animal e não ficam saciados e, de repente, parece que um boi inflou dentro da sua barriga e você não consegue nem andar direito rsrs

Espero ter ajudado!
Obs.: se ficar em dúvida posta para a gente discutir e chegar em uma solução mais acertada, pois eu não acertei todas as que eu te respondi necessariamente!

Abraço,
CV

Eu pensei que seria a curva I, justamente porque o pão e o refrigerantes são ricos em carboidratos, portanto o nível da glicose ia aumentar muito...

Sobre a segunda resposta: Se demora pra degradar seria uma sensação de fome a longo prazo, não a curto como pede a questão, não?
Sylvia Márcia
Sylvia Márcia
Jedi
Jedi

Mensagens : 221
Data de inscrição : 22/03/2014
Idade : 30
Localização : Feira de Santana, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CARBOIDRATOS Empty Re: CARBOIDRATOS

Mensagem por CrazyVest Ter 20 maio 2014, 14:40

Hum... Não levei o fator dos carboidratos em conta. Acho que você tem razão! Mas aí eu não entendo a segunda parte... Pois nela está que é para explicar a sensação de fome a curto prazo que a pessoa sente não a longo... Na verdade vi primeiro a segunda questão que a primeira.

Acho que preciso dar uma estudada nisso para te responder com mais convicção, sorry  Neutral
CrazyVest
CrazyVest
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 166
Data de inscrição : 21/08/2013
Idade : 30
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

CARBOIDRATOS Empty Re: CARBOIDRATOS

Mensagem por r@ul Ter 20 maio 2014, 15:09

curva I - pao + refrigerante, pois alimentos de alto indice glicemico promovem rápida elevação da glicemia acompanhada da liberação de altas taxas de insulina , causando queda da glicemia abaixo do limite de 80mg do grafico, causando fome.
r@ul
r@ul
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 10/05/2013
Idade : 33
Localização : fortaleza, ce, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CARBOIDRATOS Empty Re: CARBOIDRATOS

Mensagem por Sylvia Márcia Ter 20 maio 2014, 16:58

r@ul escreveu:curva I - pao + refrigerante, pois alimentos de alto indice glicemico promovem rápida elevação da glicemia acompanhada da liberação de altas taxas de insulina , causando queda da glicemia abaixo do limite de 80mg do grafico, causando fome.
Também pensei na curva I, obrigada r@aul!
Mas... Continuo sem entender a parte do "por que dá fome no curto prazo" Sad((
Sylvia Márcia
Sylvia Márcia
Jedi
Jedi

Mensagens : 221
Data de inscrição : 22/03/2014
Idade : 30
Localização : Feira de Santana, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CARBOIDRATOS Empty Re: CARBOIDRATOS

Mensagem por r@ul Qua 21 maio 2014, 16:32

para esse caso, a fome é causada pq, após a liberação de grande quantidade de insulina, há uma grande aporte desta para dentro da célula e, consequentemente o nivel glicemico no sangue cai para abaixo do valor ideal de 80. com isso, há uma sensação de fome devido a essa queda de glicose sanguinea que é percebida pelo centro de controle da fome no hipotalamo.
r@ul
r@ul
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 10/05/2013
Idade : 33
Localização : fortaleza, ce, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CARBOIDRATOS Empty Re: CARBOIDRATOS

Mensagem por Sylvia Márcia Ter 27 maio 2014, 15:49

r@ul escreveu:para esse caso, a fome é causada pq, após a liberação de grande quantidade de insulina, há uma grande aporte desta para dentro da célula e, consequentemente o nivel glicemico no sangue cai para abaixo do valor ideal de 80. com isso, há uma sensação de fome devido a essa queda de glicose sanguinea que é percebida pelo centro de controle da fome no hipotalamo.
Valeu!
Sylvia Márcia
Sylvia Márcia
Jedi
Jedi

Mensagens : 221
Data de inscrição : 22/03/2014
Idade : 30
Localização : Feira de Santana, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CARBOIDRATOS Empty Re: CARBOIDRATOS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos