PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Iluminismo

3 participantes

Ir para baixo

Iluminismo Empty Iluminismo

Mensagem por Johannes Dom 04 maio 2014, 10:05

O Iluminismo do século XVIII abrigava, dentre seus valores, o racionalismo. Tal perspectiva confrontava-se com as visões religiosas do século anterior. Esse confronto anunciava que o homem das luzes encarava de frente o mundo e tudo nele contido: o Homem e a Natureza. O iluminismo era claro, com relação ao homem: um indivíduo capaz de realizar intervenções e mudanças na natureza para que essa lhe proporcionasse conforto e prazer.

Seguindo esse raciocínio, pode-se dizer que, para o Homem das Luzes, a Natureza era:

a) misteriosa e incalculável, sendo a base da religiosidade do período, o lugar onde os homens reconheciam a presença física de Deus e sua obra de criação;
b) infinita e inesgotável, constituindo-se um campo privilegiado da ação do homem, dando em troca condição de sobrevivência, principalmente no que se refere ao seu sustento econômico;
c) apenas reflexo do desenvolvimento da capacidade artística do homem, pois ajudava-o a criar a ideia de um progresso ilimitado relacionado à indústria;
d) um laboratório para os experimentos humanos, pois era reconhecida pelo homem como a base do progresso e entendimento do mundo; daí a fisiocracia ser a principal representante da industrialização iluminista;
e) a base do progresso material e técnico, fundamento das fábricas, sem a qual as indústrias não teriam condições de desenvolver a ideia de mercado.

Gabarito: B

A minha dúvida é porque a ideia de natureza infinita e inesgotável estava correta e porque o item E está errado. Obrigado desde já pela contribuição!
Johannes
Johannes
Jedi
Jedi

Mensagens : 337
Data de inscrição : 02/05/2013
Idade : 31
Localização : Formiga,MG,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Iluminismo Empty Re: Iluminismo

Mensagem por MatheusMagnvs Dom 04 maio 2014, 10:46

Infinita e inesgotável: estava apta para ser explorada, controlada e dominada em todos os aspectos pelo homem das luzes, pois este controlava toda a Razão e a capacidade para tal. (Na verdade, acho que até meados do século XX ainda se devia achar que ela era inesgotável, mas não tenho fontes para confirmar esta tese que está entre parênteses, é mais uma suposição).
A base para o progresso técnico é, antes de tudo, a razão. Sem a razão, o homem das luzes não é capaz de produzir ou controlar a natureza; é vital que ele utilize a razão para controlá-la. Além disso, a ideia de mercado já começava a se desenvolver subsequentemente ao mercantilismo (século XV-XVI), ainda que em seus primórdios, o que em si já antecede ao iluminismo do século XVIII.

Recomendo a leitura de Adorno sobre o tema, caso se interesse. Não gosto da Escola de Frankfurt, mas as teses dele sobre o iluminismo me agradam em alguma medida.
Espero ter ajudado. Smile
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Iluminismo Empty Re: Iluminismo

Mensagem por Luciana Cabrall Qua 04 Abr 2018, 23:43

Tive a mesma dúvida na questão. Obrigada pelos esclarecimentos!
Luciana Cabrall
Luciana Cabrall
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 184
Data de inscrição : 19/04/2016
Idade : 24
Localização : São Luís,Ma

Ir para o topo Ir para baixo

Iluminismo Empty Re: Iluminismo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos