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(UFSC 2000) MCU e Força Centripta

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Mensagem por Vestibulanda Dom 23 maio 2010, 12:05

(UFSC 2000) Um avião descreve uma curva em trajetória circular com velocidade escalar constante, num plano horizontal, conforme está representado

(UFSC 2000) MCU e Força Centripta Im1

na figura, onde   Força  é a força de sustentação, perpendicular às asas; Peso
é a força peso; Alfga é o ângulo de inclinação das asas em relação ao plano horizontal; R é o raio de trajetória. São conhecidos os valores: alfa = 45º; R = 1 000 metros; massa do avião = 10 000 kg.

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S), considerando, para efeito de cálculos, apenas as forças indicadas na figura.
01. Se o avião descreve uma trajetória curvilínea, a resultante das forças externas que atuam sobre ele é, necessariamente, diferente de zero.
02. Se o avião realiza movimento circular uniforme, a resultante das forças que atuam sobre ele é nula.
04. A força centrípeta é, em cada ponto da trajetória, a resultante das forças externas que atuam no avião, na direção do raio da trajetória.
08. A força centrípeta sobre o avião tem intensidade igual a
100 000 N.
16.  A velocidade do avião tem valor igual a 360 km/h.

32.  A força resultante que atua sobre o avião não depende do ângulo de inclinação das asas em relação ao plano horizontal.

R:30

Só entendi a 04. pq a Força Centrípta é o somatório de todas as forças p/ o centro.

Obrigada =)
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(UFSC 2000) MCU e Força Centripta Empty Re: (UFSC 2000) MCU e Força Centripta

Mensagem por Euclides Dom 23 maio 2010, 12:47

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S), considerando, para efeito de cálculos, apenas as forças indicadas na figura.

01. Se o avião descreve uma trajetória curvilínea, a resultante das forças externas que atuam sobre ele é, necessariamente, diferente de zero.

Sim, numa trajetória circular a resultante é a força centrípeta.

02. Se o avião realiza movimento circular uniforme, a resultante das forças que atuam sobre ele é nula.

Não, pela mesma razão anterior.

04. A força centrípeta é, em cada ponto da trajetória, a resultante das forças externas que atuam no avião, na direção do raio da trajetória.


Sim, afinal é a definição de força centrípeta.

08. A força centrípeta sobre o avião tem intensidade igual a 100 000 N.



16. A velocidade do avião tem valor igual a 360 km/h.



32. A força resultante que atua sobre o avião não depende do ângulo de inclinação das asas em relação ao plano horizontal.

Sim, varie o ângulo no cálculo da força centrípeta e ela toma outro valor.


Última edição por Euclides em Seg 25 Abr 2016, 16:29, editado 1 vez(es)

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(UFSC 2000) MCU e Força Centripta Empty Re: (UFSC 2000) MCU e Força Centripta

Mensagem por Vestibulanda Ter 25 maio 2010, 18:29

Aqui:

02. Se o avião realiza movimento circular uniforme, a resultante das forças que atuam sobre ele é nula.

Ele quer dizer que as Forças externas q atuam no avião são nulas, pq a Força resultante é a Força Centrípeta somente, ou seja, só ela atua. E Força Centrípeta seria uma Força interna?

Só isso obrigada.
Consegui ver a Fcp que vc fez, legal

cheers
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(UFSC 2000) MCU e Força Centripta Empty Re: (UFSC 2000) MCU e Força Centripta

Mensagem por Euclides Ter 25 maio 2010, 18:47

Vestibulanda escreveu:Aqui:

02. Se o avião realiza movimento circular uniforme, a resultante das forças que atuam sobre ele é nula.

Ele quer dizer que as Forças externas q atuam no avião são nulas, pq a Força resultante é a Força Centrípeta somente, ou seja, só ela atua. E Força Centrípeta seria uma Força interna?

Só isso obrigada.
Consegui ver a Fcp que vc fez, legal

cheers

Se as forças externas fossem nulas não haveria resultante centrípeta.

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Mensagem por Vestibulanda Seg 14 Jun 2010, 08:19

Entendi, muito obrigada 👽
vou estudar mais isso :study:
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Mensagem por jkl007 Ter 20 Nov 2012, 00:02

gostaria de mais calculos explicando as letras 08 e 16

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