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Interpretação de texto- Os desastres de Sofia

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Mensagem por Lucas Lopess Qua 12 Fev 2014, 12:10

Os desastres de Sofia 
Qualquer que tivesse sido o seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele. 
O professor era gordo, grande e silencioso, de ombros contraídos. Em vez de nó na garganta, tinha ombros contraídos. Usava paletó curto demais, óculos sem aro, com um fio de ouro encimando o nariz grosso e romano. E eu era atraída por ele. Não amor, mas atraída pelo seu silêncio e pela controlada impaciência que ele tinha em nos ensinar e que. ofendida, eu adivinhara. Passei a me comportar mal na sala. Falava muito alto, mexia com os colegas, interrompia a lição com piadinhas, até que ele dizia, vermelho: 
- Cale-se ou expulso a senhora da sala. 
Ferida, triunfante, eu respondia em desafio: pode me mandar! 
Ele não mandava, senão estaria me obedecendo. Mas eu o exasperava tanto que se tornara doloroso para mim ser o objeto do ódio 
daquele homem que de certo modo eu amava. Não o amava como 
a mulher que eu seria um dia, amava-o como uma criança que tenta desastradamente proteger um adulto, com a cólera de quem ainda 
não foi covarde e vê um homem forte de ombros tão curvos. (...) 
LIsPEcTOR, Clarice. A legião estrangeira. São Paulo, Ática, 1977. p. 11. 


Questão 1 
Nas linhas 4 e 5, o narrador afirma que o professor tinha “ombros contraídos’’. 
Essa característica, fora do contexto em que está inserida, pode sugerir 
várias interpretações, como, por exemplo: 
- que o professor era velhinho; 
- que era frágil fisicamente; 
- que era corcunda; 
- que era acovardado e submisso às pressões sociais. 
Mas, levando em conta o contexto, apenas uma dessas possibilidades 
contém uma interpretação adequada. Indique qual é essa possibilidade e, com 
outras passagens do texto, justifique a sua escolha. 


Questão 2 
Há várias passagens do texto em que o narrador dá a entender que o 
professor era uma pessoa que tomava atitudes contrárias à sua vontade ou 
tinha características que não combinavam entre si. 
Cite ao menos duas passagens do texto que comprovem essa afirmação. 


Questão 3 
Segundo o texto, os sentimentos da aluna pelo professor eram ambíguos, isto é, eram sentimentos que se contrariavam. 
a) Cite algumas passagens em que se manifesta essa contradição. b) Qual o motivo dessa ambigüidade? 
Questão 4 
Na linha 12, o professor diz: “- Cale-se ou expulso a senhora da sala”. 
Perante essa explosão, a aluna tem dupla reação. 
Procure explicar: 
a) Por que se sentiu ferida? 
b) Por que se sentiu triunfante? 


Questão 5 
Nas linhas 18 e 19, a menina diz que amava o professor “com a cólera de 
quem ainda não foi covarde.’ Tente explicar o significado de ainda nesse contexto. 


Questão 6 
Segundo o texto, em que consistia a covardia do professor? 


Questão 7 
Como se sabe, todo texto revela a visão de mundo de quem o produziu. No caso desse texto, pode-se dizer que ele foi produzido para mostrar que: 
(a) todo aluno nutre pelo professor um grande afeto e se irrita quando não é correspondido. 
(b) todo professor se dedica à tarefa de ensinar com extremo cuidado e prazer. 
(c) o professor não tinha mais condições físicas para executar seu trabalho. 
(d) a relação professor e aluno é sempre tensa e contraditória. 
(e) as condições da vida prática e a necessidade de seguir regras e normas podem levar o homem a reprimir suas emoções.


Alguém poderia me ajudar com essas questões?


Desde já, eu agradeço.
Lucas Lopess
Lucas Lopess
Mestre Jedi
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