PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ácidos nucleicos

3 participantes

Ir para baixo

Ácidos nucleicos Empty Ácidos nucleicos

Mensagem por Sylvia Márcia Seg 21 Abr 2014, 15:55

" As  informações  são organizadas em uma linguagem que 
utiliza um código de nucleotídeos que  em sua interpretação 
envolve diversos tipos de ácidos nucleicos."


Porque isso está verdadeiro se só há dois tipos de ácidos nucleicos (Ou estou errada....) e ainda nessa "interpretação" só trabalha o RNA (Ou a questão estaria se referindo ao RNAr, RNAm e RNAt.....)


________________________

" As inúmeras possibilidades de sequencias de nucleotideos ao longo da cadeia polinucleotídica constituem a base molecula da diversidade da vida"


Qual o erro dessa alternativa também....




Obrigada!!!!!
Sylvia Márcia
Sylvia Márcia
Jedi
Jedi

Mensagens : 221
Data de inscrição : 22/03/2014
Idade : 30
Localização : Feira de Santana, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ácidos nucleicos Empty Re: Ácidos nucleicos

Mensagem por Get This Ter 22 Abr 2014, 13:07

I) A linguagem utiliza mais precisamente um código de Bases Nitrogenadas (A,C,G,T,U)



II) A base molecular da diversidade resulta das diferentes combinações entre os átomos dos elementos químicos naturais, como por exemplo, Hidrogênio + oxigênio .
Get This
Get This
Jedi
Jedi

Mensagens : 343
Data de inscrição : 25/01/2013
Idade : 29
Localização : Açailândia - MA - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ácidos nucleicos Empty Re: Ácidos nucleicos

Mensagem por Sylvia Márcia Ter 22 Abr 2014, 14:19

Get This escreveu:I) A linguagem utiliza mais precisamente um código de Bases Nitrogenadas (A,C,G,T,U)



II) A base molecular da diversidade resulta das diferentes combinações entre os átomos dos elementos químicos naturais, como por exemplo, Hidrogênio + oxigênio .
Mas a primeira alternativa está correta no gabarito oficial (acho que é uma questão da bahiana)

e quanto a segunda: Mas os nucleotídeos não são a base molecular dos ácidos nucleicos............
Sylvia Márcia
Sylvia Márcia
Jedi
Jedi

Mensagens : 221
Data de inscrição : 22/03/2014
Idade : 30
Localização : Feira de Santana, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ácidos nucleicos Empty Re: Ácidos nucleicos

Mensagem por Get This Ter 22 Abr 2014, 19:09

Desculpe a falta de atenção!

Bem, na primeira o termo "diversos" está correto pois remete ao que você mesmo
citou, o RNAr, RNAm, e RNAt. Na natureza só existem 2 tipos de ácidos nucléicos, DNA e RNA,
mas existem diferentes tipos de RNA e estes são ácidos nucleicos.

Agora a segunda, fiz uma pesquisa mas não achei nada revelante. Acho que a banca  exigiu o conceito em si, livre de interpretações, da base molecular da vida que encontramos nos livros, pois é isto que está no Amabis e Martho e outros artigos da internet quando nos refererimos a isto!
Get This
Get This
Jedi
Jedi

Mensagens : 343
Data de inscrição : 25/01/2013
Idade : 29
Localização : Açailândia - MA - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ácidos nucleicos Empty Re: Ácidos nucleicos

Mensagem por Sylvia Márcia Ter 22 Abr 2014, 21:11

Get This escreveu:Desculpe a falta de atenção!

Bem, na primeira o termo "diversos" está correto pois remete ao que você mesmo
citou, o RNAr, RNAm, e RNAt. Na natureza só existem 2 tipos de ácidos nucléicos, DNA e RNA,
mas existem diferentes tipos de RNA e estes são ácidos nucleicos.

Agora a segunda, fiz uma pesquisa mas não achei nada revelante. Acho que a banca  exigiu o conceito em si, livre de interpretações, da base molecular da vida que encontramos nos livros, pois é isto que está no Amabis e Martho e outros artigos da internet quando nos refererimos a isto!
Essa base molecular da vida seria, então, o que voce citou: " A base molecular da diversidade resulta das diferentes combinações entre os átomos dos elementos químicos naturais, como por exemplo, Hidrogênio + oxigênio." ...........
Sylvia Márcia
Sylvia Márcia
Jedi
Jedi

Mensagens : 221
Data de inscrição : 22/03/2014
Idade : 30
Localização : Feira de Santana, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ácidos nucleicos Empty Re: Ácidos nucleicos

Mensagem por Sylvia Márcia Ter 22 Abr 2014, 21:14

Sylvia Márcia escreveu:
Get This escreveu:Desculpe a falta de atenção!

Bem, na primeira o termo "diversos" está correto pois remete ao que você mesmo
citou, o RNAr, RNAm, e RNAt. Na natureza só existem 2 tipos de ácidos nucléicos, DNA e RNA,
mas existem diferentes tipos de RNA e estes são ácidos nucleicos.

Agora a segunda, fiz uma pesquisa mas não achei nada revelante. Acho que a banca  exigiu o conceito em si, livre de interpretações, da base molecular da vida que encontramos nos livros, pois é isto que está no Amabis e Martho e outros artigos da internet quando nos refererimos a isto!
Essa base molecular da vida seria, então, o que voce citou: " A base molecular da diversidade resulta das diferentes combinações entre os átomos dos elementos químicos naturais, como por exemplo, Hidrogênio + oxigênio." ...........
 Essa base molecular não seria o mesmo que composição química......
Porque me confundo: O cromossomo é a base física da herança, correto.....
E a base química: seriam os nucleotídeos como um todo ou as bases, pentose e o fosfato..........
Sylvia Márcia
Sylvia Márcia
Jedi
Jedi

Mensagens : 221
Data de inscrição : 22/03/2014
Idade : 30
Localização : Feira de Santana, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ácidos nucleicos Empty Re: Ácidos nucleicos

Mensagem por mmsilva Qui 24 Abr 2014, 01:23

Eu acho que a base molecular resulta da interações eletrônicas de cada átomo sim, entretanto em nível molecular é mais importante ressaltar a forma resultante de cada peptídeo(estrutura terciária ou quaternária) produto das repulsões e atrações desses átomos, porque a partir dessa forma a seleção natural ira agir, selecionando o que é útil ou não segundo a função que esse peptídeo exercerá e sua contribuição(ou prejuízo) ao organismo.

Outro ponto: segundo o gabarito oficial da faculdade UFBA que utilizou a questão em seu vestibular de 2008 a opção "As inúmeras possibilidades de sequencias de nucleotídeos ao longo da cadeia polinucleotídica constituem a base molecular da diversidade da vida" está correta.
mmsilva
mmsilva
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 122
Data de inscrição : 24/08/2012
Idade : 27
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ácidos nucleicos Empty Re: Ácidos nucleicos

Mensagem por Sylvia Márcia Qui 24 Abr 2014, 16:49

mmsilva escreveu:Eu acho que a base molecular resulta da interações eletrônicas de cada átomo sim, entretanto em nível molecular é mais importante ressaltar a forma resultante de cada peptídeo(estrutura terciária ou quaternária) produto das repulsões e atrações desses átomos, porque a partir dessa forma a seleção natural ira agir, selecionando o que é útil ou não segundo a função que esse peptídeo exercerá e sua contribuição(ou prejuízo) ao organismo.

Outro ponto: segundo o gabarito oficial da faculdade UFBA que utilizou a questão em seu vestibular de 2008 a opção "As inúmeras possibilidades de sequencias de nucleotídeos ao longo da cadeia polinucleotídica constituem a base molecular da diversidade da vida" está correta.
Então o local de onde vi primeiro essa alternativa errou, porque tenho certeza que tinha falsa (não lembro se foi da internet ou de um módulo que tenho aqui. Realmente esqueci e não sei mais onde devo reconferir). Sendo que também vi um gabarito em que ela estava verdadeira. Até por que isso é tão óbvio (a meu ver) Sad
Sylvia Márcia
Sylvia Márcia
Jedi
Jedi

Mensagens : 221
Data de inscrição : 22/03/2014
Idade : 30
Localização : Feira de Santana, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ácidos nucleicos Empty Re: Ácidos nucleicos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos