PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Segundo governo de Vargas

2 participantes

Ir para baixo

Segundo governo de Vargas Empty Segundo governo de Vargas

Mensagem por ViniciusAlmeida12 Dom 04 maio 2014, 12:00

I. "... procurou desenvolver a indústria nacional, sem abrir mão do recurso aos capitais estrangeiros. Obteve empréstimos dos Estados Unidos e procurou atrair empresas privadas internacionais para investir no Brasil. Durante seu governo (...) foi estabelecido o monopólio estatal sobre a prospecção e o refinamento do petróleo brasileiro. (...) foi elaborado um Plano Econômico (...) cujos objetivos eram organizar investimentos na indústria de base, transporte e serviços públicos."

II. "... o Brasil ajustou-se nesse período à linha mestra do capitalismo de organização, que modificou o caráter da dominação imperialista. Em vez da exportação de capitais (...), a ação do capitalismo avançado se deu pela implantação direta de indústrias, de unidades produtivas. Com isso, iniciava-se a internacionalização do mercado brasileiro, aprofundando a dependência econômica do país."

Quanto aos textos, o
a) I refere-se ao caráter nacionalista da política econômica do segundo governo de Getúlio Vargas, enquanto o II refere-se à política desenvolvimentista do governo de Juscelino Kubitschek.
b) I refere-se ao caráter democrático da política econômica adotada pelo governo Dutra, enquanto o II identifica o centralismo da política econômica do segundo governo de Getúlio Vargas.
c) I identifica o desenvolvimentismo nacionalista da política econômica de João Goulart, enquanto o II refere-se à política desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek.
d) I e o II identificam a política econômica nacionalista do segundo governo de Getúlio Vargas.
e) I e o II identificam a política econômica desenvolvimentista do governo do presidente Juscelino Kubitschek.


O gabarito dessa questão é letra A, segundo alguns sites. Mas estou com uma dúvida, no texto I é afirmado que o Brasil obteve empréstimos dos EUA na época e buscou atrair empresas estrangeiras pra cá, porém pelo que eu li afirma-se justamente o contrário: Vargas tinha como objetivo um desenvolvimento nacionalista, das industrias brasileiras e a diminuição da dependência econômica. Estou confuso! O gabarito está errado ou estou equivocado? Muito obrigado  Very Happy

ViniciusAlmeida12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 725
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 28
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Segundo governo de Vargas Empty Re: Segundo governo de Vargas

Mensagem por MatheusMagnvs Dom 04 maio 2014, 14:56

".. procurou desenvolver a indústria nacional, sem abrir mão do recurso aos capitais estrangeiros"
Vargas, de fato, tentava criar uma indústria nacional forte e independente, mas era imprescindível o investimento estrangeiro. Qual seria a razão para que os ricos paulistas, mineiros e outros investissem na indústria de base, sendo que a riqueza deles se baseava na terra e na agricultura? Não havia interesse, mas ainda assim Vargas precisava de dinheiro. Deste modo, mesmo que isso gere um paradoxo intrínseco, Vargas precisou de investimentos exteriores para iniciar o processo de industrialização. Pense que é como colocar fogo em uma fogueira: você não tem fogo nem sabe como fazê-lo; então o sr. compra a fagulha de quem sabe  e inicia o processo, e depois o sr. mesmo controla a fogueira e aumenta ou diminui o fogo. Não há como criar uma indústria dessas do nada.
Embora isso tenha gerado, inicialmente, uma dependência em relação do exterior, Vargas tinha o objetivo principal de dar um 'empurrão' na economia e na indústria brasileiras, de modo que, posteriormente, empresas privadas e estatais brasileiras conseguissem se promover independentemente.
Além disso, no segundo governo de Vargas, ele agia com 'menos liberdade', digamos, do que no Estado Novo; dado que o Estado Novo era uma ditadura praticamente pessoal, suas opiniões políticas e econômicas eram aplicadas, enquanto que em seu segundo governo, ainda que ele possuísse um grande poder e influência, ele não tinha autoridade para mandar e desmandar ao seu bel prazer. Óbvio que os E.U.A. sabiamente gerar uma dependência brasileira perpétua, enquanto que Vargas queria apenas o incentivo estrangeiro inicial. Daí, também, uma forte pressão norte-americana sobre o governo varguista.
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Segundo governo de Vargas Empty Re: Segundo governo de Vargas

Mensagem por ViniciusAlmeida12 Dom 04 maio 2014, 15:04

Compreendi. Muito obrigado, MatheusMagnvs.

ViniciusAlmeida12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 725
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 28
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Segundo governo de Vargas Empty Re: Segundo governo de Vargas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos