PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Radiciação

2 participantes

Ir para baixo

Radiciação Empty Radiciação

Mensagem por Ruan Ricardo Ter 15 Abr 2014, 15:37

(UCSal-BA) Se x = 3 - √3 + 1/(3 + √3) - 1/(√3 - 3), então: 

Alguém pode conferir se minha resposta está certa, fiz desse modo:

Racionalizei primeiro as frações: 1/(3 + √3) . 3 - √3 =  (3 - √3)/( 9 - 3) = (3 - √3)/6 

=> 1/(√3 - 3) . √3 + 3 =  (√3 + 3)/(3 - 9) = (√3 + 3)/-6 = -(√3 + 3)/6

Depois tirei o mmc e resolvi o restante: 3 - √3 + (3 - √3)/6 + (√3 - 3)/6 =

 (18 - 6√3 + 3 - √3 + √3 - 3)/6 =

 (18 - 6√3)/6 = 

Minha resposta = 3 - 6√3 

=> O gabarito da questão é 1 ≤ x < 3

Alguém pode conferir se eu respondi corretamente, e corrigir no caso de estar errado Very Happy Agradeço.

Ruan Ricardo
Padawan
Padawan

Mensagens : 70
Data de inscrição : 16/11/2013
Idade : 29
Localização : Boa Vista, Roraima, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Radiciação Empty Re: Radiciação

Mensagem por gustavolol2 Ter 15 Abr 2014, 16:43

Posso estar errado sobre seu erro mas acho que você racionalizou corretamente, mas quando racionalizouRadiciação Gif, você ignorou o sinal de menos   (-) da expressão original. 

O resultado, depois de racionalizado, foi  
Radiciação Gif  que vai se tornar positivo quando você substituir na equação de origem.

Não há problema em ignorar o sinal "fora da fração" para racionalizar , mas quando for substituir haverá multiplicação de sinais.

Radiciação Gif

Seria mais fácil fazer o mmc  primeiro. Que seria (√3 - 3)(3 + √3) ... Isso é a diferença dois quadrados. Só estão invertidos. O primeiro é aquele que conserva o sinal (√3) o segundo é aquele que muda o sinal (-3).Então ficaria √3² - 3².
Lembre-se de que (a-b)(a+b) = (a-b)(b+a) = (-b+a)(a+b).Só muda a ordem. Very Happy (juntamente com o respectivo sinal,claro).


Espero que eu não tenha errado nas contas Smile
Um abraço.
gustavolol2
gustavolol2
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 123
Data de inscrição : 17/06/2012
Idade : 28
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Radiciação Empty Re: Radiciação

Mensagem por Ruan Ricardo Ter 15 Abr 2014, 17:22

gustavolol2 escreveu:Posso estar errado sobre seu erro mas acho que você racionalizou corretamente, mas quando racionalizouRadiciação Gif, você ignorou o sinal de menos   (-) da expressão original. 

O resultado, depois de racionalizado, foi  
Radiciação Gif  que vai se tornar positivo quando você substituir na equação de origem.

Não há problema em ignorar o sinal "fora da fração" para racionalizar , mas quando for substituir haverá multiplicação de sinais.

Radiciação Gif

Seria mais fácil fazer o mmc  primeiro. Que seria (√3 - 3)(3 + √3) ... Isso é a diferença dois quadrados. Só estão invertidos. O primeiro é aquele que conserva o sinal (√3) o segundo é aquele que muda o sinal (-3).Então ficaria √3² - 3².
Lembre-se de que (a-b)(a+b) = (a-b)(b+a) = (-b+a)(a+b).Só muda a ordem. Very Happy (juntamente com o respectivo sinal,claro).


Espero que eu não tenha errado nas contas Smile
Um abraço.
Muito obrigado gustavolol2, a sua resolução deve estar correta. Pensei que esse sinal de menos:  Radiciação Gif, iria mudar o sinal positivo de dentro do parênteses :S Obrigado, me ajudou bastante  Smile

Ruan Ricardo
Padawan
Padawan

Mensagens : 70
Data de inscrição : 16/11/2013
Idade : 29
Localização : Boa Vista, Roraima, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Radiciação Empty Re: Radiciação

Mensagem por gustavolol2 Ter 15 Abr 2014, 17:31

Você pode mandar o sinal para dentro do parênteses sim.Mas mudaria o sinal das duas parcelas. 

Radiciação Gif   e   Radiciação Gif são a mesma coisa.

Acho que o problema foi nessa parte mesmo. Ao colocar o sinal dentro dos parênteses, você mudou o sinal somente de uma parcela.

Por nada meu caro.
Forte abraço.
gustavolol2
gustavolol2
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 123
Data de inscrição : 17/06/2012
Idade : 28
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Radiciação Empty Re: Radiciação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos