PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Zero Absoluto

3 participantes

Ir para baixo

Zero Absoluto Empty Zero Absoluto

Mensagem por Ghoul Ter 25 Fev 2014, 16:55

Sobre o descobrimento do zero absoluto, consta em meu livro a seguinte informação: 
"Os físicos do século XIX notaram que havia um limite inferior para a temperatura antes mesmo de terem certeza de que a matéria era formada por átomos, e que o movimento atômico se relacionava com a temperatura dos corpos. Já naquela época, os cientistas conseguiram obter, de forma indireta, o valor -273,15 ºC, ainda que imprecisamente."

Mas,além dessa informação,não há nenhuma explicação de como chegaram a esse valor diante das condições citadas. Por curiosidade, gostaria de saber como os cientistas descobriram que existia um limite inferior para a temperatura e como conseguiram se aproximar do valor.

Ghoul
Padawan
Padawan

Mensagens : 51
Data de inscrição : 21/02/2013
Idade : 29
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Zero Absoluto Empty Re: Zero Absoluto

Mensagem por Euclides Ter 25 Fev 2014, 17:43

O zero absoluto surgiu como uma noção abstrata de limite inferior de temperatura.

Em suas experiências Lord Kelvin(*) notou que um gás rarefeito ao ser resfriado tinha sua pressão reduzida em 1/273,15 para cada grau Celsius de resfriamento. Kelvin então considerou que a partir de 0°C, se um gás fosse refriado até -273,15°C sua pressão se reduziria teoricamente a zero e esse ponto não poderia ser ultrapassado.

(*) William Thomson, também conhecido como Lord Kelvin, nasceu em Belfast, na Irlanda a 26 de junho de 1824. Publicou mais de 600 trabalhos científicos e apresentou um total de 70 patentes. Ele era o presidente da Royal Society 1890-1895. Quando ele morreu em 1907, ele foi enterrado ao lado de Isaac Newton na Abadia de Westminster.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Zero Absoluto Empty Re: Zero Absoluto

Mensagem por Elcioschin Ter 25 Fev 2014, 17:45

Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71436
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Zero Absoluto Empty Re: Zero Absoluto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos