PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Medida recorde da massa do elétron

2 participantes

Ir para baixo

Medida recorde da massa do elétron Empty Medida recorde da massa do elétron

Mensagem por Sir Isaac Qua 05 Mar 2014, 12:57

        Físicos na Alemanha anunciaram, dia 19/02, que conseguiram um recorde de precisão na medida da massa do elétron.

A façanha deve fornecer uma ferramenta útil para os físicos testarem o “modelo padrão” da física – a teoria mais amplamente aceita sobre as partículas e forças que compõem o Universo.

Os elétrons são partículas com carga elétrica negativa que orbitam o núcleo de um átomo.

Eles foram descobertos em 1897 pelo físico inglês Joseph John Thomson, que apelidou-os de “corpúsculos”- um nome alterado, posteriormente, para “elétron”, por causa de sua ligação com a carga elétrica.

Uma equipe liderada por Sven Sturm, do Instituto Max Planck de Física Nuclear em Heidelberg “pesou” elétrons através de um dispositivo chamado de armadilha Penning, que armazena as partículas carregadas em uma combinação de campos magnéticos e elétricos.

Eles mediram um único elétron que foi vinculado a um núcleo de carbono cuja massa já era conhecido.

O elétron tem 0,000548579909067 de uma unidade de massa atômica, a unidade de medida para as partículas, de acordo com o cálculo, considerando os fatores ​​de incertezas estatísticas e experimentais.

A estimativa é de um aumento de 13 vezes na precisão em tentativas anteriores de determinar a massa do elétron.
“Este resultado estabelece a base para futuras experiências de fundamentais física e testes de precisão do Modelo Padrão”, de acordo com o estudo publicado na revista Nature.

FONTE:
http://news.discovery.com/space/electron-mass-measured-to-record-breaking-precision-140219.htm
Sir Isaac
Sir Isaac
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 117
Data de inscrição : 24/06/2013
Idade : 26
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Medida recorde da massa do elétron Empty Re: Medida recorde da massa do elétron

Mensagem por Convidado Qua 05 Mar 2014, 18:33

Ótima matéria Sir Isaac, mas por acaso o que são fatores ​​de incertezas estatísticas e experimentais, dê-me exemplos do que eu tenho dúvida.
Grato.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Medida recorde da massa do elétron Empty Re: Medida recorde da massa do elétron

Mensagem por Sir Isaac Qua 05 Mar 2014, 18:42

Haha,confesso que não tenho base para lhe explicar esse conceito,o ideal seria o mestre Euclides dá uma "luz" aqui.
Sir Isaac
Sir Isaac
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 117
Data de inscrição : 24/06/2013
Idade : 26
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Medida recorde da massa do elétron Empty Re: Medida recorde da massa do elétron

Mensagem por Euclides Qua 05 Mar 2014, 18:59

fatores ​​de incertezas estatísticas e experimentais
erros de medidas devidos às ponderações estatísticas feitas para tratar os resultados obtidos (muitas medidas) e imprecisão dos equipamentos e métodos utilizados.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Medida recorde da massa do elétron Empty Re: Medida recorde da massa do elétron

Mensagem por Sir Isaac Qua 05 Mar 2014, 19:17

Obrigado,mestre!
Sir Isaac
Sir Isaac
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 117
Data de inscrição : 24/06/2013
Idade : 26
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Medida recorde da massa do elétron Empty Re: Medida recorde da massa do elétron

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos