PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relação unidade atomica e massa molar

2 participantes

Ir para baixo

Relação unidade atomica e massa molar Empty Relação unidade atomica e massa molar

Mensagem por Gustavo de Moraes Perin Qui 13 Mar 2014, 18:00

Ola.
Um conjunto de átomos de mesmo numero atomico formam um elemento químico, que possui uma massa em unidade atomica (u).
A mesma massa de um elemento químico representada em unidades atomica(u) pode ser representada em g/mol. Mas um mol equivale a 6x10^23 átomos de um elemento químico.
Ou seja, eu preciso de no minimo 6x10^23 átomos para poder representar a massa de um elemento quimico em gramas / mol?

exemplo:

Conjunto de átomos de numero atomico 6 formam o elemento Carbono.
Um carbono possui 6 protons e 6 neutrons ( exemplo mais comum) = 12 unidades atomicas (u)
Esse massa desse mesmo carbono pode ser expressa por 12g/mol.
Mas um mol de carbono são 6x 10^23 átomos de carbono.
Portanto, Um átomo de numero atomico 6 não é nem mesmo o elemento carbono? e também não é um mol de carbono?

Porfavor, alguém me ajuda com estas dúvidas. E confirme se esta linha de raciocínio está correta. Se não estiver me corrija.
Agradeço desde já obrigado.

Gustavo de Moraes Perin
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 05/02/2014
Idade : 27
Localização : Mirassol

Ir para o topo Ir para baixo

Relação unidade atomica e massa molar Empty Re: Relação unidade atomica e massa molar

Mensagem por Sir Isaac Qui 13 Mar 2014, 19:57

Meu caro,quando falamos em dúzias,por exemplo,não importa se estamos falando de bananas,laranjas,carros,motos,estamos nos referindo a uma quantidade,doze,de algo. O mesmo ocorre com o mol,que tem 6.10²³ átomos de algo. Dessa forma,se uma dúzia de laranjas corresponde a 12 laranjas,1 mol de laranjas corresponde a 6.10²³ laranjas.

Espero ter ajudado,abraço!
Sir Isaac
Sir Isaac
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 117
Data de inscrição : 24/06/2013
Idade : 26
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Relação unidade atomica e massa molar Empty Re: Relação unidade atomica e massa molar

Mensagem por Gustavo de Moraes Perin Sex 14 Mar 2014, 19:44

Obrigado Sir Isaac.

Gustavo de Moraes Perin
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 05/02/2014
Idade : 27
Localização : Mirassol

Ir para o topo Ir para baixo

Relação unidade atomica e massa molar Empty Re: Relação unidade atomica e massa molar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos