PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Substâncias e Misturas

2 participantes

Ir para baixo

Substâncias e Misturas Empty Substâncias e Misturas

Mensagem por Ghoul Sex 21 Fev 2014, 16:36

 (UFTM MG) Uma amostra de um sólido branco foi colocada em um tubo de ensaio e durante seu aquecimento observou-se a formação de um líquido. A seguir, o tubo foi colocado em um recipiente com água e gelo, e novamente aquecido até o tubo ficar vazio. A temperatura da amostra foi medida em intervalos de tempos iguais, e os dados obtidos, foram utilizados para construir o diagrama a seguir:
Substâncias e Misturas ABAAAf6MwAL-7

Pelo estudo do diagrama, pode-se afirmar que ele representa as curvas de aquecimento e resfriamento de uma
a) mistura homogênea.
b) mistura heterogênea.
c) mistura azeotrópica.
d) substância pura.
e) mistura eutética.
Gab: D
Minha dúvida está no significado desses picos de temperatura,aparentemente durante a fusão,o que me levou a responder mistura azeotrópica.

Ghoul
Padawan
Padawan

Mensagens : 51
Data de inscrição : 21/02/2013
Idade : 29
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Substâncias e Misturas Empty Re: Substâncias e Misturas

Mensagem por r@ul Sex 21 Fev 2014, 17:30

eu entendi isso:

A questão fala que houve fusão e no final evaporação : mudanças de fase.

Há quatro mudanças de fases entre o aquecimento e podemos observar, no gráfico, que a temperatura não se altera nesses intervalos de tempo do experimento. Portanto, o sólido branco trata-se de uma substância pura. 

REPARE QUE O IMPORTANTE NÃO É A QTDE DE PATAMARES de um grafico (perfeito como o dos livros e de 2 patamares , já que nos livros não ocooreu  adição de outra substancia como foi exposta na questão que acaba por provocar o resfriamento e por isso causa confusão ao olhar. ) , MAS A CONSTÂNCIA DA TEMPERATURA NA MUDANÇA DE FASE PARA SER SUBSTANCIA PURA, pois as alterações no grafico deve-se a adiçaõ de água e gelo , que resfriam o a substancia em questão e, logo depois é feito aquecimento do sistema.
r@ul
r@ul
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 10/05/2013
Idade : 33
Localização : fortaleza, ce, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos