Olá companheiro de fórum!

- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.

- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.

- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

[Definição] Sais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Definição] Sais

Mensagem por BrunoMarinhoGoncalves em Sab Jan 18 2014, 14:56

Uma das definições de sais é que são compostos iônicos, por que o HgCl2(cloreto de mercúrio) é um sal se tem ligação molecular ?

BrunoMarinhoGoncalves
iniciante

Re: [Definição] Sais

Mensagem por Thiago Lira em Sab Jan 18 2014, 17:41

Observe:
(1) A distribuição eletrônica do elemento mercúrio: 1s 2s 2p 3s 3p 3d 4s 4p 4d 4f 5s 5p 5d 6s, possuindo dois elétrons em sua camada de valência. Como metal, possui alta eletropositividade e tendência a expelir elétrons;

(2) A distribuição eletrônica do elemento cloro: 1s 2s 2p 3s 3p5, possuindo 7 elétrons em sua camada de valência. Como ametal, os átomos de cloro possuem alta eletronegatividade e, portanto, tendência a capturar elétrons.

Neste caso, o átomo de mercúrio libera os dois elétrons, que são capturados pelos dois átomos de cloro. Quando afirmamos que o cloreto de mercúrio possui fórmula HgCl2, nos referimos ao fato de que existem 2 átomos de cloro para um átomo de mercúrio, e não necessariamente que os átomos de cloro formam ligações covalentes. Uma molécula de Cl2 seria estável e não formaria ligações iônicas. Por outro lado, caso não existissem dois átomos de cloro para um átomo de mercúrio, a ligação iônica tornaria-se incompleta.

Recordemos as propriedades dos sais:

(1) Em solução aquosa, desassociam-se em cátions e ânions diferentes dos liberados pelos ácidos e bases de Arrhenius (respectivamente hídron e oxidrila).

(2) Derivam de reações de neutralização entre bases e ácidos:

Estas características mostram que o cloreto de mercúrio é um sal.
Espero ter ajudado. Em caso de dúvida, contate-me.

Thiago Lira
Padawan
Padawan

Mensagem por BrunoMarinhoGoncalves em Sab Jan 18 2014, 23:44

É eu pensei nisso, porém essa dúvida surgiu dessa questão:

Obs: Essa informação que ele dá de valor diferença de eletronegatividade (menor que 1,7) não contém no enunciado e a reposta dele condiz com o gabarito oficial. Segue o enunciado: 

Observe a tabela a seguir, elaborada por um estudante 
para resumir algumas características de três substâncias: 
HgCl2, SO3 e N2O. 
O número de erros conceituais cometidos pelo estudante 
no preenchimento da tabela é igual a: R:4

Desde já agradeço, Thiago Lira

BrunoMarinhoGoncalves
iniciante

Mensagem por Thiago Lira em Dom Jan 19 2014, 03:54

A afirmação feita no vídeo está, de fato, correta. Caracterizemos o fator diferença de eletronegatividade pelo símbolo ∆.

(1) Substâncias que apresentam ∆ ≥ 1,7 possuem caráter iônico. Este fenômeno se deve à baixa eletronegatividade (e, portanto, maior eletropositividade) dos metais;

(2) Em substâncias que possuem ∆ ≤ 1,6 há o predomínio de caráter molecular.

As eletronegatividades dos elementos constituintes do sal cloreto de mercúrio são respectiva e aproximadamente 3,96 e 1,9.

∆ = 2,05 → 2,05 > 1,7

Assim, este composto possui caráter iônico. A definição de sal é suficientemente clara em afirmar que átomos de tais substâncias são conectados por ligações iônicas.

Observe que o professor nos informa sobre três erros: o caráter básico do MgCl₂, o caráter iônico do SO₃ e o caráter iônico do N₂O. O caráter molecular do MgCl₂ é tido como correto. 
Segundo sua mensagem anterior, o gabarito oficial afirma que existem quatro erros cometidos pelo estudante.

Espero ter sido claro. Em caso de dúvidas, contate-me, estou à disposição.

Thiago Lira
Padawan
Padawan

Mensagem por BrunoMarinhoGoncalves em Seg Jan 20 2014, 09:28

Perdoe-me o gabarito oficial é "3" mesmo, 4 era o que eu tinha colocado, porém continuo concordando com vc, o que me provou por meio de cálculos...
Obrigado Thiago Lira....

BrunoMarinhoGoncalves
iniciante

Mensagem por Thiago Lira em Seg Jan 20 2014, 19:57

Thiago Lira escreveu:A afirmação feita no vídeo está, de fato, correta. Caracterizemos o fator diferença de eletronegatividade pelo símbolo ∆.

(1) Substâncias que apresentam ∆ ≥ 1,7 possuem caráter iônico. Este fenômeno se deve à baixa eletronegatividade (e, portanto, maior eletropositividade) dos metais;

(2) Em substâncias que possuem ∆ ≤ 1,6 há o predomínio de caráter molecular.

As eletronegatividades dos elementos constituintes do sal cloreto de mercúrio são respectiva e aproximadamente 3,96 e 1,9.

∆ = 2,05 → 2,05 > 1,7

Assim, este composto possui caráter iônico. A definição de sal é suficientemente clara em afirmar que átomos de tais substâncias são conectados por ligações iônicas.

Observe que o professor nos informa sobre três erros: o caráter básico do MgCl₂, o caráter iônico do SO₃ e o caráter iônico do N₂O. O caráter molecular do MgCl₂ é tido como correto. 
Segundo sua mensagem anterior, o gabarito oficial afirma que existem quatro erros cometidos pelo estudante.

Espero ter sido claro. Em caso de dúvidas, contate-me, estou à disposição.

Quando me referi ao cloreto de magnésio (MgCl₂), tinha como real intenção referir-me ao cloreto de mercúrio (HgCl₂). Perdoe-me pelo erro.

Obtive uma informação numa pesquisa sobre o cloreto de mercúrio.
"Mercuric chloride is not a salt but a linear triatomic molecule, hence its tendency to sublime. In the crystal, each mercury atom is bonded to two close chloride ligands with Hg—Cl distance of 2.38 Å; four more chlorides are more distant at 3.38 Å."
Os átomos de mercúrio possuem propriedades que facilitam ligações covalentes e formação de moléculas - cloretos, acetatos, óxidos, hidretos.

Sinto bastante por informá-lo erroneamente sobre uma informação incerta. Não sou químico, simplesmente sou um aluno do ensino fundamental. Espero agora ter ajudado.

Thiago Lira
Padawan
Padawan

Mensagem por BrunoMarinhoGoncalves em Seg Jan 20 2014, 23:54

Ajudou muito, porém se puder confirmar sua informação com algum professor quando tiver contato, agradecerei novamente, pois já conclui o ens. médio e não possuo mais esses contatos. Além do mais, eu estou surpreendido pelo nível de seu conhecimento diante de sua escolaridade. Parabéns...

BrunoMarinhoGoncalves
iniciante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: