PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vulcões

2 participantes

Ir para baixo

Vulcões Empty Vulcões

Mensagem por wellisson-vr@hotmail.com Seg 21 Abr 2014, 09:00

O vulcanismo é um dos processos da dinâmica terrestre que sempre encantou e amedrontou a humanidade, existindo diversos registros históricos referentes a esse processo. Sabe-se que as atividades vulcânicas trazem novos materiais para locais próximos à superfície terrestre. A esse respeito, pode-se afirmar corretamente que o vulcanismo:
a) é um dos poucos processos de liberação de energia interna que continuará ocorrendo indefinidamente na história evolutiva da Terra.
b) é um fenômeno tipicamente terrestre, sem paralelo em outros planetas, pelo que se conhece atualmente.
c) traz para a atmosfera materiais nos estados líquido e gasoso, tendo em vista originarem-se de todas as camadas internas da Terra.
d) ocorre, quando aberturas na crosta aliviam a pressão interna, permitindo a ascensão de novos materiais e mudanças em seus estados físicos.
 e) é o processo responsável pelo movimento das placas tectônicas, causando seu rompimento e o lançamento de materiais fluidos.

GOSTARIA QUE COMENTASSEM CADA ALTERNATIVA.
Grato desde já!
wellisson-vr@hotmail.com
wellisson-vr@hotmail.com
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 168
Data de inscrição : 28/10/2013
Idade : 30
Localização : volta redonda

Ir para o topo Ir para baixo

Vulcões Empty Re: Vulcões

Mensagem por naiad Seg 21 Abr 2014, 15:33

Olá, Wellisson

Primeiro para responder essa questão, precisamos entender e conhecer o que é vulcanismo, certo? Bom, vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça.Por essa definição já poderíamos encontrar que a resposta correta é a letra D, mas, vamos analisar o erro presente nas outras alternativas.

A) Está errada ao falar a atividade ocorre indefinidamente. Ao entrar em atividade, o vulcão emite materiais que variam, tais como: fumaça, gases, vapor, lama (sarças ardentes) e lava, por um tempo específico até que a pressão interna seja aliviada. 
B) Incorreta. Atualmente há vários estudos que evidencia a presença de crostas vulcânicas em outros planetas. Um exemplo disso é o planeta vênus que é o planeta do sistema solar com mais quantidade de vulcões, apesar de serem inativos e em sua maioria jovens.
C) Incorreta. O aparelho vulcânico é composto por várias partes, destacando-se a cratera, por onde o material é expelido, o que invalida a essa alternativs, que afirma que o vulcão se origina de todas as camadas internas da Terra, tendo uma estrutura geológica própria
D) Correta.
E) Incorreta. Não é o vulcanismo responsável pelo movimento das placas, mas sim, este decorre dos pontos de convergência ou separação das placas, o que permite a ascensão dos materiais e mudanças em seu estado físico.. 

Espero que tenha compreendido bem, Wellisson, qualquer dúvida é só falar.

Tenha uma ótima semana!
naiad
naiad
Padawan
Padawan

Mensagens : 61
Data de inscrição : 18/04/2014
Idade : 28
Localização : CG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos