PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

magnitude da força F

2 participantes

Ir para baixo

magnitude da força F Empty magnitude da força F

Mensagem por Bruno Barreto Sex 14 maio 2010, 23:46

Um recipiente de raio R e eixo vertical contém álcool até uma altura H. Ele possui, à meia altura da coluna de álcool, um tubo de eixo horizontal cujo diâmetro d é pequeno comparado a altura da coluna de álcool, como mostra a figura. O tubo é vedado por um êmbolo que impede a saída de álcool, mas que pode deslizar sem atrito através do tubo. Sendo p a massa específica do álcool, a magnitude da força F necessária para manter o êmbolo sua posição é:
magnitude da força F F97hidehid17
a)pgHpi R^2.
b) pgH pid^2.
c)pgHRí d/2.
d) pgHpi R^2/2.
e) pgHpi d^2/8.
Letra e

Bruno Barreto
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 997
Data de inscrição : 23/10/2009
Idade : 34
Localização : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

magnitude da força F Empty Re: magnitude da força F

Mensagem por Euclides Sáb 15 maio 2010, 00:23

Olá Bruno,

como você sabe, existe uma relação entre força e pressão. Força aplicada numa superfície se traduz em pressão (N/m²) e pressão aplicada numa superfície se traduz em força.



então, fisicamente o que temos aí é que a pressão interna da coluna de álcool na altura do tubo, aplicada à superfície do êmbolo fará sobre ele uma força que deve ser equilibrada por força de mesma intensidade e sentido oposto.

magnitude da força F Trert

a pressão no tubo é a pressão exercida pela coluna de líquido na altura H/2



a área da secção do êmbolo





____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos